Oficina Brasil


Takao conta como encara os desafios do mercado aftermarket e um pouco de sua trajetória

Em uma conversa exclusiva, André Niero, CEO da Takao, relata sua trajetória na empresa, o crescimento da marca, a importância do reparador para o desenvolvimento da empresa e as novidades para o setor automotivo!

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Conte um pouco de sua trajetória profissional até os dias atuais à frente da Diretoria da TAKAO? Tive o grande privilégio de atuar em diferentes corporações, segmentos e culturas. Passei pela indústria farmacêutica, por educação, tintas e também tive a chance de empreender montando uma start up no modelo de marketplace na área de moda.

De um lado os desafios das grandes multinacionais com projetos globais, do outro a incrível velocidade e a flexibilidade de uma empresa que ainda busca seu MVP. Hoje me sinto muito bem e motivado para encarar a jornada de tornar a Takao a maior marca do mercado de Aftermarket automotivo e também um lugar espetacular para trabalhar, aprender e transformar!

Conte-nos um pouco da história da TAKAO, uma empresa relativamente nova contando com 20 anos de mercado. 

Sinto muito orgulho da nossa empresa ter começado pelas mãos de uma mulher. A Fátima Soares iniciou com uma retífica e logo percebeu a grande oportunidade e prover peças para motores. No início importava as peças e o foco principal era a linha de carros importados.

Mas logo viu que havia um grande espaço para desenvolver e fabricar, iniciando assim uma nova fase de forte crescimento e construção da marca.

Nestas duas décadas já somos a 2ª marca mais conhecida e utilizada pelos mecânicos. Somos uma empresa de alma simples e próxima dos nossos parceiros. Recentemente assinamos com o SENAI Brasil uma parceria para levarmos formação de alto nível para mecânicos e retificadores. Acreditamos que juntos com nossos parceiros, autopeças e distribuidores temos a missão de impactar todo nosso ecossistema. 

A TAKAO está inserida no segmento, até então, dominado por empresas “tradicionais”. Esta opção por este nicho obedece a uma oportunidade percebida neste segmento e ajuda a explicar o rápido crescimento da empresa?  

Exatamente. A origem e a essência da empresa estão justamente na percepção de que precisamos conectar o mecânico à melhor solução! Por outro lado, cuidamos muito dos canais de abastecimento e disponibilização das peças e assim, temos uma variedade de produtos que atende a 23 famílias de peças para o motor. Cobrimos 94% dos modelos de linha leve e diesel leve do mercado. 

Nossa vocação está apoiada em dois grandes pilares: a excelência e qualidade em tudo o que fazemos e entregamos, e na proximidade com o canal e aplicador.

A TAKAO atua com produtos de linha leve e pesada? Qual o percentual de participação em vendas de cada segmento?

Hoje nossa atuação vai de automóveis da linha leve até diesel leve (pick ups e vans), com uma presença muito forte.

Decidimos não participar da linha de diesel pesada por entender que há particularidades muito diferentes neste mercado. 

Quando falamos de peças “internas” de motor o cliente primeiro seria a retífica correta? Porém dados da CINAU indicam que 80% das oficinas mecânicas praticam o “fechamento de motor”. Como a TAKAO avalia a participação da retífica e oficinas no mercado de reposição de peças internas de motor?

A oportunidade de mercado está para ambas. Acreditamos que há uma influência e uma integração muito grande entre elas, por isto seguimos investindo e temos planos de aproximação e serviços tanto para as Retíficas como para as mecânicas que trabalham motores. 

Um dos grandes desafios do mercado de reposição é o crescimento exponencial de aplicações (SKUs), a TAKAO encara esta realidade como um problema ou uma oportunidade? 

Obviamente a “cauda longa” de SKUs é sempre mais complexa para gerir. Portfólios enxutos são mais gerenciáveis.

Contudo, voltando a citar a vocação de TAKAO, que é ser a melhor solução para o aplicador, essa solução passa por termos o mais completo mix de peças para motores de carros nacionais e importados.

Com isto trabalhamos fortemente em nossa estratégia produção e abastecimento, para mitigar os riscos de altos estoques, oriundos dessa cauda longa. Afinal assinar PENSOU MOTOR, PENSOU TAKAO, não é pra qualquer um rsrsrs!

No processo decisório da compra do reparador bem acima do preço estão os fatores como confiança na marca e qualidade.

Como a TAKAO enfrenta o desafio de ser percebida como uma marca de confiança\qualidade junto ao público profissional, seja na retífica ou na oficina?

Não há problema em ter problema! A grande questão é como você os enfrenta! Todas as marcas já passaram ou passam por desafios. Nós decidimos sempre tratar de frente, ouvindo nossos clientes e trabalhando duro para melhorar quando é o caso. 

No passado tivemos, por exemplo um problema com bronzinas. Acusamos “o golpe” e tratamos de melhorar nosso processo de fabricação. 

Hoje já com mais de 5 milhões de carros rodando com peças Takao, temos um dos índices de retorno mais baixo do mercado. Com apenas 0,3% de retorno em garantia, estamos empatados com as marcas que equipam os carros saídos das montadoras.

