Oficina Brasil


Fras-le: seis décadas produzindo materiais de fricção para mais de 100 países

Em entrevista ao jornal Oficina Brasil , Pedro Ferro, o novo Diretor Superintendente da Fras-le, conta como a empresa se estruturou e é hoje uma das maiores do Brasil e do mundo

Compartilhe
Por Fabricio Rezende


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Diretor da Fras-le, Pedro Ferro, se diz comprometido em buscar melhores resultados em sua gestão de negóciosFundada em 22 de fevereiro de 1954, a Fras-Le construiu uma marca de modernidade. Em pouco tempo de existência estava participando de grandes eventos do setor de autopeças, entre eles o 1º Salão do Automóvel em São Paulo.

Integrante das Empresas Randon, um dos maiores fabricantes de reboques e semirreboques do mundo, a Fras-le tem potencializado  suas operações, ainda mais após a aquisição da empresa Controil em 2012, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos, e assim, com o olhar no futuro, ampliou seu mercado de atuação e hoje é uma marca conhecida no mundo inteiro. 

Com mais de 10.000 referências em produtos nas marcas Fras-Le e Lonaflex, a empresa atua com excelência no setor de autopeças e chega às mais diversas aplicações, como por exemplo em  caminhões, semirreboques, ônibus, motocicletas, tratores, metrôs, trens, elevadores, aviões, máquinas industriais, sondas petrolíferas, entre outros, ou seja, fabrica produtos industriais e especiais que exijam alta qualidade em materiais de fricção.

Desde junho de 2014 como Diretor Superintendente da Fras-le, está o executivo Pedro Ferro. Com vasta experiência em engenharia e administração de negócios, iniciou sua carreira na Cummins do Brasil em 1985 e hoje após passagem por cinco empresas, atuando no mundo todo, acumula mais de três milhões de milhas voadas. 

Nesta agenda totalmente acumulada e corrida conseguimos com exclusividade uma entrevista com Pedro Ferro, que nos contou sobre a estratégia da empresa, sua experiência internacional e as perspectivas da Fras-le para o futuro, acompanhe.

Jornal Oficina Brasil – Fras-le está comemorando seus 60 anos de atividade. Conte sobre o histórico da empresa nesse período, como e onde começou essa história de sucesso, quais os eventos comemorativos para os 60 anos e como está a empresa hoje em números de funcionários, itens produzidos e instalações industriais.
Pedro Ferro - A Fras-le foi fundada em 22 de fevereiro de 1954, e ao longo dos seus 60 anos, consolidou uma história de sucesso. Hoje, conta com 3.500 funcionários e é considerada uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção e a maior fabricante de lonas para veículos comerciais do mundo. Possui fábricas estrategicamente localizadas no Brasil, Estados Unidos e China. Centros de distribuição na Argentina, Alemanha e Dubai e Operações Comerciais no Chile, Europa, México, Emirados Árabes e África do Sul, que permitem agilidade no atendimento às demandas internacionais. Com a aquisição estratégica da empresa Controil, a Fras-le ampliou ainda mais seu mercado de atuação, levando aos seus clientes uma gama maior de soluções. 

Preparada cada vez mais para a internacionalização, a Fras-le, que é uma das Empresas Randon, tem sua atuação voltada às montadoras e ao mercado de reposição, com presença em mais de 100 países, nos cinco continentes. Para garantir a excelente performance de seus produtos, a Fras-le conta com um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, integrado por Laboratórios Químico, Físico e Piloto, além do Campo de Provas das Empresas Randon para homologar seus produtos junto às principais montadoras. 

As comemorações do sexagésimo aniversário da Fras-le iniciaram-se desde o dia 25 de Janeiro de 2014, em evento no qual a empresa reuniu seus funcionários e apresentou seu Planejamento Estratégico. Neste dia especial, as surpresas ficaram por conta do local inusitado para um evento empresarial, o campo de futebol da sede recreativa da empresa em Caxias do Sul, e do palestrante convidado, o então técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Luiz Felipe Scolari, além do radialista esportivo Eder Luis, da rádio Transamérica de São Paulo. No dia 21 de fevereiro, a Fras-le realizou oficialmente a celebração do seu aniversário em evento destinado a clientes, funcionários, acionistas, fornecedores, imprensa, autoridades e comunidade. Durante o evento fez ainda o lançamento do novo Vídeo Institucional e a inauguração do seu Centro Logístico, cuja área construída passa de 3.400m² para 6.600m². Em junho, a empresa recebeu aproximadamente 275 clientes dos mercados nacional e internacional, que foram convidados pela empresa para assistirem a jogos da 1ª fase da Copa do Mundo, além de conhecerem as instalações da Fras-le e demais Empresas Randon.

