Oficina Brasil


Tramontina aposta em seu amplo portfólio e suporte especializado como principais diferenciais no segmento automotivo

Neste mês nosso papo exclusivo foi com Felisberto Moraes, Diretor da Tramontina que falou sobre as divisões da empresa, os diferencias da linha PRO, o desenvolvimento dos lançamentos da marca e muito mais!

Compartilhe
Por Wellyson Reis


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Tramontina aposta em seu amplo portfólio e suporte especializado como principais diferenciais no segmento automotivo

Oficina Brasil Mala Direta: A Tramontina está entre os maiores grupos industriais do país, atua em diferentes segmentos de mercado e tem uma forte presença no mercado internacional. Conte-nos um pouco sobre a empresa e suas divisões.  

Felisberto Moraes: Fundada em 1911, a Tramontina iniciou como uma pequena ferraria no Sul do Brasil, na cidade de Carlos Barbosa (RS), e hoje produz mais de 18 mil itens em dez fábricas no país – oito no Rio Grande do Sul, uma em Belém (PA) e outra em Recife (PE). Atualmente, conta com mais de 8,5 mil colaboradores que trabalham nas mais diversas áreas e fábricas da empresa. Juntos, esses profissionais assumem o compromisso com a qualidade, respeito à natureza e à responsabilidade social, marca registrada da Tramontina. 

Sinônimo de tradição e confiança por 108 anos, a empresa está entre as marcas mais lembradas na cabeça dos brasileiros. Além disso, leva seus produtos, todos com a marca brasileira, para mais de 120 países, seja por meio de utensílios e equipamentos para cozinha, eletros como fornos e cooktops, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, veículos utilitários, construção civil, além de materiais elétricos e móveis de madeira ou plástico. 

O parque fabril da Tramontina é considerado um dos mais modernos do Brasil. A empresa aposta em soluções tecnológicas para otimizar a produtividade e reduzir custos. 

JOB: Tendo essa atuação global e enfrentando concorrentes em vários mercados, qual tem sido a abordagem estratégica da Tramontina para conquistar e manter posições nos mercados em que atua? 

FM: A Tramontina investe continuamente em atualização tecnológica dos meios de produção, pesquisa, desenvolvimento de novos produtos e no controle de qualidade. Todos os produtos da Tramontina seguem um rigoroso controle de qualidade e de fabricação, especialmente no que diz respeito à segurança, resistência e a precisão do produto.  

A linha de ferramentas é validada pelos laboratórios do Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPeD) localizado junto à unidade fabril. O laboratório próprio agrega agilidade e qualidade ao processo de produção dentro dos mais rigorosos padrões exigidos pela legislação, possui o reconhecimento de competência técnica na área de calibração de torquímetros e isolamento elétrico, junto à Rede Metrológica do Rio Grande do Sul. Esse reconhecimento técnico atende a todos os quesitos e procedimentos de laboratórios prescritos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005. 

Além disso, neste ano, já estão sendo implementadas melhorias na produção de organizadores metálicos, organizadores plásticos, brocas e na ampliação da linha de ferramentas automotivas especiais. 

OB: Alguns dos segmentos de atuação da Tramontina são extremamente competitivos e contam com participantes bastante tradicionais como no caso de ferramentas profissionais, que hoje é ocupado por diferentes players, com diferentes propostas de valor como qualidade, preço, durabilidade etc. Neste segmento específico, qual foi o caminho escolhido pela Tramontina?   

FM: A Tramontina conta com três linhas de ferramentas, desenvolvidas com toda a qualidade e peculiaridade que cada segmento exige. Para o segmento automotivo, existe a linha Tramontina PRO, desenvolvida para trabalhos de alta performance, que conta com mais de 4.000 ferramentas e organizadores em seu portfólio, para diversas aplicações.  

Um dos grandes diferenciais da Tramontina PRO é uma equipe de 16 promotores técnicos, que oferecem suporte especializado nas diversas áreas em que essa linha de ferramentas está inserida. Os profissionais realizam visitas, ministrando treinamentos, apresentando e demonstrando a linha, e também auxiliando como consultores em projetos que otimizam e melhoram a organização nas oficinas, com organizadores modulares e ferramentas específicas para cada aplicação. 

OB: Com o desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos as oficinas terão necessidade de ferramentas para trabalho com alta tensão, quais as opções que a Tramontina oferece para este tipo de aplicação específica? 

FM: A Tramontina PRO possui uma linha de ferramentas isoladas que oferece total segurança para quem trabalha com eletricidade. Os produtos seguem os padrões de fabricação e controle da norma internacional IEC 60900 (equivalente à europeia EN 60900) e requisitos da NR 10. São indicados para atividades em baixa tensão até 1.000 Volts em corrente alternada, e 1.500 Volts em corrente contínua. 

No mix estão desde chaves fixas, combinadas, estrelas e ajustáveis, soquetes e acessórios, alicates, chaves de fenda e canhão, mini arco de serra, facas desencapadoras de cabos e maleta específica para manutenção de automóveis híbridos e elétricos. Para garantir total segurança aos usuários, a Tramontina testa 100% das peças fabricadas. Elas são submetidas a rigorosos testes de qualidade e de isolação elétrica de 10.000 Volts em corrente alternada. O certificado de isolação fica disponível no site da Tramontina PRO: https://tramontina.com/200-ferramentas-industriais/certificados  

OB: No site da Tramontina (www.tramontina.com.br) existe uma seção específica de ferramentas para a manutenção automotiva, como é feito o desenvolvimento e lançamentos de produtos para este segmento? 

