Oficina Brasil


Renault apresenta o Novo Duster em Foz do Iguaçu

Novo Duster, gigante por natureza, é lançado pela Renault em evento exclusivo e o Oficina Brasil marcou presença e traz todos os detalhes do utilitário esportivo

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Lançado em 2011, o Duster iniciou sua história em Foz do Iguaçu e retorna à sua cidade de origem no Brasil com sua mais nova geração. Completamente renovado, o Duster traz mais características off-road, para os amantes da natureza, sendo o mais alto veículo da categoria, com mais de 230mm de altura referente do solo.

A segunda geração do Duster ganha equipamentos inéditos para o modelo, evoluindo no acabamento, mas mantém a proposta de robustez visual. Pioneiro do segmento, o Novo Duster busca oferecer aos motoristas e passageiros mais segurança e conforto. Dentre seus acessórios, o Novo Duster em sua versão básica possui alerta periférico, SBR, Isofix, ESP/HSA/ABS e cinto de três pontos.

Em suas outras versões ele também conta com assistente de partida em rampa, alerta de ponto cego, câmera multi-view, start stop, controle de estabilidade e tração e muito mais. 

Motor

Com seu motor 1.6, 4 cilindros de 120cv e 16 válvulas, o veículo promete garantir muito mais desempenho e conforto nas mais diversas estradas e trilhas. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático CVT com 6 marchas simuladas. O motor é flex e com etanol atinge a potência máxima de 120 cv e o torque é de 16,2 kgfm.

Para garantir a máxima eficiência, a Renault aplica no novo Duster  seu “know-how” adquirido nas pistas da Fórmula 1, categoria na qual a marca já conquistou 12 títulos mundiais de construtores, utilizando a tecnologia ESM (Energy Smart Management) e a bomba de óleo com vazão variável, que reduzem o consumo de combustível do veículo.

Design

Com design muito mais atraente, o veículo conta com rodas de liga leve e com LEDs diurnos em seu farol dianteiro, com uma grade maior, para-choque totalmente novo e o logo da Renault mais destacado ao centro. Sua traseira já possui design mais quadrado com lanterna quadrada com X com borda de LED e a luz de ré localizada no para-choque.

Dentre suas maiores novidades, o Duster conta com uma linha na lateral de cintura mais alta e ainda recebe novas portas, que buscam fortalecer o visual robusto do veículo. Além disso, destacam-se as novas rodas de 16” e 17” liga leve, tampa do porta-malas, para-choque e lanternas de LED que agradam o seu visual moderno e elegante. Já na parte superior do veículo, novas barras de teto complementam o visual.

Tecnologia

Ao falarmos de tecnologia, o veículo mantém o Eco Scoring e Eco Monitoring, sistemas que já existem nos veículos Renault com Media Nav e Media Evolution. E como novidade, o veículo estreia o sensor crepuscular, disponível nas versões topo de gama, que permite o acendimento automático dos faróis ao escurecer. 

Aliados à segurança, o carro possui controlador e limitador de velocidade, uma comodidade para os percursos do condutor. Além disso, sua nova direção elétrica traz mais conforto para o uso urbano e firmeza e precisão para o uso em estradas. Com a melhoria, o número de voltas de um extremo ao outro do volante reduziu de 3,28 para 3,10 e o esforço de manobra diminuiu 35% em relação à versão anterior.  

O veículo apresenta um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional, se comparado ao modelo anterior, o que permite encarar terrenos irregulares com mais tranquilidade.     

Avanço

Para o desenvolvimento da estrutura de carroceria foram adotadas as mais modernas técnicas de simulação e testes, com uma plataforma adaptada para gerar maior conforto, segurança e melhor dirigibilidade. Para alcançar o lançamento desejado, foram rodados cerca de 1,75 milhão de quilômetros durante os testes.

Já em seu sistema, o novo Duster conta com o sistema Multiview, que consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira. Esta disposição de câmeras permite que o condutor altere sua visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo, conforme necessitar. Este sistema garante muito mais conforto e segurança para o motorista, principalmente em situações de off-road. 

O SUV ganhou uma nova central multimídia EasyLink com tela touch de 8 polegadas. Ela possui layout personalizável e oferece espelhamento para celular por meio do Android Auto e Apple Carplay. Os ocupantes também podem realizar conexão via Bluetooth.

Versões 

Mantendo-se com o maior porta malas da categoria, com 475l, o novo Duster conta com as seguintes versões:

- Zen 1.6;
- Zen 1.6 CVT;
- Intense 1.6 CVT;
- Iconic 1.6 CVT.

De todos os modelos disponíveis, o único que conta com a opção de câmbio Manual é o Zen e, não disponibilizando nenhum modelo 4x4 desta nova geração, a Renault tem o objetivo de impressionar seu público com a mais nova geração Duster, SUV grande. 

“Nos últimos 10 anos, a Renault do Brasil registrou um crescimento contínuo e sustentável. Fechamos 2019 com um recorte de 9% em participação de mercado e em 4° lugar no mercado brasileiro.”, afirmou Ricardo Gondo, presidente da Renault Brasil.

Comentários