JOB - Conte-nos um pouco de sua trajetória profissional, sobre as empresas que participou e os projetos desenvolvidos?
Pedro Ferro - Eu tenho formação em engenharia e em administração de negócios. Iniciei minha carreira na Cummins do Brasil em 1985, responsável pelas áreas de serviços e peças de reposição. Tive a oportunidade de participar do lançamento dos motores “B” e “C” com a então Autolatina. Em 1991 me tornei Diretor Geral para a América Latina, baseado em Miami, depois México e Estados Unidos. Meu último trabalho na Cummins foi como VP da área de tecnologias eletrônicas, onde participei do lançamento dos motores ISX. Após a Cummins, fui para a MCI Americana, fabricante de ônibus, como responsável pelo suporte ao cliente, gerenciando a rede de oficinas, peças e serviços. Após a MCI foram onze anos na Meritor e quatro anos com a Marmon (Berkshrire Hathaway), incluindo dois anos trabalhando na China. Na Meritor e na Marmon me especializei nas áreas de freios e peças de reposição, tendo liderado inúmeros projetos de crescimento ao redor do mundo. Foram intensos 15 anos, trabalhando na globalização dos negócios, abertura de novas fábricas e joint ventures. Para se ter uma ideia, eu acumulei mais de três milhões de milhas voadas nestes últimos vinte anos, ao redor do mundo. Tive a oportunidade de trabalhar com montadoras e distribuidores em todos os continentes. Iniciei como um engenheiro de serviços e vendedor de peças de caminhão, que aprendeu a gerenciar negócios num mundo sem fronteiras e cada vez mais competitivo. Essa experiência me auxilia atualmente na Fras-le, uma empresa que passa por um processo rápido de crescimento e globalização.Vista aérea da sede da Fras-le em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do SulJOB - Sabemos que houve profundas mudanças na gestão tanto do Grupo Randon quanto na Fras-Le, o que mudou de verdade, quais serão as novas perspectivas e o que o mercado pode esperar com você agora no comando da empresa?
Pedro Ferro - Processos de mudança são necessários a todas as empresas que buscam manter-se competitivas globalmente. A estrutura organizacional das Empresas Randon passou por uma reestruturação, tornando a gestão mais moderna e alinhada às novas estratégias de crescimento. O objetivo é melhorar os resultados, garantindo a sustentabilidade das empresas e as expectativas do mercado. A nova gestão da Fras-Le está comprometida em buscar os melhores resultados neste ambiente desafiador.

JOB - Todas empresas do setor devem estar atentas às mudanças e novidades do mercado, no caso da Fras-Le, mais ainda no sistema de freios. O que a empresa tem desenvolvido para estar sempre à frente do mercado no quesito tecnologia? Quais as inovações que planejam para os próximos anos?
Pedro Ferro - A Fras-Le trabalha em conjunto com os grandes fabricantes mundiais, participando desde o início do desenvolvimento de novos produtos e aplicações. Um exemplo disso é o material para lonas de freio especificamente desenvolvido para o mercado americano, buscando atender às novas exigências da legislação local quanto à redução de distância de parada (RSD – Reduced Stopping Distance).

Recentemente, lançamos na Automechanika Frankfurt, em setembro de 2014 na Alemanha, um inovador conceito para pastilhas de freio a disco, destinado a veículos comerciais. a plaqueta vazada “Matrixx” criada e patenteada pelo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da Fras-le no Brasil, na Ásia, nos EUA, e na Europa. A tecnologia aplicada no desenvolvimento da nova plaqueta garante benefícios como: redução de até 25% no peso total da pastilha, o que significa ganho para o cliente e possibilita aumento de capacidade de carga de veículo; redução de custo p/Km rodado; redução de transmissão de calor entre a pastilha e o sistema de freio contribuindo com a durabilidade dos componentes (calipers, pistões, borrachas, etc.) e por fim aumenta o conforto dos passageiros reduzindo ruído e vibração do sistema de freio.

