Oficina Brasil


Novo Sandero assume visual do atual Logan e tem como maior trunfo a manutenção simples

Com visual chamativo tendendo à esportividade, Sandero chega com a intenção de ser a melhor opção de veículo do segmento, oferecendo powertrain já conhecido do reparador

Compartilhe
Por Fernando Naccari


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Novo Snadero adota visual do Logan e permanece com mecânica simples e já conhecida do reparadorA primeira geração do Sandero, lançada mundialmente no Brasil há sete anos, foi criada levando em conta o gosto e as necessidades do consumidor daqui. Dessa forma, fez sucesso e chegou a atingir 500 mil unidades comercializadas em nosso país. 

O Sandero participa do principal segmento do mercado brasileiro, o de hatches compactos, que corresponde a 50% das vendas de automóveis de passeio. Sendo um segmento tão grande no Brasil, o seu leque de público é bastante diverso. O modelo se tornou uma das opções preferidas do público devido ao amplo espaço interno, maior porta-malas da categoria e ter um visual que agradasse tanto às famílias como aos jovens solteiros, que procuram um carro bonito, prático e bem equipado. 

Com o Novo Sandero, a intenção da Renault é ampliar ainda mais essa fatia de mercado e se tornar a principal preferência do consumidor. “O Novo Sandero é uma evolução em termos de design e inovação acessível de um produto que sempre foi reconhecido pelo maior espaço interno do segmento e pela sua robustez”, disse Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil. 

O lançamento traz como opção de acessórios o ar-condicionado automático e geração 1.2 do Media NAV (central multimídia que oferece GPS, sistema de som, Bluetooth e as funcionalidades Eco-Coaching e Eco-Scoring) e piloto automático (controlador e limitador de velocidade), entre outras tecnologias, que tem o objetivo de tornar mais agradável o dia a dia do motoristas e dos passageiros. 

Motor 1.0 16V Hi-Power e Motor 1.0 8V Hi-Power

O veículo é considerado todo novo, ou seja, construído sobre uma nova plataforma, nova estrutura, novo sistema elétrico, novo sistema de freios, de direção e novas suspensões, além de novo design e reformulação total do interior. “O Sandero é um produto desenvolvido para o mercado brasileiro e representa 40% das vendas da Renault. Com o Novo Sandero vamos dar continuidade a essa importante história de sucesso”, comentou Gustavo Luis Schmidt, vice-presidente comercial da Renault do Brasil. 

Painel de instrumentos renovado

INOVAÇÕES
O Sandero agora vem equipado com o novo motor 1.0 16V Hi-Power, que estreou no Clio e é oferecido também no Novo Logan e recebeu nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que classifica os automóveis produzidos no país de acordo com a economia de consumo. Em nosso test-drive de conhecimento do produto, conseguimos atingir anotar a média de consumo 14,7km/l de gasolina em circuito predominantemente rodoviário. Vale lembrar que o modelo que testamos era completo e dotado de ar-condicionado, o qual permaneceu ligado durante todo o trajeto que compreendia em torno de 60km.

O motor 1.0 16V Hi-Power possui quatro válvulas por cilindro e gera 80 cv utilizando etanol ou 77 cv quando abastecido apenas com gasolina.  O torque máximo varia entre 10,2 kgfm (gasolina) a 10,5 kgfm (etanol), atingido a 4.250 rpm. Este propulsor é oferecido para as versões Authentique e Expression, e tem valores de consumo divulgado em 8,1 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina) e, na estrada, 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol).

Há ainda outra opção de motor oferecida para as versões Expression e Dynamique. O 1.6 8V Hi-Power gera 106cv (o mesmo utilizado no modelo antigo) quando abastecido com etanol e 98cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina. Um fator importante é a disponibilidade de 85% do torque a partir de 1.500 rpm.

