Oficina Brasil


FATEC conquista a primeira colocação em competição de eficiência energética

Unidade de Santo André (SP), destinada à formação de técnicos automotivos, desbanca favoritismo de tradicionais faculdades de engenharia e vence na categoria dos veículos elétricos

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Veículo Jarvis Mark II, campeão na categoria de propulsão elétricaReclamar da mão de obra tonou-se um lugar comum entre os empresários brasileiros, inclusive os do setor de reparação independente, que criticam a falta de profissionais capazes de exercer até as funções mais simples em uma oficina mecânica. A fim de atenuar esta carência, diversas instituições vêm desenvolvendo, ou readequando, cursos que têm como objetivo a formação de um profissional apto a atuar especificamente na reparação veicular. O SENAI-SP, por exemplo, uma das principais instituições de formação profissional do país, modificou o currículo do seu curso técnico a fim de adequá-lo à demanda das oficinas de reparação. Já a FATEC-SP, por outro lado, desenvolveu um curso a partir do zero com o foco especificamente nas oficinas de reparação. E embora a primeira turma ainda não tenha se formado, é possível dizer que a escola já colhe os primeiros frutos da iniciativa, pois recentemente ela foi campeã da 11ª edição da tradicional Maratona de Eficiência Energética promovida pela Renault do Brasil, disputada por aproximadamente setenta instituições de ensino de todo o país.

Mesmo competindo contra renomadas faculdades de engenharia, a turma da FATEC Santo André, formada por alunos do curso de Mecânica Automobilística e Eletrônica Automotiva, sob a supervisão dos professores Fábio Delatore e Luiz Vasco Puglia, obteve o primeiro lugar na disputa entre os veículos de propulsão elétrica e a décima segunda entre os motores a combustão interna.Projeto foi desenvolvido no computador através de softwares CAD

Átila Paulino, colaborador do jornal Oficina Brasil e aluno do curso de Mecânica Automobilística da FATEC-SP Santo André, conta que a vitória foi uma grande surpresa para todos os envolvidos, já que foi apenas a segunda participação da escola nesta competição. Átila relata que o desenvolvimento dos dois veículos ocorreu principalmente nos fins de semana e nos intervalos entre as aulas, e contou com aproximadamente trinta alunos dos dois cursos.

“Tanto o veículo elétrico quanto o que utiliza motor de combustão interna compartilham a mesma estrutura básica, concebida com auxílio de softwares CAD/CAE e construída basicamente com tubos de aço perfurados e chapas metálicas, mesmo assim, o peso final do veículo é de 23 kg, inferior ao de muitos competidores que utilizaram materiais mais leves na construção”, diz Átila.

Vencer uma competição desta importância, disputada por diversas instituições renomadas de ensino superior, serve para provar que o nível de conhecimentos necessários a um reparador automotivo cada vez mais se aproxima ao exigido de um engenheiro. Além disso, esta conquista coloca a FATEC-SP Santo André em posição de destaque entre as escolas dedicadas à formação da mão de obra destinada ao setor da reparação automotiva.

 

Comentários