Oficina Brasil


SUV com desempenho esportivo, o Audi RS Q3 já está à venda no Brasil

Motor 2.5 TFSI com cinco cilindros turbo e 310 cv leva o veículo a 100 km/h em apenas 5,5 segundos. Primeiro modelo RS da família de SUVs da marca tem desempenho de esportivo

Compartilhe
Por Margarida Putti


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

 Audi RS Q3 é a nova aposta da montadora alemãAs concessionárias Audi anunciam que já estão vendendo no Brasil o novo RS Q3, primeiro modelo RS da família de SUVs da marca alemã, que se destaca pelo desempenho esportivo: é capaz de acelerar até os 100 km/h em 5,5 segundos e atingir velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Segundo a Audi, o SUV compacto combina toda a praticidade do modelo Q3 para o uso diário com um desempenho excepcional para esta classe de veículos. O novo modelo foi apresentado ao público na inauguração do Audi Lounge, em São Paulo. 

ALTA PEFORMANCE
A Audi informa que o motor que equipa o RS Q3 foi eleito “Motor Internacional do Ano” por um júri de especialistas automotivos por três anos consecutivos, desde 2010. O propulsor, utilizado anteriormente no TT RS e no RS 3 Sportback, foi modificado especialmente pela quattro GmbH para uso no RS Q3. Com 2.5 litros e cinco cilindros, ele gera 310 cv de potência, oferece 420 Nm de torque.

O sistema de condução Audi Drive Select, equipamento de série, permite ao motorista interferir no controle de válvulas do sistema de escape e na curva característica do acelerador, optando entre os modos Auto, Comfort e Dynamic. No modo dinâmico, isso resulta em respostas mais ágeis e numa sonoridade do motor mais intensa. 

O Audi Q3 RS conta de série com o sistema Start-Stop, que desliga o motor quando o veículo para e dá partida novamente assim que o motorista tira o pé do pedal do freio. Outras medidas de eficiência, como a bomba de óleo que funciona conforme a necessidade do motor, contribuem para o baixo consumo de combustível.

O câmbio S tronic de sete velocidades tem desenho compacto e baixo peso. A rápida transmissão de dupla embreagem pode ser acionada automaticamente nos modos D e S ou manualmente por meio de shift-paddles no volante ou pela alavanca seletora com design exclusivo RS.

O carro conta também com a função Launch Control (controle de largada), semelhante à usada na Fórmula 1, que proporciona arrancadas extremamente dinâmicas.

Outros recursos que impressionam no RS Q3 são a tração integral permanente e suspensão esportiva 25 mm mais baixa do que a da versão Q3 normal. Para melhorar a distribuição de pesos, a bateria foi colocada no compartimento de bagagem. A suspensão independente das rodas traseiras é tipo four-link, com quatro braços.

O sistema de direção eletromecânica de pinhão e cremalheira trabalha de maneira eficiente, transmitindo uma sensação de condução firme e precisa. Outros equipamentos de série são o freio de estacionamento eletromecânico e o assistente de partida em subidas. 

Os discos de freio são ventilados e perfurados nas rodas dianteiras e têm desenho do tipo wave, com contorno exterior ondulado, o que economiza cerca de um quilo nas rodas dianteiras. Os discos têm 365 mm de diâmetro e contam com pinças de oito pistões, pintadas de preto e com logotipo RS. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) dispõe de um modo esportivo e, se desejado, pode ser desativado completamente. 

DESIGN EXTERNO
Em termos de visual o modelo apresenta detalhes exclusivos da série RS, como apliques na carroceria e nas barras laterais do teto em alumínio fosco, grade frontal com desenho tipo colmeia, pintada em preto de alto brilho, para-choques dianteiros RS e logotipo quattro na entrada de ar frontal. 
As rodas de liga leve têm 19 polegadas de diâmetro. O grande spoiler de teto, o para-choque traseiro com difusor, as largas ponteiras elípticas do escapamento e a inscrição RS Q3 destacam a traseira do modelo. Com 1.730 kg e 4.410 mm de comprimento, a versão RS é 25 mm maior do que o Audi Q3.

POR DENTRO
As linhas esportivas do exterior têm continuidade na cabine do Q3 RS. O painel de instrumentos têm medidores com fundo cinza, escalas em branco e ponteiros vermelhos. O sistema MMI e o display de informação ao motorista saúdam o condutor com o logo RS. Entre outras informações, o motorista pode saber a pressão do turbo, temperatura do óleo e contar com o cronômetro para tempos de volta.

Os pedais e o apoio para os pés têm acabamento em alumínio, enquanto as inserções decorativas de série são em preto brilhante. O revestimento do teto é em tecido preto. Os bancos esportivos têm logotipos estampados RS Q3 e são revestidos em Alcantara preto.

O compartimento de carga tem capacidade de 356 litros, que pode ser aumentada para 1.261 litros com os bancos traseiros rebatidos. 

ENTRETENIMENTO
Destaque para o sistema de informação ao motorista específico da família RS, são o Audi Parking System Plus, faróis xenon plus com luzes de condução diurna em LEDs e lanternas traseiras em LEDs que, quando não estão acesas, exibem uma tonalidade vermelho-escura, sistema de navegação MMI Plus. A versão que chega ao Brasil traz ainda sistema de som surround Bose com 14 alto-falantes e 465 watts de potência de saída; e conexão Bluetooth.

 

Comentários