Oficina Brasil


Aula 49 - Administrando sua automecânica: Soluções em Pagamentos

Trabalhar e não receber, pagar os colaboradores e não receber, comprar peças aplicar no veículo e não receber. Vários são os desafios na empresa!

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A oficina pode cobrar antes de fazer um serviço ou troca de peças? SIM!

A oficina pode cobrar parcialmente na aprovação do orçamento? SIM!

A oficina pode cobrar antecipação de pagamento total? SIM!

A oficina pode não receber do Cliente? NÃO!

Por isso devemos ter regras claras do funcionamento da empresa e isso inclui as formas de pagamentos. Hoje com vários novos formatos de pagamentos à distância, transferências bancárias, PIX, QR Code, cartão por aproximação, e pagamento por link nas contas digitais, devemos ter e deixar essas opões e regras bem claras na empresa.

Colocar à disposição do Cliente várias formas de pagamento é essencial para fechar um orçamento.

Primeiro devemos saber calcular em quantas vezes podemos facilitar o pagamento dos serviços, acessórios e peças, isso pode ser regional, mas em geral no Brasil, o próprio mercado regula um parcelamento sem juros em 3 ou 4 vezes. Isso é no nosso país, pois por exemplo, no continente europeu não é comum dividir o pagamento, e no mercado norte-americano geralmente é utilizado a função débito apenas ou crédito em uma vez, pois se entende que você só compra o que tem dinheiro para pagar, mas por aqui, é muito comum o parcelamento sem juros. E lembrar que há anos atrás esse parcelamento era no “cheque” ou no famoso “pendura” com frases do Cliente do tipo que todo dia 5 eu passo para pagar uma parte! É sério, os riscos na forma de pagamento podem afetar seriamente a saúde financeira da empresa.

Hoje temos soluções em pagamentos que possibilitam o recebimento à distância.

O importante é colocar regras e procedimentos. Assim, mesmo sem a presença física do proprietário da oficina mecânica, centro de reparação automotiva ou autoelétrico, as regras devem ser seguidas e as formas de pagamentos respeitadas. Por isso é importante colocar essas “regras básicas” bem claras na empresa, por exemplo, em uma placa ou aviso na recepção ou no caixa da empresa. A negociação do pagamento deve ser feita já no momento do fechamento da venda e aprovação do orçamento, e nada impede que nesse momento de aprovação já seja efetuado totalmente ou parcialmente o pagamento do orçamento aprovado.

Podemos antecipar um recebimento de um valor parcelado ao Cliente.

Hoje com as contas digitais e soluções em pagamentos, já sabemos, por exemplo, quanto que será o recebível à vista, mesmo parcelando sem juros ao cliente em 3 ou 4 vezes, ou com juros em até 12 vezes, o valor já entra na conta da empresa no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte. Isso é possível com os simuladores e antecipações disponíveis nos sites ou mesmo no seu smartphone com aplicativo de sua conta digital. Assim podemos calcular quanto lucrativo está ou não sendo este serviço, até mesmo para negociar possíveis descontos ou uma parcela a mais para facilitar uma negociação de aprovação junto com o Cliente.

E essas divisões de pagamento “sem juros” têm um preço, junto com a solução em pagamento e já saberemos qual será o valor dessa antecipação, 2, 4 ou 6%, apenas exemplos, e esse valor já deve aparecer nos custos dessa ordem de serviço, para que no final, quando o veículo for entregue e fecharmos essa ordem de serviço, tenhamos tudo calculado:

• valor do custo da hora trabalhada; • valor do custo de cada peça; • valor do custo de cada acessório; • valor do custo de serviço de terceiros; • valor do desconto do recebível antecipação;  • valor da venda bruta e líquida.

E então, teremos um cálculo muito importante, qual a porcentagem que esta ordem de serviços gerou de lucratividade. Pela grande experiência e controles da Automecânica Scopino, uma empresa com quase 50 anos de existência, valores na ordem de 20% a 30% são excepcionais. 

CONCLUSÃO

Portanto, todas as possibilidades de facilitar o pagamento ao cliente tornam essencial o recebimento para uma melhor saúde financeira da empresa. Uma das que mais utilizo é o link de pagamento. Como funciona? Primeiro abrir uma conta digital especializada no setor automotivo como a Pague Veloz. Ao negociar com o cliente a forma de pagamento, por exemplo, em 3 vezes sem juros, já enviar o link seguro de pagamento.

O cliente recebe esse link em seu e-mail ou mesmo em aplicativos como o Whastapp, acessa o link e já vai aparecer o nome da oficina, número da ordem de serviço, valor e divisões possíveis de parcelamento (3 vezes neste exemplo) e simplesmente o Cliente preenche em seu computador ou celular com segurança, os dados do seu cartão de crédito e pronto! Pagamento efetuado e a empresa já recebe a informação que foi pago o serviço e que no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte, todo o valor, descontado a taxa que você já sabia, cai na sua conta digital. E ainda com esse recebimento à vista, podemos e devemos negociar com nossos fornecedores de peças e insumos.

Soluções em pagamento facilitam o controle financeiro da sua empresa, ou você quer voltar para o parcelamento no cheque? Pense nisto!

Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor.

Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

PRÓXIMOS TEMAS

Aula 50 Empresa Cinquentenária

Aula 51 Dicas para a recepção

Aula 52 Apagando Incêndios

Abraço a todos e até o próximo mês e $UCE$$O! 

Comentários