Oficina Brasil


Aula 50 - Administrando sua automecânica: Empresa Cinquentenária

Como evoluir em um mercado exigente, conseguindo manter e aumentar os Clientes e colaboradores por 50 anos de existência!

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Bem, no dia quatro de março de 1971, era publicada no diário oficial a abertura formal da Auto Mecânica Scopino. Formal, pois como a maioria das empresas no Brasil, e muito comum entre as oficinas mecânicas e autoelétricas, primeiro se iniciava o atendimento informal, na garagem de casa, reparando carros de amigos e parentes, até conseguir um fôlego para abrir uma portinha e iniciar um negócio oficialmente.

E foi assim que meu pai, Giovanni Scopino, um autêntico italiano que como muitos saíram da Europa fugindo da Segunda Grande Guerra, encontrando no Brasil seu refúgio, onde aprendeu a lavar peças, varrer o pátio, e aos poucos foi entrando na manutenção automotiva nas oficinas em que trabalhada como ajudante, depois meio oficial e mais um tempo depois, mecânico de autos.

Me recordo que o “controle financeiro” era no bolso do macacão de meu pai!

E na década de 70, como era a administração da maioria das oficinas mecânicas? O mais comum era um controle em uma agenda, ou um caderno, em uma época que telefone fixo era coisa de luxo (e hoje muitos nem tem mais!). Mas não importa a época ou o setor, o importante é ter um controle de entradas e saídas, só fazendo isso já temos um enorme passo nos controles da empresa!

E assim, meu pai fazia um controle no bolso do macacão, isso mesmo, me recordo que minha mãe chegava a reforçar a costura do bolso, pois ali ficavam: carteira com documentos pessoais e dinheiro, cartão de visitas da oficina, vales das autopeças, contas de água ou luz, cheques e dinheiro recebidos naquele dia dos clientes, e (risos) sempre tinha um joguinho do bicho (tipo de jogo informal muito comum até hoje!). E no final do expediente, em seu escritório de 0,5 x 1,5 metro, era feito o balanço diário, separando as contas a pagar e a receber, arquivo das contas e vales de peças, separação dos cheques pré-datados (hoje quase extintos pela falta de segurança!) e preparação dos pagamentos do dia seguinte, eram praticamente diárias as idas ao banco, para pagamento de contas e depósitos dos cheques.

A oficina não tinha um banheiro exclusivo para Clientes, era necessário compartilhar entre todos.

Se nesta época não havia computadores ou celulares, o conforto aos Clientes e aos mecânicos também não era como atualmente.

Capas de bancos feitas com lençóis, recolhimento do óleo que caia no chão com serragem e depois ia para o lixo comum, lavagem das mãos com gasolina ou pasta de areia e sabão. Sala de espera nem pensar nesta época, banheiro adaptado nem existia, e a presença do público feminino era muito pequeno. Além desta realidade, ainda havia mais desafios, as enchentes muito frequentes nas famosas chuvas de março. A comunicação e captação de novos Clientes era praticamente por indicações e o famoso e tão útil até hoje, o “boca a boca”.

Quantas enchentes enfrentamos, quantos carros tivemos que limpar e secar, são vários os desafios!

Da década de 70 até 90, foram poucas as alterações, tanto nas oficinas como nos próprios carros, o mercado estava com quatro grandes montadoras nacionais, VW, Ford, GM e Fiat, e alguns importados de forma direta. Mas no início da década de 90, após um curso profissionalizante longo no SENAI e alguns anos de trabalho na própria oficina, a segunda geração já iniciava o controle da empresa.

Nova geração, nova cabeça, mais estudos, novas ideias! E assim, quem vos escreve assumiu um negócio familiar de cerca de 23 anos, e continua até hoje, ou seja, lá se vão 27 anos de comando da segunda geração, completando neste mês os 50 anos da Auto Mecânica Scopino. E o que ocorreu nestes 27 anos? Muito estudo, muita leitura, muita aplicação de planos e planejamentos, muita divisão de tarefas, muito crescimento pessoal e profissional, muitos ensinamentos! A ideia de transformar a oficina mecânica em empresa, simplesmente consistiu em colocar em prática todo o conhecimento adquirido em cursos, dentre tantos um destaque que vale a pena citar: EMPRETEC da parceria com o Sebrae. Mudança de endereço para sede própria e adequações para o conforto dos colaboradores, dos Clientes e muitos controles para melhoria do Meio Ambiente. Outro foco muito importante é no Cliente!

Desde o conforto na recepção, no atendimento, nos serviços, nos cuidados com o seu bem, com o pós-vendas, com a garantia e com a relação de comunicação constante! E com a entrada de mais pessoas competentes na empresa, mais controles foram sendo implantados, mais profissional ficou a administração da empresa. E hoje temos como gerente administrativa a sra. Izabel Scopino e no pátio nosso filho, ou seja, a empresa familiar continua no DNA da empresa e a base para o futuro já está sendo construída.

CONCLUSÃO

E o que será o futuro de uma empresa que chega aos 50 anos de existência? Não é possível ter essa resposta cem por cento, mas o planejamento já existe, como a preparação da terceira geração que já trabalha na empresa para  o controle também da parte da gestão, o aumento do espaço físico com mais espaço para mais e melhor atendimento aos Clientes, a integração de novos serviços e produtos, como a linha de veículos híbridos e elétricos e linha esportiva de alguns modelos de carros, mais ações nas redes sociais, mais anúncios na prestação de serviços e vendas e uma maior evolução no relacionamento com os nossos Clientes.

Esse é o grande foco, “cuidar” dos nossos  Clientes. E talvez esse seja o maior desafio! Como atender bem Clientes que nem sabem o que é e-mail ou mal sabem utilizar o whatsapp como os Clientes mais antigos ainda da época do meu pai no comando, ou os Clientes da geração das redes sociais, que nem olham nos seus olhos, afinal de contas eles só olham para uma “telinha” brilhante, ou os que nasceram após 2000, que sabem que existem os carros, mas prefere um belo smartphone que pode chamar um carro por aplicativo ou a ter seu próprio carro, são muitos os desafios! Fica a dica!

Não importa o tamanho da empresa, da quantidade de colaboradores, do seu espaço físico. O que importa é o tamanho do seu SONHO! E tem que colocar isso em prática, ou seja, planejar e executar.

Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor.

Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

PRÓXIMOS TEMAS

Aula 51 Dicas para a recepção

Aula 52 Apagando Incêndios

Abraço a todos e até o próximo mês e $UCE$$O! 

Comentários