Oficina Brasil


Ford comemora o lançamento de produtos globais e conquistas no Brasil em 2013

A Ford tem vários motivos para comemorar em 2013, ano em que fez importantes lançamentos globais no Brasil

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Ford tem vários motivos para comemorar em 2013, ano em que fez importantes lançamentos globais no Brasil – New Fiesta, Novo Fusion Hybrid e Novo Focus – e também revelou o Ka Concept, que marcam o avanço da sua estratégia de renovação de produto. Além disso, viu o Novo EcoSport e o novo Focus serem os primeiros carros fabricados na América do Sul a receber cinco estrelas de segurança do Latin NCAP.

A Ford também trouxe para o mercado seu primeiro caminhão global, o Cargo extrapesado. Outro ponto positivo é que esses lançamentos tiveram expressiva participação da engenharia local, consolidando a operação brasileira como um dos centros de desenvolvimento globais da marca.

Estes foram os destaques do balanço de 2013 apresentado pela Ford no seu tradicional encontro de fim de ano com a imprensa. Segundo Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul, os novos produtos formam junto com o Novo EcoSport, o Novo Fusion e a Nova Ranger uma das linhas mais modernas e completas do mercado, posicionando a marca para continuar a avançar nas vendas e na satisfação dos clientes.

"2013 foi mais um grande ano para a Ford no Brasil. Nós começamos com o New Fiesta e, recentemente, com o Novo Focus, trouxemos ao Brasil a terceira geração do carro mais vendido do mundo. Esses lançamentos mostram o poder da estratégia One Ford de entregar grandes produtos", destacou.

Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul, apresentou uma análise de 2013 e das tendências do mercado automotivo para 2014.

Engenharia brasileira

Primeiro veículo global desenvolvido pela Ford no Brasil, o Novo EcoSport é  líder absoluto do segmento de utilitários esportivos e iniciou em 2013 seu processo de conquista do mercado mundial. Além da Índia, China, Tailândia e outros países asiáticos, foi apresentado na Rússia e Espanha para toda a Europa.

O Ka Concept, segundo produto criado no Brasil para os grandes mercados mundiais, foi apresentado por Bill Ford, presidente do Conselho Mundial da Ford, em um evento na fábrica de Camaçari. O conceito traz a visão da Ford de um futuro compacto urbano com design e tecnologias avançadas.

"O Ka Concept reforça a capacidade da Ford Brasil como um grande centro de engenharia e mostra ao mundo novamente o que a Ford Brasil pode entregar com a sua experiência em engenharia e manufatura", afirmou Steven Armstrong.

Produtos inovadores

O New Fiesta Hatch começou a ser produzido este ano em São Bernardo do Campo, SP, e tornou-se rapidamente o líder do segmento de carros compactos com motor acima de 1.0. Produzido nas versões 1.6 TiVCT e 1.5 Flex, ele introduziu a transmissão sequencial PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem na categoria, além de sistema de conectividade SYNC com comandos de voz. Oferece também 7 airbags, freio ABS de última geração, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e chave programável MyKey como diferenciais de tecnologia.

O Focus, líder mundial de vendas em 2012 e 2013, foi totalmente renovado na terceira geração. Além do primeiro motor flex com injeção direta – o Duratec 2.0 Direct Flex –, conta com o 1.6 Sigma TiVCT Flex, transmissão PowerShift e outros recursos que aprimoram a sua conhecida dirigibilidade.

Ele tornou-se também referência em segurança. É o primeiro carro fabricado na América do Sul a conquistar cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP, junto com o EcoSport, e dono da maior nota já registrada no programa. Sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, chave com sensores de presença para acesso inteligente e partida sem chave, sistema de conectividade SYNC com comandos de voz e aviso de pressão baixa dos pneus fazem parte das novidades.

O Novo Fusion Hybrid introduziu um novo padrão de luxo e sustentabilidade no Brasil. Campeão de economia de combustível no ranking do Inmetro/Conpet, ele traz uma nova bateria de íons de lítio, mais leve e potente, e equipamentos que garantem alto padrão de desempenho e conforto.

