Oficina Brasil


Tramontina investe na relação com o reparador para se tornar líder de mercado

Novas tecnologias, produtos personalizáveis, linha completa para atender as necessidades das oficinas independentes e ações inovadoras fazem parte da estratégia de crescimento da empresa

Compartilhe
Por Anderson Tomé


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Genuinamente brasileira, a Tramontina iniciou sua trajetória de sucesso em 1911, como uma pequena ferraria no Sul do Brasil, na cidade de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul. Hoje, a empresa produz mais de 18 mil itens em dez fábricas no país: oito no Rio Grande do Sul, uma em Belém do Pará e outra em Recife, Pernambuco.


A fábrica que recebeu o jornal Oficina para a entrevista foi a unidade de Garibaldi. Localizada na Serra Gaúcha, esta planta é especializada na produção de duas linhas de ferramentas distintas: a Master (construção civil) e PRO (manutenção industrial e automotiva).

Com uma área de 65.000 m2 a fábrica é responsável por produzir itens como martelos, machadinhas, chaves de aperto, chaves de fenda, alicates, torquímetros, formões, plainas, níveis serras, serrotes, entre outros.

Felisberto Francisco Moraes é o diretor comercial da unidade Tramontina Garibaldi. Em 1977, aos 24 anos, assumiu a posição, e a ocupa até hoje. Há 46 anos na empresa, possui uma trajetória extensa dentro da Tramontina. Sua carreira se iniciou como Office Boy, para posteriormente passar por várias atividades no processo produtivo, além dos setores de compras e exportação.

Com formação acadêmica de Técnico Contábil, Felisberto, de 60 anos, destaca o desafio de posicionar a Tramontina Garibaldi como uma importante fabricante de ferramentas: “Passamos por todas as fases que uma indústria que começou suas atividades em 1963 precisava passar. Produzíamos ferramentas manuais com processos muito incipientes, mas que ao longo dos anos foram se transformando até chegar ao nível de excelência que almejávamos”, disse.

“Hoje produzimos uma gama de mais de quatro mil ferramentas, sendo uma significativa parcela destinada à reparação automotiva, com soluções exclusivas para atender a demanda deste segmento, que aumenta ano após ano”, encerrou.

Famosa por seu talheres e panelas, a Tramontina vem crescendo desde que entrou no segmento automotivo, em 2000. E o objetivo da empresa está bem claro: Quer tornar-se líder de mercado no Brasil. Para isso, tem investido em tecnologia, novas ferramentas e uma linha de produtos que atenda todas as necessidades dos reparadores.

Simultaneamente, está acontecendo um grande e substancial investimento para o desenvolvimento das linhas dos organizadores e MFS. O projeto prevê a criação de uma fábrica específica apenas para este produto.

Com crescimento na ordem de 20% em relação a 2012, a Tramontina Garibaldi projeta os mesmos 20% de crescimento para 2014, com mínimo de 15%. E para isso, apoia-se em sua presença no segmento automotivo.

Relacionamento com o reparador independente
“A Tramontina é ativa em relação a este assunto”, afirma Felisberto, para então falar da estrutura da empresa, que conta com 16 promotores técnicos em todo o Brasil, que acompanham a rotina dos clientes industriais da empresa, mas que tem o foco voltado para o reparador independente. “Somos uma das poucas empresas do Brasil que consegue entregar uma solução completa para as oficinas”, contou.


Felisberto se referia ao sistema MFS (Sistema Modular Flex System), que permite a personalização do organizador desde a quantidade de gavetas, quais as ferramentas que vão compor o carro, a posição estratégica dentro destas, e se desejar, as ferramentas também podem ser personalizadas com o nome, seção e cor.

“A fábrica de ferramentas automotivas da Tramontina aqui em Garibaldi (RS), foi pioneira ao criar este projeto que é um de nossos diferencias e tem ajudado substancialmente nosso crescimento no segmento, tanto que outras empresas estão se inspirando em nossa linha”, revela Moraes.

Show Room Móvel
A Tramontina ainda criou uma van (parte de um piloto), e que foi montada a partir deste projeto (MFS), como uma ação para chegar até os reparadores e promover o acesso e compreensão do projeto.

A empresa adquiriu outras três vans que até o final do ano estarão prontas e disponíveis para visitar oficinas mecânicas e os reparadores independentes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Recife, com as pretensões de que em breve se estenda por outras capitais brasileiras.

Com um promotor técnico da Tramontina dentro, o veículo realiza visitas nas oficinas para divulgar o sistema MFS e demonstrar como o reparador pode montar e planejar sua oficina utilizando os organizadores da Tramontina. E até mesmo uma unidade de assistência técnica móvel, indicada para centros automotivos 24 horas.

Além disso, quando a van (chamada de show room móvel) é aberta, torna-se possível ter uma dimensão da linha de ferramentas da Tramontina, pois é feita a demonstração da performance de cada item e também deixada amostras para testes com o público.

