Oficina Brasil


Aula 58 - Administrando sua automecânica: Termos de EPIs

A utilização do EPI - Equipamento de Proteção Individual - é de uso obrigatório em várias áreas no setor automotivo, vamos aprender mais?

Compartilhe
Por Professor Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Como professor e consultor, eu conheço empresas do setor automotivo do Brasil inteiro, visitei oficinas mecânicas, autopeças, autoelétricas, retíficas, concessionárias, oficinas de funilaria e pintura de vários tamanhos e várias cidades. E quando faço uma visita o que mais me chama a atenção é a não utilização de EPIs, os equipamentos de proteção individual.

Um dos mais simples e necessários são os óculos de segurança, e então analisando eu sempre vejo os produtivos sem óculos de segurança, e sempre tem um único óculo, geralmente cheio de pó e sujo, pendurado em um parafuso na parede ou na própria chave de ligação do esmeril! Sim, pelo menos no equipamento que gera por atrito muitas partículas de metais ou outros materiais ao ser utilizado, como a pedra ou a escova de aço do esmeril, ali temos um óculo de segurança pendurado.

É um equipamento de uso obrigatório para a segurança de cada indivíduo!

E quais os tipos de EPIs que devem ser utilizados na sua empresa?

Eu não sei!

Essa determinação deve ser oficial, ou seja, feita por uma empresa especializada e contratada, uma empresa que cuida da medicina do trabalho, para atender à norma regulamentadora NR 6, que é a norma que dá as diretrizes para o uso desses equipamentos, sendo importante que empregadores e empregados tenham consciência de suas obrigações. Podemos destacar nas oficinas os óculos de segurança, o protetor auricular, a luva química, tudo acondicionado em uma caixa personalizada por colaborador.

São vários equipamentos de proteção para cada função na empresa

E muita atenção ao certificado de aprovação ou CA, pois cada equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. Ou seja, a empresa (você amigo gestor e amiga gestora) deve avaliar via site a validade do CA do equipamento de proteção antes de ser entregue aos colaboradores. Isso é muito importante, pois o equipamento de proteção individual tem validade, não podemos entregar um EPI com a data vencida ou prestes a vencer! E onde analisar essa validade? Nesta coluna de quase 5 anos ininterruptos temos essa informação importante:

http://caepi.mte.gov.br/internet/ConsultaCAInternet.aspx

Colocar o número do CA do EPI, o tipo de equipamento, o fabricante e o tipo de equipamento e fazer a consulta.

A empresa tem que fornecer e instruir o colaborador

E não basta fornecer e ter um controle de entrega do EPI, tem que instruir de como deve ser a sua utilização, como deve ser a limpeza, onde deve ser acondicionado, sempre pedir para trocar quando houver algum dano, sempre analisar a validade.

E ter um controle de entrega e troca do EPI

Cabe ao empregador quanto ao EPI:

a) adquirir o adequado EPI ao risco de cada atividade;

b) exigir seu uso;

c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;

d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;

e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;

f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;

g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada;

h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

fonte: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/trabalhista/nr/nr6.htm

CONCLUSÃO: A maior dificuldade que observo nas oficinas no Brasil, de ponta a ponta, é a dificuldade de utilização dos equipamentos de proteção individual. A empresa fornece, ensina a utilizar, faz os documentos corretos e o colaborador assina, mas não usa! Tenho dois conselhos nestes casos, primeiro você gestor se é um dos mecânicos e atua no pátio da empresa, utilize os EPIs, você será o maior exemplo, se você não utilizar como é que vai cobrar o seu time a utilizar? Uma segunda forma é a penalização, mas sempre antes cabe uma boa conversa, ou seja, a não utilização do equipamento obrigatório, pode ser aplicado com advertências verbais ou formais ou até punições mais graves.

O mais importante é o time entender que o equipamento de proteção individual serve para a proteção da saúde, proteção à vida, cuidados essenciais na própria empresa!

Pensem nisso! Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Transforme a sua empresa em uma oficina forte!

Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

PRÓXIMOS TEMAS

Aula 59 Termo de uso e imagem

Aula 60 Uma coluna de 5 anos!

Aula 61 Ficha de reclamação

Aula 62 Ressarcimento da Mão de Obra

Abraço a todos e até o próximo mês e $UCE$$O! 

Comentários