Outro lançamento da empresa, voltado ao mercado ferroviário, foi a pastilha RBP – Fras-le Rail Bi-Pad. O produto foi criado para atender com maior eficiência o processo de frenagem dos modernos metrôs e trens de passageiros, que se deslocam em velocidades maiores entre as estações e exigem precisão nas paradas. A RBP – Fras-le Rail Bi-Pad destaca-se pela superior performance sob rígidas avaliações, tais como a alta durabilidade, tanto da pastilha quanto do disco e ter excelente estabilidade de atrito em altas temperaturas (fading), aliada a extrema resistência estrutural do material de atrito, que não oferece danos ao disco. 

A Fras-le investe constantemente em inovação e tecnologia. Para os próximos anos, entre os inúmeros projetos de crescimento orgânico e inorgânico, destacamos a ampliação da automatização dos processos fabris, garantindo assim cada vez mais sua competitividade global.

A plaqueta vazada “Matrixx” , lançada na Automechanika Frankfurt, em setembro de 2014 na Alemanha, é um inovador conceito para pastilhas de freio a disco, destinada a veículos comerciaisJOB - Qual é a importância do reparador/aplicador para a Fras-le?
Pedro Ferro - O reparador/aplicador tem papel fundamental na escolha e na contribuição no desenvolvimento e melhoria dos nossos produtos, devido ao seu conhecimento técnico. A Fras-le respeita, admira e escuta muito estes profissionais.

É devido a isso, que grande parte dos nossos recursos é investida na capacitação e valorização destes profissionais.

JOB - O que tem feito para o reparador/aplicador em matéria de treinamento, informações técnicas e atendimento para todos os elos, distribuidor, varejista e aplicador?
Pedro Ferro - Atualmente, a Fras-le atua no mercado nacional de Reposição/Rede Independente através de 13 escritórios regionais, distribuídos estrategicamente em todo o território nacional. Em cada uma destas bases, além de uma estrutura comercial, que conta com Consultores de Vendas, a empresa possui um Consultor Técnico, responsável pelo Pós-vendas, treinamentos, palestras, assistência técnica, implementação de testes de desempenho, promoção e informação dos atributos do produto junto aos distribuidores, varejistas, aplicadores e usuários finais. Podemos afirmar que esta é uma das mais estruturadas equipes técnica do mercado nacional de reposição quanto se trata de material de fricção. Possuímos atualmente uma carteira de aproximadamente 4.500 clientes indiretos (Frotistas, Transportadoras, Varejistas, Auto Centers e Aplicadores), além de aproximadamente 800 clientes diretos (Distribuidores). No ano de 2014, os números são bastante relevantes, esta equipe realizou cerca de 10.680 visitas técnicas, implementou 60 novos testes de desempenho em frotistas e realizou 140 treinamentos/palestras, abrangendo um público de mais de 3.800 profissionais. Além das capacitações presenciais, disponibilizamos informações técnicas e de aplicação através do nosso website, e da distribuição dos manuais técnicos realizada durante as visitas e eventos.

Para 2015, estaremos apresentando o nosso novo modelo de Palestra Técnica, com muitas novidades em termos de conteúdo, novas tecnologias e novas imagens em movimento, buscando melhorar cada vez mais a qualidade dos nossos serviços e a satisfação, conhecimento e qualificação dos nossos clientes.

JOB - Como a empresa enxerga o universo online, há treinamentos técnicos promovidos pela Fras-le na rede? Como você vê esta tendência das indústrias de autopeças de utilizar muito as redes sociais para promover e ajudar em todos os aspectos da empresa?
Pedro Ferro - A Fras-le está presente nas mídias digitais e redes sociais, disponibilizando dicas e informações relevantes ao mercado automotivo. No entanto, a maioria dos nossos treinamentos técnicos ainda são promovidos presencialmente através da nossa equipe de Consultores Técnicos. Entendemos a relevância destes canais de comunicação que aproximam as pessoas e difundem o conhecimento. A tendência da Fras-le é ampliar a participação nestes meios, na medida em que percebermos o interesse do público do nosso segmento. Com 3.500 funcionários é considerada uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção e a maior fabricante de lonas para veículos comerciais do mundoJOB - Outra mudança no setor de autopeças são as certificações do Inmetro para os produtos, entre eles os utilizados no sistema de frenagem. A Fras-le já disponibiliza no mercado produtos com esta certificação, e como você vê estas adequações pelo instituto regulador?
Pedro Ferro - A Fras-le apoia as certificações exigidas pelo Inmetro. Na verdade, a empresa participou de forma efetiva no processo de elaboração da norma reguladora desta certificação. Os processos na empresa já foram adequados e aprovados pelo órgão certificador OCP (Organismo de Certificação de Produtos) e até o final do primeiro semestre de 2015, a Fras-le disponibilizará produtos já certificados ao mercado.

