Oficina Brasil


IQA lança novo manual ISO/TS 16949

Anualmente, montadoras e grandes fabricantes de autopeças premiam os melhores fornecedores, como forma de reconhecimento ao bom atendimento e à parceria em diversos projetos

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Anualmente, montadoras e grandes fabricantes de autopeças premiam os melhores fornecedores, como forma de reconhecimento ao bom atendimento e à parceria em diversos projetos. Porém, somente quem está muito bem preparado consegue fazer parte desta seleta lista.

Um dos segredos para chegar lá é entendendo como o setor automotivo funciona, suas regras e normas. Por isso, é fundamental conhecer a norma de Sistemas de Gestão da Qualidade específica para o setor, a ISO/TS 16949:2009, cuja certificação baseada na mesma é a principal exigência de todos fabricantes de veículos no mundo para suas cadeias de fornecimento.

Há anos a IATF (International Automotive Task Force) publica o manual Esquema de Certificação Automotiva para a ISO/TS 16949:2009 - Regras para Obtenção do Reconhecimento IATF, publicação técnica que chega à 4ª edição, totalmente reformulado, e passa a valer a partir de 1º de abril de 2014. Os critérios inclusos nesse manual devem ser compreendidos por qualquer indústria que pretende conquistar ou manter sua certificação ISO/TS 16949, assim como prestadores de serviços relacionados ao tema, como consultores, desenvolvedores de sistemas e laboratórios.

Mais conhecido como Regras 4ª Edição, o manual é distribuído com exclusividade no Brasil pelo IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor.

"Esta nova edição do manual substitui a anterior, Regras 3ª Edição, e as edições atuais das Interpretações Sancionadas (SI) e respostas às Questões Feitas com Frequência (FAQ)", diz Sergio Kina, gerente técnico do IQA. Assim, os organismos de certificação deverão adequar os processos de certificação das empresas em conformidade aos novos requisitos.

O manual Regras foi criado pelas nove montadoras integrantes do IATF (BMW Group, Chrysler Group, Daimler AG, Fiat Group Automobiles, Ford Motor Company, General Motors, PSA Peugeot Citroën, Renault e Volkswagen AG), e por cinco associações nacionais dos fabricantes: ANFIA (Associazione Nazionale Fra Industrie Automobilistiche), da Itália, AIAG (AIAG - Automotive Industry Action Group), dos EUA, FIEV (Fédérationdes Industries des Équipements pour Véhicules), da França, SMMT (Society of Motor Manufacturersand Traders), do Reino Unido, e VDA (Verband der Automobilindustrie), da Alemanha.

No Brasil, o manual “Regras da IATF” é adaptado e traduzido com exclusividade por especialistas em engenharia automotiva do IQA, responsável também pela distribuição e comercialização. "O texto é traduzido considerando os termos técnicos usuais da indústria brasileira, de forma que todas as frases tenham a mesma interpretação do original em inglês. Não se trata, assim, de uma simples tradução”, afirma Kina. 

Comentários