Oficina Brasil


Volkswagen registra recorde histórico nas vendas de comerciais leves em 2013

Esse recorde é um reflexo dos esforços da marca nesse segmento, onde a Volkswagen sempre apresentou uma atuação de destaque

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Volkswagen do Brasil encerra 2013 com recorde histórico nas vendas de comerciais leves no mercado nacional. De janeiro a dezembro, a marca comercializou 127.642 unidades, um aumento de 9% sobre as vendas de 2012 no segmento.  O recorde anterior foi registrado em 2012, quando atingiu 117.118 unidades de comerciais leves. No mesmo período, a indústria cresceu 4,3% no segmento.

“Esse recorde é um reflexo dos esforços da marca nesse segmento, onde a Volkswagen sempre apresentou uma atuação de destaque, com produtos que atendem às necessidades específicas desse público”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

O modelo mais vendido da marca no segmento é a Saveiro, com 72.373 unidades no período. Na sequência, a Kombi (25.219 unidades), Amarok (24.194 unidades), o Tiguan (5.599 unidades) e o Touareg (253 unidades).

“O sucesso da Amarok incrementou as vendas da Volkswagen no segmento de comerciais leves. Um modelo com apenas três anos de mercado e que tem apresentado um crescimento contínuo, principalmente após a chegada da versão com transmissão automática de oito marchas e da cabine simples", destaca a vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks.

Em 2013, a Volkswagen também comemorou (em março), a importante marca de 2.500.000 de comerciais leves produzidos em 60 anos de atividades no Brasil.

Amarok – nova referência no segmento

A pick-up média Amarok também tem contribuído de forma fundamental para o desempenho da Volkswagen no segmento de comerciais leves. Em 2013, as vendas da Amarok apresentaram um aumento de 20% em relação a 2012.

No segmento de picapes médias, foi um dos modelos que mais cresceu, aumentando para 13,4% a participação em vendas, passando para a terceira posição no ranking de picapes médias, superando competidores com mais tradição no mercado nacional.

Desde o seu lançamento, a Amarok estabeleceu um novo parâmetro no segmento, trazendo soluções e inovações que conquistaram esse público específico. A linha 2014 da pick-up Amarok, passa a oferecer ainda mais tecnologia, com mais equipamentos de série e novos opcionais.

Entre os destaques está a configuração Highline, topo de linha, que agora passa a contar de série com controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente para partidas em rampas (HSA), controle automático de descida (HDC)  e faróis de neblina com luzes dinâmicas para manobras – recurso inédito entre as picapes médias no Brasil.

Outra novidade para a versão Highline é a opção de ser equipada com airbags laterais para tórax e cabeça, além do duplo airbag frontal. As bolsas do airbag para tórax e cabeça (uma única bolsa que cobre essas regiões) estão localizadas no encosto dos bancos dianteiros e proporcionam maior proteção em colisões laterais.

A versão topo de linha oferece o rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, o que facilita estacionar a pick-up em vagas mais estreitas. Com os espelhos rebatidos a largura é reduzida em 17 cm.  A fim de tornar as manobras da picape mais seguras, a Amarok Highline, que já tem como item de série um exclusivo (no segmento) sistema de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com OPS (Optical Parking System), passa a ofertar como opcional a câmera traseira.

A Amarok é oferecida em sete opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, tração 4x2 e tração 4x4, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas.

Na versão S da pick-up – oferecida em configurações de cabine simples (com tração 4x2 ou 4x4) e de dupla (tração 4x4) – o motor 2.0 TDI conta com um turbocompressor e tem potência de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm.

Nas versões SE, Trendline e Highline, o motor 2.0 TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência para 180 cv. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o câmbio manual de 6 marchas. Com o câmbio automático de 8 marchas (recurso opcional para a versão Trendline e de série na Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.

Nova Saveiro

Da mesma forma, a Nova Saveiro, lançada em 2013, também fortaleceu a participação da marca no segmento de comerciais leves. Com um novo design a pick-up está alinhada aos demais integrantes da família Gol e com mais inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento de mercado. A principal delas é a nova arquitetura eletrônica, que permitiu a utilização de novos recursos de segurança, conforto e tecnologia inéditos na categoria.

Entre as mudanças visuais mais importantes está o novo para-choque dianteiro, que reforça a imagem de robustez do veículo. Também completamente novos são o capô e os para-lamas dianteiros, e as grades oferecidas nas diversas versões, todos os detalhes exclusivos do utilitário. Está disponível nas versões de entrada, com cabines simples ou estendida; além das versões Trooper e da Cross, ambas com cabine estendida.

A Saveiro completou, no ano passado, a marca histórica de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil, e é o modelo mais vendido da marca no segmento de comerciais leves.

Comentários