Oficina Brasil


AULA 15 – Mídias digitais na oficina

A propaganda boca a boca ainda é a mais barata e mais eficiente, mas não podemos esperar o cliente chegar pois “quem não é visto não é lembrado!”

Compartilhe
Por Pedro Luiz Scopino


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

 

Caro amigo empresário e mecânico de automóveis, peço um pequeno favor, saia pela porta da oficina mecânica, vá até o outro lado da rua ou da avenida, fique de pé na calçada e de costas para a oficina, respire fundo por alguns segundos, feche os olhos, respire novamente, abra os olhos, agora vire-se 180º e olhe bem para a oficina!

O que você está vendo? Lhe agrada? Você vê uma fachada pintada ou com azulejos ou pedras bem legais? Você enxerga que ali é uma Empresa de Reparação Automotiva, você sabe quais serviços ali são executados? Você vê facilmente uma placa, o telefone ou site da empresa? Não tem manchas de óleos e fluidos na sarjeta da calçada? Tem pelo menos carros para serem consertados lá dentro?

Caro amigo, se pelo menos a última pergunta teve resposta SIM, no mínimo podemos afirmar que tem carros para serem reparados dentro desta oficina.

Agora imaginem se todas as outras respostas também fossem SIM! Seria maravilhoso!

O que são mídias sociais?

Com um custo muito baixo é possível ter "ferramentas de mídias sociais" que são sistemas projetados para possibilitar a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Elas possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa com boa imaginação, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição, antes esta atividade se restringia a grandes empresas.

Então nesta aula sobre gestão, abordaremos o tema Mídias Digitais, pois além de ter uma fachada limpa, pintada, com placa de identificação, placa com os serviços efetuados e horários e dias de funcionamento telefone e site, é preciso nos dias atuais sair do seu “quadrado” ou da sua “quadra” do seu bairro.

E é exatamente isso que as mídias sociais fazem, além de atingir quem já é seu cliente, já conhece seus bons serviços, pessoas de outro bairro, de outras cidades, ou até mesmo de empresas vizinhas à sua oficina, ou aquele motorista que sempre passa na rua de trás da oficina, pois estas pessoas e possíveis clientes podem te conhecer, conhecer seus serviços, conhecer sua empresa!

Mas é muito fácil vermos no Brasil a seguinte situação:

Oficina mecânica não tem placa na fachada.

Não tem site, ou o site não tem versão mobile (fácil visualização no smartphone), não tem conta no facebook, não usa o Instagram, não acessa os e-mails, não tem agendamento online ou mesmo off line, enfim, são muitas as opções e algumas mídias que ainda nem citei e outras que surgirão.

Mas quem vai cuidar disso tudo?

E se você não tem tempo ou mesmo intimidade para esta gestão das mídias digitais? Pode contratar uma empresa para isso, em contratos por período determinado você pode ter bons resultados. E temos já excelentes opções voltadas para o mercado automotivo, com uma empresa com grande experiência no nosso mercado, como o GUIA Oficina Brasil com suas opções de marketing digital cooperado com parceiros do mais alto escalão (empresas do nosso setor).

CONCLUSÃO

Veja a empresa do lado de fora, como se você fosse um cliente que passou na frente da oficina, afinal de contas, não adianta investir em mídias sociais se ao chegar na rua da oficina este futuro cliente não encontra a numeração ou mesmo uma placa de identificação.

Crie procedimentos de atendimento ao telefone:

Nome da oficina + Bom dia (ou boa tarde ou boa noite) e o nome do atendente.

Responda e-mails em horário comercial no máximo em 1 hora.

Acompanhe diariamente os comentários e perguntas nas suas mídias digitais.

O investimento em mídias sociais é valioso, atinge um nível altíssimo de pessoas e é mais barato e normalmente mais eficiente que uma panfletagem.

Poderemos ter os seguintes tipos de comunicação nas mídias digitais:

Blogs: Blogger, Wordpress, Tumblr

Microblogs: Twitter, Pownce; Snapchat

Redes sociais: Facebook, LinkedIn, MySpace, Google+, Youtube

E tenha controles sobre o retorno do investimento, pode ser um público diferente com outros hábitos de consumo, por isso postagens diárias são necessárias, chamadas novas a todo tempo são necessárias, fotos com serviços em carros especiais, scanners automotivos, chão brilhando, osciloscópio em utilização ou modelos premiuns ajudam muito.

Mas não se esqueça que tem cliente que lê panfletos, adora um cartão de visitas, de receber uma cartinha de aniversário ou felicitações de Natal e Ano Novo e de uma boa indicação boca a boca.

Objetivo Final

Valor de Venda da Hora de Mão de obra

Aula 16

Quadro de Avisos

Aula 17

Regimento interno

Aula 18

Seleção e Contratação

Abraços a todos, até o próximo mês e $UCE$$O!

Scopino.


Sobre o autor

Mecânico de Autos Profissional, Bacharel em ADM de Empresas, diretor da Auto Mecânica Scopino, professor do Umec e da TV Notícias da Oficina VW, integrante GOE e dos Mecânicos Premium, ministra treinamentos e palestras por todo o Brasil.

scopino@automecanicascopino.com.br

Comentários