Oficina Brasil


MAN Latin America leva tecnologia para Congresso SAE 2013

De 7 a 9 de outubro, a MAN Latin America marcará presença no 22º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

De 7 a 9 de outubro, a MAN Latin America marcará presença no 22º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade. O maior fórum do segmento na América do Sul, promovido pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE Brasil), espera receber mais de 13 mil visitantes, entre associados e profissionais da indústria automotiva.

Sob o tema “A Qualificação da Engenharia Brasileira na Busca por Soluções Inovadoras", a montadora dos veículos comerciais Volkswagen e MAN apresentará em seu estande o kit híbrido hidráulico, sistema adotado no protótipo VW Constellation 17.280 6x2 Híbrido que armazena em acumuladores hidráulicos a energia coletada durante a frenagem, usando-a posteriormente na partida. O mesmo conceito de recuperação da energia cinética (KERS) é utilizado em carros da Fórmula 1.

A programação conta com simulações de resgate de acidentes de trânsito, como parte do Painel “Segurança Veicular” do congresso. O objetivo do tema é mostrar o passo a passo do salvamento de vítimas e ressaltar o quanto o desenho do veículo facilita no resgate. A grande novidade para esse ano é a presença do caminhão Volkswagen Constellation 17.330 nas apresentações, em que os bombeiros treinados utilizarão ferramentas específicas para simular o resgate.

No painel sobre “Os avanços do desenvolvimento de soluções locais inovadoras”, Francisco Cabral, executivo da Engenharia de Conceituação da MAN, apresentará o case do ônibus desenvolvido para o programa Caminho da Escola, referência na aplicação rural escolar que transformou a MAN Latin America na empresa com o maior número de ônibus que transportam crianças e adolescentes pela zona rural brasileira, com mais de 12 mil unidades já entregues em todo o país.

O Prêmio SAE Jovem Engenheiro, criado para reconhecer profissionais em início de carreira que tenham apresentado desempenho execepcional em suas atividades, homenageará Matheus Pereira, da MAN Latin America. O jovem colaborador receberá a premiação pelo desenvolvimento de um novo programa para módulo eletrônico que se aplica a todos os caminhões e ônibus Volkswagen, agilizando o andamento de novos projetos e reduzindo custos. Confira abaixo a programação completa da MAN Latin America no evento.

22º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade Local:

Expo Center Norte - Pavilhão Azul | Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, CEP 02055-000, São Paulo - SP.
Premiação SAE Jovem EngenheiroData: 7/10/2013 (segunda-feira)Horário: 17h30 Local: Auditório Jaçanã 3
Painel Caminhões e Ônibus – “Os Avanços do Desenvolvimento de Soluções Locais Inovadoras”

Data: 8/10/2013 (terça-feira)

Horário: 11h00 às 12h30 - 13h30 às 15h30Local: Auditório Jaçanã 1 e 2 

Painel “Segurança Veicular”Data: 9/10/2013 (quarta-feira)Horário: 15h30Local: Auditório Santana 1 

Primeiro caminhão híbrido a operar na coleta de lixo no Brasil
Em junho, a MAN Latin America em parceria com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) colocou em teste, nas ruas do Rio de Janeiro, o primeiro caminhão híbrido a operar na coleta de lixo no Brasil. A partir do consumo menor de combustível, o caminhão híbrido ajuda a reduzir os níveis de emissão dos principais poluentes veiculares causadores do efeito estufa, como gás carbônico, e os que contribuem para degradação da qualidade do ar como, material particulado, óxido de nitrogênio, entre outros. 

O grande diferencial do híbrido da MAN Latin America em relação aos modelos que existem mundo afora está no dispositivo de armazenagem de energia utilizado nesse veículo. Os outros sistemas utilizam baterias ou ultracapacitores, mas a empresa optou pelos acumuladores hidráulicos pela maior adequação à realidade brasileira.
O principal benefício está na manutenção e operação mais simples do sistema, cuja durabilidade é maior do que a da bateria, por exemplo. A empresa também prevê um menor investimento inicial para aquisição do modelo do que os observados mundialmente em híbridos elétricos. O acumulador hidráulico tem ainda uma capacidade de resposta mais rápida, ou seja, disponibiliza toda a energia armazenada para partida do veículo instantaneamente.

Comentários