Oficina Brasil


Aula 64 - Administrando sua automecânica: Redes sociais para a Oficina

A forma de comunicação com o Cliente e com o futuro Cliente está mudando muito rapidamente. Ser e ainda ter autoridade no que está falando é algo muito importante e vai atrair muito serviço para a sua empresa.

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O endereço físico perdeu importância na atualidade, ter uma oficina em grandes avenidas pode até ajudar, mas se for uma rua paralela, com aluguel mais barato e ter investimentos nas redes sociais pode valer a pena!

Muitos empresários sempre sonharam em ter uma grande oficina em uma grande avenida. Muitos conseguem e são muito felizes com suas empresas e seu desempenho empresarial. Mas será que, na atualidade, é tão necessário ter uma empresa em uma grande avenida, com um aluguel extremamente caro, imposto predial caro, e uma alta despesa fixa?

A resposta é: depende dos objetivos do gestor, alguns se dão muito bem em avenidas, mas com as redes sociais, hoje é possível ter acesso a mais e mais Clientes, independente se a empresa está em uma grande avenida, extremamente movimentada, ou em uma ou duas ruas logo atrás, com mais espaço, aluguel mais barato, imposto predial mais barato, e até maior espaço para manobras.

Agora imaginem a seguinte situação real: 

Antes = tenho uma oficina em uma grande e movimentada avenida em São Paulo, capital, por exemplo. O espaço é ótimo, os

Clientes e não Clientes enxergam bem a empresa, tinha uma fachada enorme e com uma linda placa. O aluguel é muito alto, mas a facilidade e quantidade de Clientes que vão me  encontrar e entrar na minha empresa compensam.

Hoje = na capital paulista, a lei da cidade limpa me obrigou a limitar a placa de publicidade, que antes era enorme de mais de 40 metros quadrados, para apenas 2 metros quadrados. Já ficou difícil de ver o que a minha oficina oferece. Quem não é visto, não é lembrado, começaram as dificuldades.

E ainda piorou = como a oficina está em uma avenida movimentada, onde passa ônibus, a prefeitura de São Paulo criou em várias regiões, os corredores livres de ônibus, e bem na frente da oficina, temos agora essa passagem livre para mobilidade, onde não pode mais parar para estacionar, e o pior, a entrada e saída de carros da oficina ficou complicada, pois com os corredores (onde só ônibus podem circular) a passagem é livre e os motoristas dos coletivos andam o tempo todo entre 30 a 50 km/h, dificultando e se tornando até perigoso o antigo e saudoso entra e sai da oficina.

Observaram, como este exemplo que é real, pode te forçar a investir sua publicidade para outros meios, os digitais, para que você não dependa mais de uma oficina em uma avenida com uma grande e bonita fachada? Você, querendo, pode mudar a oficina para um local mais tranquilo, onde o Cliente consegue entrar e sair com tranquilidade, ter lugar para estacionar os carros na rua, aluguel mais barato, mas será necessário se tornar visível, e as mídias sociais irão te auxiliar neste ponto.

CONCLUSÃO

Você lembra da propaganda em outdoor, ou das propagandas nos vidros traseiros dos ônibus? Com certeza lembra. Mesmo porque ainda existem esses tipos de comunicação para chamar a atenção do Cliente ou de um futuro Cliente. Mas será que o investimento neste de tipo de propaganda e marketing gera resultado?

É de se pensar, pois quem está no carro, de passageiros, dianteiro ou traseiro, sempre está com os olhos voltados à tela do computador, também conhecido como celular, portanto nem olham mais para a propaganda no outdoor e no vidro traseiro do ônibus, e então sobrou o motorista, que estará com os olhos parte no trânsito e parte no celular com o aplicativo indicando o melhor caminho, ou seja, praticamente ninguém mais olha a rua, as árvores, o céu, e as propagandas.

Se quase todo mundo fica navegando nas redes sociais (youtube, facebook, instagram, tiktok, etc), onde a oficina e autopeças deve marcar presença? Por isso é muito importante estar presente, apresentar dicas, detalhes técnicos e de gestão, meio ambiente e manutenção preventiva, entre tantas possibilidades de gravação de imagens e/ou vídeos, da sua oficina direto, para as mídias sociais.

Pensem nisso! Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Transforme a sua empresa em uma oficina forte! Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

Comentários