Oficina Brasil


Novo Complexo Nakata em Extrema ganha competividade global

Em entrevista exclusiva, Carlos Moura, gerente geral de planta da Fabricante, conta os impactos para o mercado com esta importante estratégia que norteará a atuação da marca no aftermarket!

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Fale um pouco da sua carreira no setor de autopeças? 

Minha experiência profissional de 33 anos no setor de autopeças é voltada a área de manufatura, bem como vivências em fusões de empresas, startups de unidades de negócios e phase-out de planta fabril.
Minha trajetória envolve gestão total das operações fabris atendendo às áreas de produção, PCP, engenharia de processos e produto, manutenção, instalações industriais, ferramentaria, vendas, qualidade, segurança e meio ambiente.

Com o meu trabalho em gestão de fábrica, acumulei conhecimento de Lean Manufacturing aplicado em processos de usinagem, fundição, estamparia e montagem para manufatura de produtos para veículos leves e pesados, tais como: amortecedores, freios, circuitos elétricos, direção hidráulica e elétrica, cinto de segurança e airbags.

Estou na Nakata como gerente geral de planta desde 2017, onde implementei o sistema lean manucfaturing, seguindo critérios  de  Segurança, Qualidade e Produção. 

Como funciona o Complexo Nakata?

O Complexo Nakata, para nós, é uma transformação disruptiva. O projeto foi elaborado não só para manter a manufatura no Brasil, mas para competir mundialmente, atendendo padrões da indústria 4.0 e já pôde contar com todo o suporte tecnológico industrial da Randon Tech Solutions (RTS), empresa do grupo voltada à inovação e soluções em tecnologia industrial. 

Somado às inovações tecnológicas na planta, o fato de o centro de distribuição estar no mesmo complexo traz outra vantagem competitiva, que é a agilidade de transferência dos produtos da fábrica direto para o centro de distribuição, reduzindo significativamente o lead time de fabricação. 

O que muda com a transferência da fábrica para Extrema? 

Do ponto de vista geográfico, a localização de Extrema-MG é muito estratégica, pois está perto de São Paulo, como também na rota para Minas Gerais, interior de São Paulo e Rio de Janeiro. Desta forma, a cidade é um ponto importante que liga grandes centros e localidades que concentram grandes mercados.

No conjunto, manufatura mais moderna, competitiva e maior capacidade produtiva são motores para expansão no aftermarket, em outros segmentos de negócios, tanto no Brasil quanto no mercado internacional. É possível aumentar o volume produzido, complexidade de novos modelos e especificações de novos produtos, atingindo novos mercados, com a mais absoluta segurança no padrão de qualidade e atendimento. 

Esse processo da nova fábrica veio com a compra da Nakata pela Fras-le? 

Já havia necessidade de modernização do processo fabril e quando a Nakata passou a fazer parte da Fras-le o projeto ganhou impulso.  O conceito tecnológico da Randon Tech Solutions veio para oferecer robustez através de equipamentos de última geração para automatização dos processos. São os mesmos conceitos adotados em outras plantas das empresas do grupo ao redor do mundo. 

O que muda com a nova fábrica para os clientes?

A Nakata mostra mais uma vez que entende e está comprometida com o mercado de reposição, investindo em um projeto audacioso e que visa oferecer, primeiramente, agilidade no desenvolvimento e abastecimento de produtos, garantindo a peça certa, no lugar certo com amplo acesso ao mercado. O resultado de uma fábrica com equipamentos de última geração garante esta eficiência na produção, ganho de competividade e rapidez na entrega, suportando as necessidades atuais e novas demandas. A Nakata confia no potencial do mercado e na capacidade do Brasil em possuir centros de excelência de produção mundial, a exemplo de outras empresas do grupo.

Quais são os benefícios na parte prática para o mercado?

De imediato, maior oferta e redução no tempo de entrega dos produtos atuais, bem como mais agilidade na cobertura de novos modelos de veículos. Contudo, com uma fábrica mais moderna podemos acelerar nosso processo de melhoria contínua, tanto de produção, traduzida em preços mais competitivos, como para produzir novos amortecedores com inovações embarcadas já vendidos em outros mercados, tão logo estes veículos circulem no Brasil.

Qual é o impacto da produção com a nova fábrica?

A Nakata terá potencial para mais do que dobrar sua capacidade produtiva, inclusive ampliando turnos, iniciando imediatamente com efetivos ganhos em produtividade e com muitas oportunidades para atender demandas de médio e longo prazo, pensando lá na frente. O impacto é bem representativo e já estimando atender às necessidades do nosso plano de negócios no futuro.

Existe ganho de produtividade e quais itens serão fabricados? 

A nova fábrica possui equipamentos de última geração para automatização dos processos, que fazem parte de experiências inéditas da própria da Randon, como o AGV – Automated Guide Vehicle, ou seja, veículo industrial automatizado para locomoção de materiais e produtos entre as estações de trabalho da fábrica. Há também robôs no processo produtivo e de embalagem e soldagem, tudo para tornar o processo mais seguro, mais agilidade, precisão e ganho de produtividade e, por consequência, aumento da competitividade.

Hoje, a Nakata possui mais de 850 modelos de amortecedores e a fábrica está apta à produção de todos eles. Porém, alguns poucos ainda dependem de uma equação volume de demanda e escala de manufatura.  

Deixe uma mensagem da Nakata para os reparadores.

A Nakata trabalha oferecendo soluções para proporcionar aos mecânicos a melhor experiência com a marca em todos os pontos de contato ao longo de sua jornada de consumo e reafirma o seu compromisso com o mercado em oferecer produtos de alta qualidade e portfólio variado com constantes lançamentos de componentes para as linhas de suspensão, direção, freio, transmissão e motor. Também atua de forma consistente e próxima dos clientes, ouvindo as suas necessidades e entregando soluções, que vão além do produto em si. Neste sentido, nosso Serviço de Atendimento ao cliente é referência no mercado porque conta com especialistas técnicos experientes que interpretam e resolvem todas as questões importantes para o dia a dia do cliente, disponível agora também pelo WhatsApp. Além disso, somos muito preocupados com a capacitação do mecânico e investimos constantemente em cursos online, e conteúdo técnico e de formação, distribuídos em diversos canais digitais em variados formatos para que ele possa se capacitar todos os dias, da forma que preferir.  O Instagram Feras da Oficina Nakata reúne todos os serviços e conteúdo em um só lugar: informação técnica, vídeos explicativos de manutenção, novidades do mundo automotivo e dicas de carreira e atendimento. Assim, procuramos unir qualidade, conforto e conveniência para auxiliar o dia a dia do mecânico em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente. 

Comentários