Oficina Brasil


Aula 46 - Administrando sua automecânica: Serviço leva e traz

Ao invés de esperar o cliente chegar, podemos nos adequar para ir buscar o carro para a manutenção na oficina, e o Cliente adora!

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Conhecem aquela história, bem comum nas oficinas mecânicas, em autoelétricas, em centro de reparação automotiva, etc, que abrimos as portas da empresa e vamos torcendo muito, para algum cliente chegar! E se não chegar? E se o horário de trabalho não permite que ele deixe seu carro para reparo? 

E se o trabalho remoto limitou algumas saídas de casa? Quem já ouviu a frase que “no home office se trabalha mais que no presencial?

Comodidade. Parece ser uma palavra simples, que significa: qualidade do que é cômodo; qualidade do que satisfaz plenamente, por sua adequação, utilidade ou conveniência, aos fins a que atende.

Essa definição tem forte ligação com o que sempre escrevo e falo em aulas, ou em lives no “novo normal”. Devemos nos reinventar, renovar, ter novos conceitos e atender de forma diferente o nosso Cliente e os novos Clientes que irão surgir.

Entre várias possibilidades, com a pandemia ficou forte um serviço já existente, mas pouco praticado, o serviço de ir buscar o carro na casa ou local de trabalho do Cliente, trazê-lo para a oficina para o devido reparo, e depois entregá-lo na casa ou local de trabalho do Cliente. É uma comodidade ao consumidor que pode ser cobrado ou feito de forma gratuita, mas que traz para dentro da empresa o serviço, o faturamento e claro, o Cliente adora!

O Cliente gosta muito de comodidade, gosta de ser mimado, mesmo que seja mais caro!

Em grandes centros, onde o trânsito representa uma grande perda de tempo, você como gestor pode oferecer esse serviço de leva e traz para o seu Cliente já cadastrado e onde já exista uma relação de confiança, afinal de contas, há muitos casos em que o Cliente nem está presente no momento da retirada e entrega do carro, pois ele pode estar dando aula online e deixa a chave com um funcionário, ou com o porteiro do condomínio, portanto esse tipo de serviço para um “novo” Cliente ou um pedido por telefone pode ser um pouco arriscado.

Também existe a opção de guincho, sim, é mais uma forma de serviço leva e traz para carros de alto valor, de colecionador ou da linha Premium, em que valha a pena ter ou fazer parceria com um serviço de reboque para ir buscar e depois entregar o carrão ao Cliente. Em cidades menores, a ideia da carona para o Cliente também funciona bem, mas como comodidade não faz mal a ninguém, e estamos em uma época em que pelo telefone, hoje um microcomputador de mão, se compra, se paga e recebe qualquer coisa em casa, o serviço leva e traz é como um delivery para serviços automotivos.

Oferecer aos Clientes o serviço de leva e traz requer regras para valer a pena para a oficina.

Quando citei que esse serviço requer já uma relação de confiança com o Cliente é porque devemos já entender as suas necessidades e que se trata de um orçamento já pré-aprovado. Já pensaram todo o trabalho e esquema montado de ir buscar o carro e na hora de passar o orçamento o Cliente não aprova? É um risco que não devemos correr! Portanto um serviço desse para uma simples troca de óleo vai ter um custo alto para a oficina, mas para uma revisão, um serviço de suspensão e freios, vai valer a pena.

Os clientes estão utilizando menos serviços de táxi ou motorista por aplicativo.

Tenho aplicado uma forma mais tranquila no serviço leva e traz, com bons resultados, que ao invés de ir em duas pessoas da oficina buscar o carro do Cliente, utilizando o carro da oficina, e depois ao final do dia ir entregar em duas pessoas novamente, ao ser agendado o serviço com o leva  e traz, perguntamos ao Cliente se podemos deixar um carro da oficina na vaga de garagem de seu carro, assim vai apenas um colaborador da oficina dirigindo o nosso veículo, ele faz a troca pelo carro do Cliente, e no final do dia, vai entregar o carro revisado e de lá já vai para sua casa com o carro da oficina, ou seja, é uma forma otimizada de fazer o serviço leva e traz. Antes da pandemia tínhamos um carro para este serviço, agora temos dois carros da oficina.

CONCLUSÃO

O serviço leva e traz é uma forma de melhor atender seu cliente, ainda mais neste ano de 2020, com a pandemia do coronavírus Covid 19, em que as palavras reinventar e novo normal foram essenciais, mas tem mais novidades!
Há clientes que estão com medo de sair de casa, ainda mais quem é do grupo de risco ou mora com pessoas de idade ou com problemas de saúde.

Há clientes que estão no home office, e estão trabalhando mais que o antigo normal.

Há clientes que deixavam o carro para reparo na oficina e iam embora para sua residência ou trabalho de serviço de táxi ou por motorista de aplicativo. E agora não usam mais, por não se sentirem seguros.

Portanto, são várias as possibilidades e grande tendência dos clientes utilizarem cada vez mais o serviço leva e traz.

Se prepare, se programe, faça o planejamento deste serviço e depois divulgue, sempre com regras bem definidas, como agendamento prévio de um ou dois por dia, raio em km de cobertura para não ter que atravessar a cidade por horas, horários de funcionamento.

Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

Comentários