DESIGN
As linhas do carro seguem a nova identidade de design global da marca, criada por Laurens van den Acker, vice-presidente sênior de Design do Grupo Renault. A evolução do projeto continua no interior do carro, reforçada pela aplicação de materiais de melhor qualidade que na versão anterior. 

Um dos destaques dessa nova identidade é o grande logo da Renault na parte central da grade frontal, com os frisos cromados que se estendem até os faróis. Na versão Dynamique, a grade inferior tem desenho esportivo tipo colmeia e molduras cromadas nos faróis de neblina, reforçando o design sofisticado do modelo. Lateralmente, a silhueta é marcada pela linha superior contínua que parte do capô, passa pelo para-brisa e segue até a traseira do carro, sem quebra de fluidez. A versão Dynamique reforça o seu visual mais sofisticado com luzes indicadoras de direção incorporadas aos retrovisores.

Da mesma forma, na traseira, a proporção entre a área envidraçada e as superfícies sólidas, juntamente com a linha de cintura alta, sinalizam para o grande espaço disponível internamente. O design das lanternas traseiras lembra as do Logan e passam a imagem de robustez e modernidade. 

CONFORTO
O amplo espaço e conforto a bordo continuam sendo alguns dos pontos mais fortes na concepção do Sandero. Um novo design interno é reforçado pelos novos materiais, acabamentos aperfeiçoados e novas cores e texturas, que elevaram a sensação de bem-estar no interior.

O painel de instrumentos, assim como os demais componentes do interior, são herdados do Logan. O volante de três raios oferece boa empunhadura e, na versão Dynamique, ele vem com os comandos do piloto automático (limitador e controlador de velocidade). 

O quadro de instrumentos tem iluminação branca com três mostradores redondos: o conta-giros e o velocímetro analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo multifuncional. Ele permite ao motorista verificar o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem. O indicador de trocas de marchas auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente.

Os bancos também oferecem bom conforto e não foi difícil encontrar uma boa posição para dirigir, pois o volante com regulagem de altura também permite que esta posição seja facilmente encontrada.

Uma novidade em relação à versão anterior é o comando interno de abertura do porta-malas - com 320 litros de capacidade - com o banco traseiro em posição normal. Há a possibilidade ainda de rebater o banco traseiro e a capacidade do porta-malas se elevar até aos 1.196 litros. 

Para oferecer o máximo de conforto, segundo a engenharia da montadora, o ajuste do ar-condicionado é feito por um computador, utilizando sensores que regulam a temperatura do fluxo através do circuito de climatização da cabine. 

NOVIDADES
Um dos destaques do novo modelo é o sistema elétrico, aperfeiçoado para receber o volume cada vez maior de equipamentos de conforto e assistência oferecidos no carro.  Este sistema assegura total compatibilidade com estes novos equipamentos, graças ao sistema de multiplexagem que o Sandero não possuía. 

A nova suspensão também oferece bom conforto, embora tenda a ser mais ‘mole’ do que estamos acostumados, mas mesmo assim oferece boa estabilidade em curvas e em nossas esburacadas ruas e estradas. A bitola dianteira aumentou 33 mm e a traseira está 25 mm maior. A direção ficou mais precisa e segura com a nova assistência variável. 

A suspensão dianteira do Novo Sandero tem estrutura tipo McPherson, com braços triangulares e amortecedores integrados a molas helicoidais – na versão Dynamique, ela é complementada por uma barra estabilizadora. Atrás, o carro utiliza um sistema semi-independente, com barra de torção transversal, molas helicoidais e amortecedores verticais, com barra estabilizadora. A preocupação com o conforto do modelo fica evidenciada pela instalação dos braços da suspensão dianteira em um subchassi que é fixado no monobloco através de coxins. As buchas que fixam os braços da suspensão à carroceria garantem, além do isolamento acústico, rigidez e apoio necessários para garantir a boa dirigibilidade e segurança do carro.

