Oficina Brasil


Jimny Sierra chega ao mercado em três versões e inédito câmbio automático

A chegada da 4ª geração do Suzuki Jimny traz exclusividades no modelo e novidades em seu conjunto motriz, além do design renovado

Compartilhe
Por Caique Silva


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Nascido em 1970, com quase 50 anos de mercado, o Kimny ganha mais um capítulo em sua história com o lançamento do mais recente modelo Sierra. A chegada do Novo Jimny Sierra, que será produzido no Japão, não significa que a terceira geração, produzida na fábrica da Suzuki Veículos em Catalão (GO), sairá de linha. Ambos conviverão juntos no mercado e inclusive a expectativa da montadora é de que em dois anos o modelo também passe a ser produzido na mesma fábrica, aqui no Brasil.  

Por suas características únicas e a chegada do inédito câmbio automático (para atender uma fatia maior de mercado), a Suzuki considera que não há concorrentes diretos para o modelo no mercado.  

Ainda segundo a montadora, em seu design o Jimny Sierra apresenta grandes traços característicos de sua história ao longos destes 49 anos de existência. As lanternas do Sierra são baseadas nas presentes no Jimny 2ª geração. Já a grade é inspirada na 3ª geração modelo, enquanto o farol remete a sua 1ª geração. 

Mudanças 

Com um power train totalmente novo, o Jimny Sierra apresenta características exclusivas em sua estrutura, como o novo chassi com 50% mais rigidez com 3 novas travessas (chassi Heavy-Duty), novo motor 1.5L de 108 cv e 14,1 kgfm de torque 15kg mais leve pela adoção de alumínio e a opção do inédito câmbio AISIN automático de 4 marchas com alavanca de acionamento de tração 4x4 com reduzida.  

Versões 

O Jimny Sierra chega ao mercado brasileiro em três versões, sendo duas com o novo câmbio automático. São elas: 4YOU MT (versão de entrada), 4YOU AT (versão intermediária) e 4 Style (versão topo de linha).  

4x4 

O Suzuki Jimny Sierra carrega toda a performance off-road, mas é preparado para diversas condições, inclusive uma boa condução urbana. O modelo possui suspensão com eixo rígido 3-link com molas helicoidais. 

A tração é a AllGrip Pro com reduzida e função LSD. O Sierra ainda traz controle de estabilidade (ESP), além de Hill Hold (assistente de partida em rampas) e Hill Descent (assistente de descida). 

O LSD permite ao Jimny Sierra superar obstáculos em situações onde duas rodas na diagonal perdem tração. O sistema detecta automaticamente as rodas que não estão em contato com o solo, redistribuindo o torque para as rodas do lado oposto.

Comentários