Oficina Brasil


TAOS: O novo utilitário esportivo da Volkswagen

Fabricado na Argentina, o VW Taos será importado inicialmente em duas versões, Comfortline e Highline, o modelo desembarca no Brasil com mais de 100 acessórios exclusivos para ser adaptar aos mais variados perfis de clientes

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Em 2018, quando tinha apenas dois utilitários esportivos no portfólio, o Touareg e o Tiguan, a montadora alemã decidiu que era hora de ir à luta e aumentar sua oferta de modelos no segmento que mais cresce no mundo. Porém, a Volkswagen tem um grande desafio, competir com Jeep Compass, ao lado do recém-lançado Toyota Corolla Cross.

O Taos estreia a nova linguagem de design da Volkswagen no Brasil, na dianteira o modelo traz o que a marca tem de mais moderno. Sua grade exibe um filete em LED que acende e complementa a DRL (luz de condução diurna) da parte interna dos faróis, que por sua vez são full LED e com o sistema IQ. Light.

A parte frontal tem diversos elementos cromados e algumas peças com acabamento em preto brilhante, o que forma um “X” quando o SUV é visto de frente. O capô tem vincos marcantes e é bem horizontal, deixando a dianteira do veículo ainda mais ousada. Na lateral, um vinco na linha de cintura conversa com o acabamento preto na parte mais baixa do Taos, que acompanha os apliques nos para-lamas.

O Taos tem o teto, as colunas "A" e retrovisores pintados de preto, rodas escurecidas, interior com detalhes exclusivos e alusivos à edição, sistema de som premium da grife Beats e o teto solar panorâmico, que é opcional no Taos Highline.

Na parte superior, colunas e espelhos retrovisores têm acabamento em preto na versão Launching Edition, assim como a parte inferior em toda a lateral. Diferente do modelo global, o SUV tem apenas rodas de 18 polegadas por aqui, sempre com pneus 215/55 R18.

O espaço interno é outro destaque, oferecendo um porta-malas de amplos 498 litros. A pré-venda do modelo esgotou apenas sete minutos depois do anúncio, o carro chegará às concessionárias em junho.

EQUIPAMENTOS

O Taos sai de fábrica equipado com rodas de 18″ com design Logomarca, chave presencial, start-stop, ar-condicionado automático digital de duas zonas e com saídas para o banco traseiro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, faróis de LED, carregador de celular por indução, controlador automático de velocidade, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, painel com tela de 8″ e central multimídia VW Play.

A central multimídia do Taos conta com quatro aplicativos novos: o aplicativo de audiolivros Skeelo, o aplicativo infantil PlayKids, o aplicativo de reservas Get In, o MobiMax de filmes, e o famoso streaming de músicas Spotify.

O cruise control adaptativo com Stop&Go mantém uma distância do carro a frente determinada pelo motorista e pode parar o carro completamente e retoma o movimento, útil em situações de trânsito.

Em termos de segurança o Taos pode ser equipado com um pacote com frenagem autônoma de emergência, controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, monitor de ponto cego e tráfego cruzado na traseira, airbags laterais e de cortina, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e o bloqueio eletrônico do diferencial.

MOTOR

O Taos chegará às concessionárias nas versões Comfortline e Highline. Para as duas, a motorização do veículo é os quatro cilindros de 1,4 litro, turbo flex, que rende 150 cv entre 5.000 e 5.250 rpm e 25,5 mkgf entre 1.500 e 4.000 rpm, seja com gasolina ou etanol. 

O câmbio é o automático de seis marchas com opção de trocas na alavanca ou aletas atrás do volante. A tração é dianteira. A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser realizada em 9,3 segundos e a velocidade máxima fica em 194 km/h. E conta com start-stop.

A suspensão é independente nas quatro rodas. Na dianteira na configuração McPherson e na traseira do tipo multilink com vários pontos de fixação. Os freios são a disco nas quatro rodas, com ventilados na dianteira e sólidos nas rodas traseiras.

Comentários