O isolamento acústico da cabine também foi aprimorado com o uso de mantas e revestimentos isolantes em pontos estratégicos da carroceria, além do interior do carro. O baixo índice de vibrações transmitido pelo motor e pela suspensão à carroceria contribui também para o conforto dos ocupantes. O ruído do vento foi reduzido pela adoção de novas juntas nas portas dianteiras e também pelo mais rigoroso acabamento de montagem dos componentes da carroceria. Até as novas palhetas do limpador dianteiro são mais aerodinâmicas e ficam mais perto do vidro, diminuindo a sua interferência na passagem do ar a média e alta velocidade.

Atendendo as novas exigências de segurança, o modelo já vem de série com airbag para motorista e passageiro da frente em todas as versões. Também é de série o sistema ABS, de nona geração, com distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD). O sistema CAR, que trava automaticamente as portas do veículo quando este alcança 6km/h, também contribui para a segurança.

O design dos bancos dianteiros é feito de forma que dificulta que o ocupante escorregue por baixo do cinto de segurança em colisões frontais (efeito antimergulho). Com os passageiros bem colocados no banco, todos os dispositivos de segurança podem atuar corretamente. Os cintos de segurança retráteis de três pontos têm regulagem de altura (dianteiros) e limitadores de esforço integrados. Esse dispositivo, presente em todos os modelos da Renault, ajusta automaticamente a tensão do cinto reduzindo eventuais lesões causadas pela excessiva pressão deste contra o corpo em caso de colisão. 

As estruturas dianteira e traseira do monobloco do Novo Sandero têm zonas de deformação progressiva, que amortecem os impactos. A cabine tem construção rígida para proteger os ocupantes, com a coluna central e a travessa do teto reforçadas. É o conceito de célula de sobrevivência, que resiste dando espaço aos passageiros depois do embate, minimizando lesões. Todas as portas têm travas de segurança que impedem a abertura por dentro, evitando acidentes com crianças.

A coluna de direção, retrátil e dobrável, é posicionada de forma a reduzir o risco de contato com os joelhos do motorista. Em caso de batida frontal, suportes pendulares impedem a invasão do motor na cabine e a pedaleira se desloca para baixo, evitando que os pedais atinjam os pés do condutor.

A assistência da direção também foi melhorada: o sistema atua com menos intensidade quando o volante é movimentado pouco, para assegurar o controle do carro em altas velocidades. Já em manobras, quando a movimentação do volante é maior, o sistema oferece maior assistência, exigindo menor esforço em manobras e ao estacionar. O diâmetro de giro é de 10,6 metros, e oferece boa manobrabilidade em espaços apertados e para estacionar.

VERSÕES
O Novo Sandero é oferecido em quatro versões: Authentique 1.0, Expression 1.0, Expression 1.6 e Dynamique 1.6. Abaixo, os principais itens de série de cada versão:

• Authentique 1.0 16V Hi-Power: airbag duplo, ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), direção hidráulica, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, brake light, rodas 15’’ com pneu 185/65, retrovisor com regulagem interna, aberturas internas do porta-malas e reservatório de combustível. 

• Expression 1.0 16V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power:  os mesmos equipamentos da versão Authentique, mais rádio CD MP3 2 DIN + USB + Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo, retrovisor na cor carroceria, maçanetas externas na cor da carroceria, coluna B com acabamento em preto. 

• Dynamique 1.6 8VHi-Power: os mesmos equipamentos da versão Expression mais bancos com tecnologia CCT, rodas 15’’ em liga leve, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, piloto automático, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores,  banco rebatível 1/3 e 2/3 e volante revestido em couro. 

ACESSÓRIOS
Entre outros itens, são oferecidos alarme, engate traseiro para reboque, faróis de neblina, ponteira de escapamento cromada, rodas em liga leve de 15”, sensor de estacionamento e uma ampla gama de rádios CD/MP3.

Um dos destaques é o Kit Sport, que é composto por saias laterais, spoiler dianteiro, spoiler traseiro e aerofólio na tampa traseira.

GARANTIA
O Novo Sandero tem garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso. 

 

Comentários