Oficina Brasil


Lógica do funcionamento da luz “FI” da injeção eletrônica das motos Kasinski – parte 3

O reparador deve ficar atento, pois há novidades nos procedimentos de diagnósticos por meio da luz do painel que indica falha na injeção eletrônica das motos Kasinski. Acompanhe nesta matéria

Compartilhe
Por Paulo José de Sousa


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A versão anterior das motocicletas de 250cc eram equipadas com a injeção eletrônica Daewoo, a lógica de piscadas da lâmpada “FI” era a mesma das motocicletas japonesas, porém houve uma atualização de produto, passando assim o fabricante a utilizar a Injeção Delphi que é bem  diferente do sistema padrão de piscadas que estamos acostumados.

Como saber se a injeção é Daewoo ou Delphi? - Apesar de ter sido lançada no final do ano de 2011 a injeção Delphi equipa poucas motocicletas da marca, por isso ainda é bem desconhecida. 

Existem inúmeras diferenças nas motocicletas, porém visivelmente o reparador irá perceber que na versão Daewoo só o escapamento do cilindro traseiro possui o sensor de oxigênio e a ECU uma indicação de origem  do fabricante, mas na versão Delphi ambos os escapamentos possuem o sensor e na ECU a marca do fabricante.   Mais alguns detalhes serão apresentados nas imagens.  

O software para diagnóstico via scanner também é particular à marca Delphi, ou seja, o reparador deverá atualizar o seu scanner.

 

Apesar das modificações o princípio de funcionamento da injeção eletrônica é o mesmo das demais motocicletas, os diagnósticos dos sensores, atuadores e interruptores é o mesmo de sempre.

Sistemática de piscadas da lâmpada “FI”  A lâmpada “FI”  irá indicar a sequência de códigos correspondentes ao(s) defeito(s) apresentado(s) no sistema de injeção eletrônica Delphi Kasinski, porém a sistemática será outra, portanto após ligar a chave de ignição é necessário aguardar até que a bomba de combustível deixe de funcionar e posteriormente ligue e desligue o contato da ignição por duas vezes, em seguida observe que a lâmpada irá apagar-se e posteriormente dará início a sequência de piscadas. 

De acordo com o manual de serviços dos modelos 250cc, o código de serviços possui 4 dígitos, sendo que cada um deles é uma composição da soma das piscadas, que é separada por um pequeno intervalo que confirma a finalização da contagem. 

Caso haja mais de um defeito presente os códigos serão exibidos numa ordem estabelecida.

Comentários