Oficina Brasil


Especialista esclarece dúvidas sobre cuidados com automóveis

O engenheiro mecânico Hélio da Fonseca Cardoso aborda os principais pontos e polêmicas sobre tecnologia veicular no livro “Automóvel sem Mistérios

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Ao longo de três anos, o engenheiro mecânico Hélio da Fonseca Cardoso, diretor do IBAPE/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo), escreveu uma série de artigos voltados ao esclarecimento de dúvidas sobre a escolha e utilização de automóveis e, agora, reúne o material no livro “Automóvel sem Mistérios – 50 Dicas Sobre Tecnologia Veicular”. A obra é voltada para todos os amantes de carros e aos que buscam informações para comprar o primeiro automóvel ou trocar o que já possuem.

O livro lançado pela editora Leud traz uma linguagem didática e diversas dicas de cuidados com automóvel. “São dicas importantes que visam minimizar uma série de dúvidas que surgem quando precisamos executar algum tipo de manutenção, passar por uma inspeção ou escolher um veículo novo ou usado”, afirma o autor.

Entre as dicas, o engenheiro destaca os pontos que devem ser observados antes de comprar um novo veículo. “Muitas pessoas levam em conta simplesmente a estética na hora de comprar um carro, mas é importante saber exatamente como ele será utilizado e, assim, escolher um modelo com características compatíveis ao objetivo do usuário”, explica Cardoso.

De acordo com o especialista, é preciso saber, por exemplo, se o veículo será utilizado na estrada ou na cidade, se é para uma família ou se fará transporte de cargas. Essas informações devem influenciar a escolha do tipo de motorização, um carro mais potente ou mais econômico. “É preciso observar também os gastos que o veículo gera. Além de ver se o preço do carro cabe no bolso, devem-se checar os custos com manutenção, seguro e impostos”, alerta.

Escrito em linguagem acessível, a leitura do livro não requer do leitor qualquer conhecimento técnico prévio para total compreensão dos assuntos abordados. Segundo o autor, os artigos foram escritos pensando inclusive no interesse crescente das mulheres na temática. “Escrevi para que elas também se habituem ao tema. Hoje as mulheres escolhem o próprio carro, antigamente eram os homens que escolhiam para elas”, explica o engenheiro.

Para Cardoso, o livro dá uma visão geral sobre o assunto e também serve de apoio em situações comumente enfrentadas por proprietários de veículos. “Esta obra fará com que o leitor se torne mais analítico e crítico ao discutir sobre o assunto em qualquer ocasião, inclusive para evitar que o sonho vire pesadelo”, afirma o autor.

Sobre Hélio da Fonseca Cardoso - Engenheiro Mecânico; Membro da Comissão Técnica de Segurança Veicular da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva); Diretor do IBAPE/SP - Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de São Paulo gestão 2010/2011; Pós Graduado em Perícias e Avaliações de Engenharia e Gestão de Negócios; Especialista em Transporte;  Professor de Inspeção, Perícias e Avaliações de Veículos Automotores dos cursos do IBAPE/SP; coautor dos livros: "Inspeção Predial" da Ed LEUD e "Perícias de Engenharia", Ed PINI, autor dos Livros Veículos Automotores: Identificação, inspeção, Vistoria, avaliação, Perícia e Recall e Automóvel Sem Mistérios; autor de artigos técnicos publicados em revistas especializadas sobre Veículos Automotores e Recall; Autor de trabalhos técnicos apresentados em Seminários e Congressos Internacionais da SAE, AEA e IBAPE; Colaborador da "Norma Básica para Perícias de Engenharia” e do "Estudo de Vidas Úteis para Máquinas e Equipamentos" do IBAPE-SP; e Perito Judicial.

Comentários