Oficina Brasil


Hyundai lança a nova geração do Creta no Brasil

O SUV será comercializado em quatro versões, com opções de motorização 1.0l Turbo GDI de 120 cv ou Smartstream 2.0l de 167 cv, equipado com câmbio automático de seis velocidades

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

De cara nova, o Hyundai Creta 2022 fez sua estreia no mercado Brasileiro. Além das profundas mudanças visuais e tecnológicas, é a primeira vez que o SUV coreano recebe a opção de motor turbo, o que o deixa modelo mais próximo para competir com seus grandes rivais, o Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade Limited e Honda HR-V Touring.

Fabricado em Piracicaba-SP, o carro mudou o seu visual para tentar continuar competitivo. Atualmente, ele é um dos SUVs compactos mais requisitados do mercado brasileiro. E essa nova geração chega com novas tecnologias e itens de segurança interessantes.

DESIGN 

Visualmente, o Creta estará mais agressivo e alinhado com a identidade visual da marca. Seu design é inspirado no modelo top de linha, o Hyundai Palisade. A frente é ocupada exclusivamente pela grade cromada e com diferentes faróis que chamam atenção. 

Sua grade dianteira traz um formato hexagonal (exclusivo no Brasil). Ao contrário da versão mais cara, o modelo de entrada possui barras horizontais ao invés daquele efeito cascata. O conjunto óptico também é um pouco mais simples. Apesar de já oferecer luzes de condução diurna, o carro não tem faróis de neblina e faróis com luzes de LED.

Na silhueta lateral, há um elemento de design na forma de uma moldura que segue pela linha superior das portas e termina contornando a coluna C, sempre na cor prata. As rodas de liga-leve são de 16 polegadas na versão de entrada, diamantadas e de 17 polegadas nas configurações intermediárias, e diamantadas e de 18 polegadas no topo da gama. A antena é do tipo barbatana para toda a linha.

Na parte traseira, mais uma vez, as lanternas em LED exibem uma nova assinatura de luz, enquanto a inscrição com o nome do SUV aparece centralizada e espaçada acima da placa. As identificações dos motores aparecem ao lado na parte inferior direita da tampa traseira.

O espaço para ocupantes continua bom na dianteira e traseira, com destaque para a área para os ombros e joelhos dos ocupantes na segunda fileira de bancos. Apesar do maior porte em comprimento, o porta-malas teve redução no volume, passando de 431 litros no antigo para 422 l neste novo modelo (9 litros a menos). Mesmo com assoalho alto do compartimento de cargas, o estepe é do tipo temporário em todas as versões do novo Creta.

MOTOR

O Creta Nova Geração chega com motor 1.0l Turbo GDI de injeção direta de combustível, nas configurações Comfort, Limited e Platinum.

O propulsor de três-cilindros entrega potência de 120 cv, com torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm, que se mantém até 3.500 rpm, possibilitando acelerações e retomadas mais eficientes para todas as situações e com baixo consumo de combustível.

A versão topo de linha Ultimate vem com motor aspirado Smartstream 2.0l que passa a oferecer 167 cavalos de potência e eficiência 8% maior em economia de combustível em relação a sua versão anterior.

A transmissão é automática de seis velocidades e ambos os motores estarão disponíveis com sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor, proporcionando ainda mais economia de combustível.

CONECTIVIDADE 

A nova central multimídia BlueNav tem tela maior,  de 10,25 polegadas sensível ao toque e comando por voz e interativa com Android Auto e Apple CarPlay. A tela mostra também as imagens das câmeras de ré, frontal e lateral que formam uma visão 360 graus. O sistema gera até oito modos de visão e simula uma vista aérea real.

O conceito global da Hyundai para conectividade, o Bluelink, chega com novidades no novo Creta. Além das funcionalidades já conhecidas na família de compactos HB20, como os serviços de rastreamento e recuperação veicular, o modelo oferece a possibilidade de realizar comandos pelo celular para ligar o carro e abrir as janelas, e receber alertas.

Além disso, o motorista do Creta 2022 poderá ajustar a temperatura do ar-condicionado automático digital e acessar o sistema da Smart Camera 360°, o que significa poder visualizar, pelo aplicativo, o que se encontra ao redor do automóvel antes de se aproximar para embarcar. 

Comentários