Oficina Brasil


Bieleta: Item da suspensão, em conjunto com a barra estabilizadora, garante estabilidade em curvas

Importante ao realizar as curvas e para a estabilidade do veículo, a peça deve ser revisada periodicamente na hora da manutenção da suspensão ou ao observar indícios de irregularidades

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A bieleta é um dos componentes mais importantes para o funcionamento da suspensão de um veículo. A peça é uma parte de todo o sistema de suspensão, já que auxilia essa parte do carro, proporcionando uma melhor estabilidade e garantindo uma melhor dirigibilidade.

Haste que liga a barra estabilizadora e a suspensão, a bieleta, fixada por pinos esféricos ou por meio de buchas, é fundamental para transferir a força dinâmica nas curvas ou inclinações, ou seja, item importante para auxiliar na estabilidade do veículo. Em conjunto com a barra estabilizadora, controla a inclinação da carroceria em curvas e irregularidades do solo, e assim, interfere também no conforto dos ocupantes do automóvel.

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, afirma: “É preciso ficar atento aos sinais que indicam comprometimento da bieleta, quando danificada ou com folga, pode apresentar ruídos ao trafegar em vias irregulares ou esburacadas”, comenta 

Ainda sobre a manutenção das bieletas, é importante você saber quais são as duas possibilidades de substituição. Por exemplo, na manutenção corretiva você pode substituir apenas a bieleta gasta, focando exclusivamente na peça causadora do problema. Já na preventiva você deve substituir todas as bieletas do carro, antecipando a iminente troca das peças com desgaste já avançado.

Silva adverte para outra questão, bem mais relevante sobre o barulho. “Folga excessiva  podem causar o sacramento do pino e  provocar o escape da haste, o que poderia ocasionar perfuração dos pneus e resultar em problemas”, alerta.

A recomendação, na hora da manutenção, é inspecionar as condições da bieleta, da coifa e se há folga. “Uma coifa deteriorada pode acelerar o desgaste da bieleta devido à entrada de abrasivos”, afirma o gerente. Neste caso, será necessário substituir a peça.

Comentários