Oficina Brasil


Informação & Confiança & Decisão

Ao completar dois anos O PULSO DO AFTERMARKET se consolida como a principal ferramenta para orientação das decisões dos executivos e empresários que atuam no mercado de reposição automotiva.

Compartilhe
Por Equipe CINAU


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Média de passagens nas oficinas, medida pela CINAU em 14 estados que abrigam aproximadamente 90,96% da frota circulante no País 

Graças a esta ferramenta, criada pela CINAU – Central de Inteligência Automotiva, unidade de pesquisa e BI (Business Intelligence) do Grupo Oficina Brasil, o aftermarket automotivo nacional pode acompanhar num sistema just in time o movimento das oficinas mecânicas, justamente o nascedouro da demanda de autopeças e lubrificantes.

Além do indicador de passagens (serviços), o PULSO DO AFTERMARKET também reúne outras informações que chamamos de “qualitativos” e revelam diversos fatores que também influenciam na demanda de autopeças e lubrificantes.

Assim, se os serviços crescem nas oficinas e os aspectos “qualitativos” estão dentro de patamares aceitáveis a demanda de peças e lubrificantes também aumenta na proporção das passagens nas oficinas.  Ocorre que pela complexidade de nossa supply chain esta demanda, que acontece “hoje” nas oficinas, pode levar algum tempo para refletir nos “pedidos” aos fabricantes.

Este “delay”, somado às justificativas dos parceiros comerciais, muitas vezes confunde os responsáveis pela área comercial dos fabricantes, assim, nada melhor do que buscar informação direto do palco dos acontecimentos, ou seja, a oficina mecânica.

Diante destes fatos, considerando que sua empresa não enfrente gargalos com a sua rede comercial, não tenha problemas de marca/confiança, qualidade dos produtos, portifólio adequado, etc... quem confiou no PULSO DO AFTERMARKET e tomou decisões alinhadas com o ritmo real do mercado, colocando o pé no acelerador não se arrependeu.

Quem não deu ouvidos aos profetas do apocalipse e confiou nas informações do PULSO DO AFTERMARKET, colheu frutos, ajustando suas estratégias para um mercado de demanda em alta confirmado pelo ritmo das nossas gloriosas oficinas, tanto em 2020 e principalmente em 2021, quando nossos estabelecimentos de reparação experimentaram um crescimento de 12,08%!

Mas chega de rodeios... você está aqui para saber o que está acontecendo “hoje” nas oficinas, assim confira no tradicional gráfico do PULSO DO AFTERMARKET (acima) e perceba que do dia 1º. de janeiro até o 14 de maio, o movimento nas oficinas acumula um crescimento nos serviços da ordem de 4,10%. Uma marca fantástica considerando que este crescimento é sobre a média acumulada em 2021.

Outra surpresa é que o cenário de “crise” se agravou muito, nos últimos meses, em função da disparada dos preços da gasolina o que deveria afetar os serviços, mas pelo visto este efeito ainda não foi sentido.

QUALITATIVO

Além dos dados de passagens acima e para não tornarmos este e-mail muito “pesado” trazemos os gráficos da survey “qualitativa” no link a seguir. Desta vez a CINAU ouviu 411 oficinas para extrair os indicadores que vocês já estão acostumados a acompanhar e ajudam a entender melhor o comportamento de compras da oficina, inclusive no ambiente digital.

As entrevistas desta survey foram realizadas entre os dias 9 e 10 de maio e os resultados você acompanha agora:

Em geral você está enfrentando dificuldades para encontrar peças?

Você está solicitando com maior frequência para que o dono carro compre a peça que você indicou?

Por qual motivo?

Você compra peça na Internet?

Percentual de compras (juntos aos responderam sim)

Percentual de compras em - Geral

Comprou peça errada

Atrasou na entrega de algum veículo por ter tido problema com uma compra na Internet?

Local de compra na Internet

Você voltará ao fornecedor tradicional?

CONSULTORIA

Caso o desempenho de suas vendas no mercado de reposição de linha leve e comercial leve não estejam acompanhando a evolução dos serviços nas oficinas aferidos pelo PULSO DO AFTERMARKET você pode contar com nossos serviços de CONSULTORIA para elaboração de um diagnóstico e assim identificar o motivo desta discrepância.

Nosso sistema DSIC (Diagnóstico Solução Implementação Comprovação) é inédito e fornece dados sobre os hábitos de compra das oficinas e assim você poder entender o que acontece com seus produtos “lá embaixo” na oficina. Porque a oficina escolhe o produto “A” ou o produto “B”” o que explica a “árvore do valor” da formação do market share de cada fabricante em diversas linhas de produtos. 

O foco de nossa CONSULTORIA é a base geradora de demanda do mercado e o estudo exaustivo da força PULL que nasce na oficina mecânica.

Ainda de forma inédita nossa CONSULTORIA desenvolveu e registrou a metodologia “DDC” – Demand Driven Company, que como entendemos representará a “terceira onda” na forma de gerir os negócios na reposição.

Em nossa visão esta revolução, muito resumidamente, aconteceu em três etapas:

1º. Fase PUSH – onde a eficiência estava na definição dos parceiros comerciais mais “fortes” para “empurrar” os produtos cadeia abaixo;

2º. Fase “Convulsão da Supply Chain” – com o surgimento de inúmeros novos players focados em abastecer as oficinas e muito além do modelo clássico da “cascata”;

3º. Fase PULL – ganha eficiência a empresa que define sua estratégia a partir do que acontece no “hot spot” do mercado de reposição, ou seja, a oficina mecânica independente.

Este é apenas um breve resumo da nova “cara” do aftermarket brasileiro, porém se você concorda que o mercado de reposição nasce na oficina mecânica independente e deseja fazer crescer seu market share sem prejuízo da rentabilidade, vale a pena ouvir nossa proposta, afinal detemos há mais de 30 anos relacionamento com mais de 70% das oficinas do Brasil.

Conte conosco, entre em contato pelo e-mail cinau@oficinabrasil.com.br

Comentários