Ainda na esteira da pergunta anterior, como funciona a parte de “serviços ao cliente” (assistência técnica e treinamentos) nas estratégias de mercado da TAKAO? 

Estão no topo da nossa estratégia. Temos ainda uma “tropa de Elite”, que são nossos técnicos de campo que visitam mensalmente mais de 3.000 retíficas e oficinas. Queremos ouvir e estar próximos sempre... 

A cadeia comercial do mercado de reposição nos últimos anos sofreu mudanças radicais com o surgimento de novos players como atacarejos, distribuidores nacionais vendendo direto para oficinas, distribuidores regionais fazendo o mesmo, assim como shopping de autopeças, redes de lojas, “desmanches”, internet, etc... diante dessa nova realidade como a TAKAO escolhe seus parceiros comerciais?

Estamos obviamente sempre em busca de crescimento. E ele se dá através de dois pilares:

1. melhoria da performance de vendas, dentro dos clientes atuais – mix de produtos, estratégia de Pricing, execução no PDV.

2. busca pela positivação de novos clientes, dentro do perfil e canais que escolhemos trabalhar, trazendo assim um crescimento maior que o orgânico, para a empresa.

E recentemente fizemos o já citado projeto de GTM (modelo para ir ao mercado), onde redesenhamos os segmentos que queremos atender, dando um foco mais estratégico a cada grupo de clientes.

Falando em internet, qual a percepção da TAKAO sobre este meio como canal de vendas, pois os indicadores ainda são tímidos deste meio como opção da oficina?

A internet é sim um canal que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, acelerado pela pandemia, inclusive. O Mercado Livre tem crescido muito a venda no setor automotivo, é fato!

Na Takao acabamos tomando a decisão de concentrar nossas vendas nos canais Especialistas e Generalistas; dando a eles um pacote maior de serviços e ferramentas, que os auxilia no atendimento aos aplicadores. E, quando nossos clientes decidem também por uma estratégia de venda on-line, fornecemos toda a ajuda para se posicionarem da melhor forma, sem guerras de preços e com boa qualidade de informação técnica, imagens e principalmente disponibilidade de peças.

Recentemente observamos que a TAKAO vem utilizando o meio rádio para comunicação. Isso quer dizer que a TAKAO migrou o foco de sua comunicação para o dono do carro que compõe a maior parte da audiência deste meio? 

Assim como não dá para tomar um remédio sem prescrição médica, não dá para optar por uma peça de motor sem o mecânico. Eles são os médicos do coração do carro!

Comunicar em várias mídias é parte da construção de uma marca forte e respeitada por todos. Hoje sem dúvida mais de 90% do nosso esforço de marketing está focado na geração de demanda junto aos aplicadores e nos canais de vendas.

A CINAU, por meio do “Pulso do Aftermarket”, apontou um crescimento de 12,08% no mercado de linha leve e comercial leve em 2021. O ano que passou foi positivo para a TAKAO em termos de crescimento? 

Foi positivo sim! Crescemos 3 vezes o resultado de mercado. No caminho para a liderança temos que acabar comendo sempre uma fatia maior do bolo! 

Desde a pandemia, os reparadores estão relatando uma maior dificuldade de encontrar peças. Como a TAKAO está administrando este desafio? 

Trabalhamos com estoque de mais de 18 meses para as nossas peças, o que nos dá a possibilidade de atender aos nossos mais de 1.400 clientes em todo o Brasil, com bastante segurança de podermos oferecer a cada um deles, qualquer peça que precisarem, a qualquer momento. 

Quais os principais lançamentos e novidades da TAKAO para 2022? 

Estamos mantendo um ritmo forte de lançamentos. Somente no último trimestre foram 88 novos produtos, com isto chegaremos em 2022 novamente perto dos 400. Lembrando que 40% destes lançamentos SÓ A TAKAO TEM! Cumprindo assim nosso compromisso de ter a peça para não deixar nenhum carro parado!

Mas as novidades não param somente nas peças, vamos turbinar a Academia do Motor com a nova parceria SENAI e também novos serviços técnicos, trazendo em breve um novo APP de conexão com o Aplicador e muito mais!

Esta última não é uma pergunta, mas um espaço para o senhor transmitir sua mensagem às nossas 53 mil oficinas e quase duas mil retíficas que assinam nossa mala-direta. Fique à vontade para expressar o que quiser. 

Nós da Takao acreditamos e valorizamos muito seu trabalho. Nós somos elos da mesma corrente e por isto sentimos a responsabilidade em fazer você ter sucesso, te ouvindo e trabalhando juntos. 

Estamos dando duro por aqui para seremos sempre a MELHOR OPÇÃO para vocês. Três coisas queremos oferecer sempre:

• Encontrar aqui a peça e com alta qualidade. 

• Proximidade para ajudar sempre, sejam questões técnicas, de formação ou de gestão do negócio.

• Alma brasileira e simples para sonhar alto e sempre respeitar nossos parceiros. 

Comentários