Oficina Brasil


Renault lança o Kwid Outsider, versão aventureira do compacto francês

Marca francesa incrementa sua linha com mais um modelo que chega ao mercado para disputa acirrada entre os compactos aventureiros

Compartilhe
Por Joka Finardi


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A Renault lançou mais uma versão de seu compacto SUV KWID. Trata-se do Outsider, uma versão, digamos, mais aventureira. Mas, antes de descrever o modelo, vamos contar um pouco de história: foram necessários mais de seis anos de estudo de uma equipe que reuniu profissionais preocupados em desenvolver uma família de carros pequenos e econômicos, além de diferentes. Assim nasceu o SUV compacto Kwid, que mexeu com o mercado de automóveis aqui no Brasil. 

O Renault Kwid, quando nasceu, foi classificado como um SUV – realmente o primeiro deles no País – compacto por apresentar características dos modelos maiores: altura do solo (180 mm) e os ângulos de entrada (24°) e de saída (40°).


Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Kwid utiliza a nova plataforma mundial da Aliança Renault-Nissan, CMF-A, que é moderna e adaptável para atender às especificidades de uso e de legislação de cada país. Desenvolvido pelo Renault Tecnologia Américas (RTA), um dos centros estratégicos da marca na América Latina, em parceria com o Renault Technocentre (França), o Kwid brasileiro tem 80% do seu conteúdo composto por peças novas, desde a estrutura e características mecânicas, passando por equipamentos de conforto, conectividade e segurança.   

O design segue a nova identidade visual da marca, o inconfundível DNA Renault, e foi desenvolvido em parceria entre os estúdios do Renault Design Network (Brasil, França e Índia). Com perfil imponente e robusto, o Kwid expressa modernidade e dá a impressão de ser maior que os seus 3.680 mm de comprimento. As rodas de 14” de série e os para-lamas encorpados valorizam ainda mais as suas características SUV.


O design interior do Kwid é perfeitamente coerente com o estilo exterior do modelo, oferecendo um habitáculo moderno e que atende às necessidades dos consumidores. A posição de dirigir elevada garante para o motorista uma impressão de confiança e segurança no trânsito. Além disso, com maior altura da cabine o Kwid assegura ainda mais conforto.

Com visual moderno, o interior do Kwid surpreende pelo espaço interno. Com 2.423 mm de entre-eixos, o espaço para quem viaja atrás é bastante confortável. Quem senta no banco traseiro, por exemplo, tem o maior espaço para os joelhos do segmento. O mesmo ocorre com o compartimento de bagagem, que acomoda 290 litros e é o maior da categoria. Com banco rebatível chega até 1.100 litros.


O Renault Kwid Outsider é equipado com o moderno motor 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio. O modelo também estreia a transmissão manual de cinco marchas SG1, que é mais leve e eficiente. A corrente de distribuição no lugar da correia proporciona um baixo custo de manutenção, menos de um R$ 1,00 por dia. Com apenas 758 kg, o Kwid oferece uma boa relação peso/potência, para uma dirigibilidade ágil, com ótimas respostas. Com etanol no tanque, rende 70 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 9,8 kgfm a 4.250 rpm. Com gasolina, são 66 cv a 5.500 rpm e 9,4 kgfm a 4.250 rpm. O Kwid é o carro com o menor consumo de combustível do segmento no uso misto. Na cidade, faz 14,9 km/l com gasolina e 10,3 km/l com etanol. Na estrada, 15,6 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol. E no uso misto, os números são 15,2 km/l com gasolina e 10,5 km/l com etanol.

Mesmo sendo o mais econômico do país, um item importante dá uma ajuda extra para o motorista conseguir ainda mais economia ao rodar. Além do indicador de troca de marchas (GSI) no quadro de instrumentos, de série em todas em as versões, o Kwid traz um indicador de estilo de condução, também no quadro de instrumentos abaixo do velocímetro, que por meio de uma barra com três cores (verde, amarelo e laranja) mostra se o motorista está tendo uma maior eficiência ou não.

De diferente, a versão Outsider traz de série o Media Evolution, central multimídia da Renault, única do segmento com tecnologia Android Auto e Apple Carplay, que permite usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e reproduzir áudios de Whatsapp na tela de sete polegadas touchscreen capacitiva, com melhor precisão do toque. O Kwid Outsider também recebe skis frontal e traseiro, barras de teto, proteção lateral, moldura do farol de neblina e calotas na cor preta. Já o interior do veículo apresenta novo revestimento dos bancos e detalhes alaranjados nas portas, volante e câmbio. 

 


 

 

Comentários