FM: A Tramontina PRO possui em sua linha ferramentas específicas, divididas por segmento de aplicação: escapamento, injeção, sistema de ignição, direção, suspensão, arrefecimento, polias de comando, pistão, freio, rodas, lubrificação, combustível, lanternagem, chapeação, painel e iluminação. 

A empresa busca excelência em todas as etapas do desenvolvimento de produto e está sempre atenta às inovações do mercado, tanto para materiais como novos conceitos de produtos. Todo o desenvolvimento é feito seguindo procedimentos de qualidade rigorosos e as normas nacionais e internacionais.  

O setor da empresa que contribui decisivamente para que os novos produtos tenham todos os atributos necessários para um bom desempenho é o CIPeD – Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da Tramontina. O centro conta com diversos laboratórios capazes de realizar testes metalográficos, de resistência mecânica, de isolação, de torque, cíclicos de vida útil, entre outros testes necessários para a validação de ferramentas. 

Periodicamente, a empresa realiza a atualização do seu portfólio de produtos, realizando novos desenvolvimentos e aprimorando alguns que já se encontram em linha. Em 2019 foram lançados aproximadamente 150 novos itens dentro da linha Tramontina PRO. 

OB: Quais são os diferenciais das linhas de produtos Tramontina? 

FM: A Tramontina Garibaldi possui três linhas de ferramentas, divididas por segmento de atuação. Cada linha é desenvolvida para suprir as demandas e necessidades do seu mercado.  

Tramontina PRO - ferramentas projetadas para trabalhos de alta performance dos segmentos: industrial, automotivo, elétrico, agrícola, offshore, aeronáutico, entre outros. As principais matérias primas utilizadas nesta linha são o aço liga cromo vanádio e o aço liga cromo molibdênio, que agregado ao tratamento térmico diferenciado, tem o objetivo de gerar mais durabilidade e resistência aos produtos, atendendo assim, as necessidades das aplicações mais exigentes. A linha oferece soluções completas como organizadores modulares e personalizáveis, martelos e marretas ultrafortis, linha de ferramentas isoladas, ferramentas automotivas especiais, e muito mais.  

A Tramontina PRO conta com uma linha de Ferramentas Automotivas com diversos itens específicos, divididos por segmento de aplicação. Possui a solução completa em organizadores modulares, que permite a personalização das oficinas, otimizando espaços e deixando tudo organizado. Entre os itens estão armários, painéis, bancadas, estantes e carros de ferramentas, totalmente fabricados no Brasil. Na parte de ferramental são mais de 4.000 ferramentas divididas por segmento de aplicação, que podem ser acondicionadas em berços de EVA, e cada peça, personalizada com o nome da oficina ou profissional. 

Tramontina Master - ferramentas profissionais para a construção civil, desenvolvidas especialmente para profissionais como: pedreiros, eletricistas, carpinteiros, encanadores, serralheiros, marceneiros, entre outros. A linha oferece soluções completas em martelos, alicates, torqueses, serrotes, ferramentas elétricas, brocas, discos abrasivos e muito mais. 

Tramontina Faça você mesmo – ferramentas para uso doméstico e pequenos reparos. 

OB: Sabemos que além de todo o trabalho de pesquisa e desenvolvimento, engenharia, produção e comercialização, um dos pontos importantes nos segmentos profissionais é o treinamento sobre o uso e aplicação correta dos produtos. Quais os esforços da Tramontina em treinamento e capacitação de profissionais? 

FM: A Tramontina PRO conta com uma equipe de 16 promotores técnicos que oferecem o suporte especializado nas diversas áreas em que essa linha de ferramentas manuais está inserida. Estes profissionais realizam visitas ministrando treinamentos, apresentando e demonstrando a linha, e também auxiliando como consultores em projetos que otimizam e melhoram a organização nas oficinas, com organizadores modulares e ferramentas específicas. 

Para completar a estrutura de promoção técnica, a marca conta com showrooms móveis, repletos e organizadores e ferramentas, que circulam pelo território brasileiro. São vans identificadas com a marca, com a linha completa de ferramentas, permitindo que o usuário conheça de perto a variedade e qualidade da Tramontina PRO. 

A solicitação de visita técnica e treinamento é feita pelo site da Tramontina PRO: https://www.tramontina.com.br/200-ferramentas-industriais/visita-tecnica  

OB: Além do ingresso dos veículos híbridos e elétricos, quais outras tendências de mercado vocês enxergam como potenciais disrupções no segmento de ferramentas? Neste sentido, existe algum desenvolvimento conjunto entre a Tramontina e as montadoras de veículos? 

FM: Nos últimos anos, está se tornando cada vez mais forte o trabalho de personalização e organização em oficinas do setor automotivo, de concessionários e redes de oficinas. Por isso, a Tramontina PRO conta com a linha de Organizadores Modulares e o Sistema para simulação 3D.  

Com o Sistema, é possível escolher os móveis, personalizar a cor dos organizadores, escolher as ferramentas, gravar o nome do profissional ou setor em cada peça, além de escolher a posição dos organizadores no espaço de trabalho. Para criar projetos online de forma rápida e fácil, a Tramontina PRO oferece o simulador 3D no site, através do link: tramontina.com/pro3d.  

OB: Fique à vontade para deixar um recado aos nossos leitores. 

FM: Aos profissionais do segmento automotivo, que já conhecem ou estão conhecendo a Tramontina PRO, asseguramos o compromisso da marca em desenvolver novos produtos, sempre pensando na melhor experiência do consumidor, prezando pela qualidade, e o mais importante, com a garantia de uma marca brasileira, que investe no país, nas pessoas e na comunidade onde está inserida. 

Comentários