Oficina Brasil


Demanda nas oficinas para de cair

IGD (Índice Gerador de Demanda) sobe de 1,04 ponto para 1,07 ponto em agosto e confirma sazonalidade de julho

Compartilhe
Por Alexandre Akashi


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A demanda nas oficinas da Região Metropolitana de São Paulo parou de cair e fechou mês de agosto com 1,07 ponto, um aumento de 2,9% em relação a julho, que fechou com 1,04 ponto.

Este resultado reforça a ideia de que julho é um mês tipicamente fraco para o setor de reparação automotiva, em virtude das férias escolares. O viés para os próximos meses é de demanda em alta, tendo como principal fator a inspeção ambiental veicular.

PERFIL DE COMPRA
Tal como ocorreu em julho, 44% dos reparadores ouvidos pela CINAU afirmaram ter encontrado dificuldade em comprar peças em agosto. Já em relação à preferência de compra por canal, destaque para a Concessionária que subiu 2 pontos percentuais (pp), e saltou de 22% em julho para 24% em agosto.

Os canais tradicionais, Varejo e Distribuidor, perderam 5 pp e 3 pp, respectivamente, em relação a julho, quando fecharam com 58% (Varejo) e 19% (Distribuidor). Em agosto, o Varejo obteve 53%, e o Distribuidor, 16%.

Outro destaque do mês foi o aumento da quantidade de peças Recebidas, que saltou de 1% em julho para 7%, em agosto. Uma explicação pode ser a dificuldade de encontrar peças para veículos mais antigos, uma vez que a idade média dos carros atendidos subiu de 9,5 anos para 11 anos.
O aumento da idade média pode também explicar, em partes, a queda do valor do tíquete médio, que apresentou redução de 32%, tendo diminuído de R$ 435,71, em julho, para R$ 296,43, em agosto.

 

 

Comentários