Oficina Brasil


A importância da pesquisa de mercado na Era da Informação

Responda depressa: é comum em sua empresa as pessoas chegarem às reuniões repletas de opiniões formadas e apoiando-se em afirmações como “eu acho que...”? E quando isso acontece, o que você faz?

Compartilhe
Por Dirce Boer*


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Não se preocupe com a resposta, na maioria das empresas a falta de dados que possam ser convertidos em informações para tomada de decisão é constante e geralmente as pessoas decidem baseadas no “achismo” (eu acho que) e reclamam quando os resultados obtidos não são os esperados. Acontece com você?

No cenário atual, ao mesmo tempo em que os consumidores ficam cada vez mais exigentes, a concorrência entre empresas torna-se cada vez mais intensa. A necessidade de contar com informações de melhor qualidade e em maior quantidade, para atender o público de maneira mais eficiente, é um fato inescapável a qualquer natureza de negócio. As informações sobre as características e os aspectos mercadológicos a respeito do ambiente em que a empresa atua e quais são as reais expectativas dos clientes em relação aos seus produtos, além da reação desses consumidores com a linha de comunicação utilizada pela empresa e suas políticas em relação à concorrência, entre diversos outros fatores, são cada vez mais decisivos na tomada de ação de qualquer dirigente moderno.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta com real eficácia para auxiliar na tomada de decisões. As respostas obtidas em estudos do gênero servem como ponto de partida para mudanças no sentido da melhoria contínua, uma vez que os dados levantados são uma representação exata da situação da empresa perante seu público e seus concorrentes. Com perguntas certas, o empresário sabe exatamente os problemas ou pontos positivos em seus planos de produção, propaganda, distribuição e vendas.

Porém, uma pesquisa profissional e bem elaborada exige um planejamento ordenado de todas as etapas do processo, uma vez que cada uma delas é importante. Após definido o problema ou a oportunidade de pesquisa, que consiste na etapa inicial, determina-se quais são as informações a serem adquiridas e faz-se um levantamento das melhores fontes para buscar tais informações. Escolhem-se, então, os métodos mais adequados para a coleta de dados, dependendo do tipo de pesquisa a ser realizada. A análise dos dados coletados, quando bem feita, resultará em constatações, implicações e recomendações que auxiliarão a empresa na tomada de decisões de marketing, colaborando para o seu sucesso e a satisfação dos clientes.

O mais interessante é que, embora as pesquisas de mercado possam ser aplicadas a qualquer tipo de negócio e segmento, ainda são poucas as empresas que as utilizam como ferramenta permanente de mensuração, pois muitos empresários consideram a pesquisa de mercado como algo restrito a grandes empresas, o que na realidade é um mito. Pequenos e médios empreendedores vêm percebendo a importância da ferramenta, mas acreditam que o custo de um projeto de pesquisa é bastante oneroso. Entretanto, tudo depende do nível de informação que se quer obter, o que torna possível fazer uma pesquisa de mercado adequada às necessidades da empresa.

Entender o mercado 
Na Era da Informação, em que todas as empresas estão inseridas hoje, o conhecimento profundo do mercado e dos clientes é tão importante quanto um produto competitivo e um gerenciamento eficiente. Passou a ser imprescindível que as informações cheguem não mais de forma espontânea ao gestor do negócio, mas através de ferramentas eficazes que permitem avaliar de modo sistemático as expectativas e os desejos dos clientes, de modo a satisfazê-los da melhor forma possível.

 Numa empresa, tudo pode ser pesquisado, desde a opinião dos funcionários (clientes internos), para saber suas opiniões sobre o refeitório, instalações ou nível de satisfação com superiores e subordinados, até a opinião de um grupo de consumidores que se relaciona de forma mais profunda com seus produtos (cliente externos) e que pode contribuir efetivamente com melhorias que resultem no real aumento da participação da empresa em seu mercado. A margem de atuação de uma pesquisa é, portanto, bastante extensa e o primeiro passo é definir claramente quais informações devem ser levantadas e quais serão as mais úteis para o negócio naquele momento ou em determinados períodos em que ela for realizada.

As pesquisas têm como principal vantagem o poder de direcionar o planejamento e as ações da empresa, pois funcionam como um termômetro que indica como está o mercado. Através da análise dos dados obtidos pode-se observar como um produto ou serviço está sendo avaliado pelos consumidores e o que aconteceria se determinada medida fosse adotada, antes mesmo de sua adoção efetiva. Dessa forma, os resultados conhecidos após a aplicação de uma pesquisa podem auxiliar a empresa a posicionar melhor seus produtos dentro do segmento em que atua.

O que é uma pesquisa?
Conceitualmente, as pesquisas são agrupadas em dois tipos: aquelas para identificar problemas e aquelas para a solução de problemas. A pesquisa para identificar problemas serve para a averiguação de problemas que não estão expostos e que poderão surgir futuramente e a pesquisa para solução dos problemas será usada para resolver os problemas encontrados na pesquisa anterior. Qualquer uma delas é importante para as empresas, pois por meio dos resultados obtidos elas podem estudar a melhor estratégia para poder alcançar seus objetivos.

O empresário deve ter em mente, entretanto, que os resultados de uma pesquisa de mercado, por si só, não garantem o sucesso de uma empresa em seu segmento. É necessário que as informações conhecidas sejam avaliadas e as medidas necessárias sejam implantadas.

*Dirce Boer éPublicitária – Diretora Executiva da DMC Promoção e Publicidade, empresa com 22 anos atuando no mercado de autopeças.

 

E para a sua empresa? É importante sair do "eu acho" para o "EU SEI"?

A CINAU – Central de Inteligência Automotiva e a DMC Promoções desenvolvem em conjunto pesquisas para o mercado automotivo, integrando diferentes plataformas para coleta e análise robusta de dados gerando informações que ajudam na tomada de decisão e no planejamento estratégico das empresas interessadas em entender e atender o mercado.

Comentários