Ainda através dos seus 16 promotores técnicos, a Tramontina promove treinamentos para orientar os reparadores quanto à correta utilização das ferramentas. Utilizando uma das vans em sua região de atuação, o representante da marca pode dividir o treinamento em módulos para explicar os diferenciais, o processo de produção e o controle de qualidade da linha de ferramentas automotivas.

Para o diretor comercial da Tramontina, estas sim são ações ativas da Tramontina junto ao público do setor, porque assim é possível alcança-los através de ações diferenciadas, como por exemplo, a que é chamada de “Pro Usuário”, em que o reparador já sabe o preço final que vai pagar por uma composição da Tramontina (pré-definida pela fábrica). Caso deseje mudar as configurações, o preço varia de acordo com suas escolhas.

Este processo é um formato que ajuda o usuário a escolher o produto que atende suas necessidades e que está de acordo com seu orçamento. A única dúvida é qual representante escolher para realizar a compra, pois a rede autorizada atende todo o Brasil.

Atualmente, a Tramontina está trabalhando no processo de ampliação deste modelo, e o próximo passo é oferecer às oficinas mecânicas e aos reparadores soluções completas de móveis, como painéis com ferramentas, bancadas, armários e toda a solução para organização e facilitação de utilização, assim como o trabalho do reparador independente.

Comunicação com o reparador
A Tramontina desenvolveu um site específico para realizar a comunicação com os reparadores e prestar o suporte técnico da linha PRO: www.tramontina.com/pro.

Através dele, seus clientes podem obter informações sobre parte técnica, garantia, calibrações ou segurança e certificados para outras ferramentas além dos torquímetros.

Para as ferramentas automotivas, todo o contato é feito via site. Existe uma área dedicada para o pronto atendimento, e no máximo em 24 horas a solicitação é respondida.

Além disso, os 16 promotores técnicos são responsáveis por formar um mailing com os dados dos reparadores que atendem, para que a comunicação também aconteça através de uma newsletter, enviada mensalmente, que contém informações sobre produtos, lançamentos, eventos e novas tecnologias.

Outra forma de relacionar-se com seu público alvo é através de feiras e eventos do setor. A Tramontina esteve presente, com estande de destaque tanto na Automec, quanto em outras feiras do setor automotivo, onde além de expor sua linha de ferramentas automotivas, realizou palestras e demonstrações práticas de utilização.

De acordo com Feliberto, a empresa investe muito na comunicação sobre o uso correto das ferramentas: “O mau uso é a principal causa de acidentes”. A Tramontina disponibiliza para seus clientes um vídeo educativo quanto ao uso das ferramentas e um manual em forma de gibi com linguagem descontraída, apenas para explicar a correta aplicação de suas ferramentas e formas para evitar acidentes.

Estratégias para crescimento
Segundo disse Felisberto, uma das estratégias para 2014 é dar mais visibilidade para a Tramontina investindo em publicidade. Além disso, a empresa está intensificando ações dirigidas para grandes usuários, como por exemplo, redes de concessionárias, montadoras, fábricas e indústrias.

Uma vez que grandes players já contam com seus fornecedores definidos, a ideia é oferecer atendimento diferenciado a cada um, como por exemplo, oferecer organizadores e ferramentas na cor da marca, nome da linha de montagem e etc.

Diferencial em Torquímetros
A Tramontina oferece uma ação diferenciada quando o reparador precisa de um torquímetro. Junto com o equipamento é entregue o certificado de calibração, emitido pelo próprio laboratório da Tramontina, que é reconhecido pela área metrológica do Rio Grande do Sul.

A empresa oferece uma ampla gama de torquímetros, todos certificados e calibrados pelo laboratório da Tramontina. Isso exclui a necessidade de certificação em outros institutos, como acontece usualmente quando o reparador adquire um torquímetro de outra marca, eliminando um gasto no orçamento da oficina.

A Tramontina também busca aumentar sua visibilidade dentro dos pontos de vendas: “Nossa política é padronizar e realizar a organização do ponto de venda. A Tramontina fornece para os distribuidores o móvel com identificação da marca, imagens ambientadas e temáticos de acordo com o ramo de atuação, além da testeira”, disse Tiago Beal, técnico comercial.

Outro destaque da Tramontina é a constante inovação em novas tecnologias e atualização de equipamentos para melhorar o desenvolvimento e o processo de fabricação dos seus produtos, baseados em estudos e análises feitas no CIPeD.

Centro de inovação, pesquisa e desenvolvimento
Criado com o objetivo de assegurar qualidade e segurança no desenvolvimento de seus produtos, a Tramontina Garibaldi possui um moderno Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPeD), que conta com diversos laboratórios capazes de realizar testes metalográficos, de resistência mecânica, de isolação, de torque, ciclos de vida útil, entre outros testes necessários para a produção de suas ferramentas.

Para garantir ainda mais qualidade, a Tramontina Garibaldi conta com laboratórios de torque e isolação elétrica reconhecidos pe­la rede metrológica do RS, onde as linhas de torquímetros e ferramentas isoladas IEC 60900 pas­­sam por testes de qualidade.

 

Comentários