Capaz de acelerar a até 100 km/h somente no modo elétrico, também é completo em itens de segurança e conforto. Vem com 8 airbags, sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sistema de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de colisão, sistema de monitoramento de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, assistente de partida em rampa. sistema SYNC com tela touch-screen de 8 polegadas e bancos com ajuste elétrico e memória.

Mercado e tendências

As vendas de veículos no mercado interno em 2013, até 10 de dezembro, somaram 3,524 milhões de unidades, ou 0,5% menos que no mesmo período de 2012. A perspectiva é encerrar o ano próximo ao patamar de 2012, na casa de 3,8 milhões de unidades. Já a produção mostrou um crescimento de 11,8% de janeiro a novembro, com 3,504 milhões de veículos.

"As projeções de crescimento da produção e do mercado brasileiro para os próximos anos mostram que podemos chegar a 2017 com um excesso de capacidade em torno de 40%", disse Rogelio Golfarb. Nessa análise, estão incluídas as projeções de crescimento do PIB e vendas totais no mercado doméstico.

Segundo ele, o Brasil deve manter a quarta posição entre os maiores mercados de automóveis no mundo e ainda tem muito espaço para o crescimento do setor, com uma proporção de 81 veículos para cada 1.000 habitantes, densidade menor que a encontrada em países como Argentina, México, Venezuela e Chile. Como comparação, esse número chega a 765 veículos nos Estados Unidos e 543 no Japão.

Reconhecimento

A Ford foi reconhecida pela qualidade e inovação de seus produtos com vitória em diversos comparativos e prêmios da imprensa em 2013. Entre eles, os de:

  • Carro América Latina 2014, da Americar – Associação América Latina da Imprensa de Carros: Novo Focus;
  • Melhor Carro Nacional, do Top Car TV: Novo Focus;
  • Compra do Ano 2014, da revista Motor Show: New Fiesta Hatch 1.6, Focus Hatch 2.0, Fusion 2.0 EcoBoost e Ecosport 2.0;
  • Prêmio Best Cars, da revista Carro: Novo Fusion, Nova Ranger e Edge;
  • 15ª Eleição dos Melhores Carros, do Site Best Cars: New Fiesta Hatch, New Fiesta Sedan, Edge e Nova Ranger;
  • Melhor Compra, da Quatro Rodas: Novo Fusion Flex (melhor compra geral e da categoria), Nova Ranger e EcoSport  1.6;
  • Qual Comprar 2013, da Autoesporte: Novo Fusion, Novo EcoSport, Nova Ranger e New Fiesta;
  • Melhores do Brasil, do Jornal do Carro: New Fiesta Hatch (campeão geral), Novo EcoSport, Nova Ranger, Novo Fusion e New Fiesta Sedan;
  • Melhor Compra, do Diário de Pernambuco: o New Fiesta, Novo Fusion Hybrid, Novo Fusion EcoBoost e Novo EcoSport;
  • O Melhor do Ano 2014, da Auto Press: New Fiesta Hatch; e
  • Carro do Ano, da Info Exame: Novo Fusion Hybrid.
  • A marca concorre ainda como finalista em outras importantes premiações que serão anunciadas este mês.

O ano de Caminhões

Caminhões foi outro setor em que a Ford teve grande destaque em 2013, com lançamentos de peso. O Cargo Extrapesado, além de ser primeiro caminhão global da marca, representou a sua entrada em um novo segmento do mercado, ampliando a abrangência da linha.

"No final do ano passado, eu disse que 2013 seria o ano de caminhões e creio que não desapontamos", afirmou Steven Armstrong.

Os dois novos modelos, Cargo 2042 e Cargo 2842, com capacidade de 49 e 56 toneladas, respectivamente, trazem uma série de vantagens no segmento, com a tradicional robustez, economia, custo-benefício e confiabilidade da marca. Na Fenatran, a Ford anunciou ainda a remodelação do Cargo 816, líder do segmento de leves, e o lançamento do Cargo 1119, de 10,5 toneladas, que cria mais uma opção nessa faixa com mais capacidade de carga.

Com a chegada da nova geração da Transit e o retorno da Série F em 2014, a Ford reforça a sua oferta no segmento de veículos comerciais com uma linha avançada e completa para todos os tipos de aplicações no transporte de carga.

Comentários