Oficina Brasil


BMW fabricará 5 modelos no Brasil

Durante o evento de lançamento da pedra fundamental da nova fábrica da BMW no país, na cidade de Araquari

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Durante o evento de lançamento da pedra fundamental da nova fábrica da BMW no país, na cidade de Araquari, em Santa Catarina, a marca anunciou que irá produzir cinco modelos para o mercado nacional. Além dos modelos Série 1 (na carroceria 5 portas) Série 3 e os utilitários esportivos X1 e X3, o grupo também irá nacionalizar o Mini Countryman. Com isso, a fabricante alemã parece ter um plano mais abrangente e ousado que as rivais Audi e Mercedes no país, não só pela gama de produtos nacionalizados mais ampla que a dos concorrentes, mas também pelo volume de produção. A estimativa é que saiam da linha de produção de Araquari cerca de 32 mil veículos por ano - enquanto os planos da Audi envolvem 26 mil e da Mercedes 20 mil.

O investimento inicial também é o maior entre as três. Segundo a BMW, para a operação, serão investidos cerca de 200 milhões de euros, o equivalente a R$ 600 milhões aplicados em uma infraestrutura de 500 mil m², onde serão realizados os processos de montagem e soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares.

Além da fábrica, o BMW Group também está montando um centro de treinamento na cidade de Joinville, a 20 quilômetros da fábrica.  Tal movimentação deverá gerar 1.300 empregos diretos e 2.500 indiretos até o próximo ano.

“Com a construção da fábrica no Brasil, reforçamos o nosso compromisso com o país e agregamos um marco na estratégia de crescimento em longo prazo do BMW Group. O Brasil possui uma economia que vem se consolidando globalmente e é um mercado com um enorme potencial de crescimento futuro”, afirmou Ludwig Willisch, CEO para as Américas do BMW Group.

Motores flex

A marca também está apresentando oficialmente o BMW 320i ActiveFlex, desenvolvido especialmente para o Brasil.  Trata-se do primeiro carro bicombustível da montadora e o único motor turbo no mundo a ganhar tecnologia flex. Disponível nas revendas desde outubro a partir de R$ 129.950, o sedã conta com propulsor 2.0 capaz de desenvolver 186 cv, potência disponível entre 5.000 e 6.250 rpm e entregue às rodas traseiras graças ao câmbio automático de oito marchas.

De acordo com a BMW, o novo bloco leva o BMW 320i ActiveFlex de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e à máxima de 235 km/h – o mesmo desempenho do modelo a gasolina. “Com a introdução do BMW 320i ActiveFlex, o consumidor brasileiro tem o primeiro modelo no segmento de luxo que permite aproveitar as vantagens econômicas e sustentáveis do etanol”, comenta Arturo Piñeiro, presidente e CEO do BMW Group Brasil.

Comentários