JOB - Sabemos que a todo o momento marcas de autopeças chegam ao mercado nacional, muitas delas de origem duvidosa e que podem trazer problemas aos veículos e seus ocupantes. Como você vê a questão de barrar estas marcas que não se enquadram nas condições do setor? O que acha da Lei Alvarenga, que torna obrigatória a presença de um técnico responsável pelas atividades da oficina de reparação, semelhante ao que existe no ramo das farmácias?
Pedro Ferro - Neste caso essas barreiras servem para proteger o consumidor. Por exemplo, no caso específico do nosso segmento, estamos falando da frenagem de veículos, que é um item diretamente relacionado à segurança, à vida das pessoas. A Fras-le entende a importância da Lei Alvarenga, já que foi fruto da reivindicação da categoria e que visa à valorização da mesma, também gerando benefícios ao consumidor final. No entanto, defende um equilíbrio no prazo de cobrança para adequação das oficinas, visto que algumas talvez não possuam os recursos necessários para implementação imediata da lei.

JOB - Como a empresa vê o futuro do aftermarket no Brasil?
Pedro Ferro - O futuro do aftermarket no Brasil, como na maioria dos países do mundo, é governado por três fatores primordiais: a frota circulante, a idade dos veículos e o nível de utilização da frota. O crescimento do país, aliado aos estímulos para compra de novos veículos, tem influenciado de maneira positiva o crescimento da frota circulante, embora também impacte a idade média dos veículos. Esta “maré de veículos” mais novos deve exercer um efeito contínuo e positivo na demanda de peças de reposição, principalmente aquelas para manutenção de rotina, descontando-se o efeito do aumento da durabilidade em geral. O fator chave é a utilização da frota, que tende a oscilar com o nível de atividade daqueles setores da economia relacionados ao transporte de carga e de passageiros. O preço dos combustíveis, a falta de infraestrutura em geral e o menor crescimento da economia estão colocando pressão no aftermarket. Quando o país voltar a crescer, se houver maior investimento na infraestrura básica de transporte, o futuro do aftermarket no Brasil tenderá a ser bem positivo. Estamos otimistas.O portfólio atual da empresa contempla mais de 10.000 referências em produtos nas marcas Fras-le e LonaflexJOB - Qual é a importância da marca Fras-le para o Grupo Randon?
Pedro Ferro - A Fras-le é a maior exportadora entre as Empresas Randon, também possui um amplo conhecimento no mercado internacional, já estando presente, através de suas exportações, em mais de 100 países. Além disso, sua estruturada rede de atendimento comercial e de assistência técnica para o mercado de reposição no Brasil possibilita alinhar estratégias comerciais com as demais empresas de autopeças do grupo.

JOB - Qual está sendo a principal estratégia da empresa para se manter no topo do setor de freios? E como conviver com a concorrência que está aumentando cada vez mais e se tornando competitiva?
Pedro Ferro - Continuar investindo significativamente em novos produtos e novos processos, ao mesmo tempo em que investimos na globalização do negócio, desenvolvemos “músculos” necessários para lutarmos em um mundo cada vez mais competitivo. O fato da Fras-Le competir em tantos países nos ajuda a manter um alto foco na produtividade, independentemente de sermos uma empresa baseada no Brasil. Nossos custos, produtos e qualidade têm que ser competitivos na Europa, nos Estados Unidos e na China. por exemplo. Apesar do contínuo crescimento do chamado “Custo Brasil”, não podemos e não temos como repassar estes custos para o mercado europeu, por exemplo, que está passando por um período de deflação no momento. Nosso benchmark não pode ser apenas o mercado nacional, mas sim os mais competitivos mercados do mundo.

 

Comentários