Oficina Brasil


Executivo da Alfatest destaca proximidade com o setor de reparação independente

Entrevistado do mês, Clóvis Pedroni Jr, diretor-presidente da Alfatest, afirma que oferece para clientes a opção de trade-in com venda de novos scanners envolvendo a troca de scanners antigos, tanto de fabricação da empresa como de outros fabricantes, para que o reparador mantenha sempre seus equipamentos atualizados

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Clóvis Pedroni possui uma longa história na empresa fabricante de equipamentos de diagnóstico para o setor automotivo. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FVG) e especialização em Marketing pela Escola de Negócios Trevisan.Ao longo da carreira profissional exerceu funções de gerenciamento em diversas áreas, com experiência em pesquisa e desenvolvimento de produtos, administração, operações, vendas, marketing, negócios internacionais e desenvolvimento de negócios.

Atualmente, é acionista e diretor-presidente da Alfatest, cargo que exerce desde 2007, tendo começado a carreira na empresa em 1985, onde exerceu funções executivas em diversas áreas, tais como: pesquisa e desenvolvimento, operações, comercial, desenvolvimento de negócios, administração.

Clóvis conta ao Jornal Oficina Brasil, sobre a parceria fechada em março de 2013 com a TEXA, que chega ao mercado brasileiro e da América Latina sendo distribuída, com exclusividade, pela Alfatest. O executivo afima que com essa parceria, a ALFATEST passa a oferecer aos clientes uma linha completa e abrangente de produtos, que inclui scanners para carros brasileiros, europeus, asiáticos, americanos, motos, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, náutica, recicladoras de ar condicionado de última geração, entre outros.

Na entrevista também, aborda temas como o relacionamento com oficinas independentes e planos da empresa para o setor.

Jornal Oficina Brasil: Qual a participação dos equipamentos ALFATEST no mercado de oficinas independentes?

Clóvis Pedroni: A Alfatest é líder no mercado brasileiro de equipamentos para diagnóstico automotivo, com forte presença em oficinas independentes, que é o nosso principal mercado de atuação. Construimos uma marca forte e de respeito, fruto de um longo e meticuloso trabalho exercido desde 1991, ano em que lançamos nosso primeiro equipamento de diagnóstico automotivo, o Kaptor 2000. Desde o início, cultivamos valores como ética e respeito aos nossos clientes, assim como escrevemos a nossa história com inovação, pioneirismo e ousadia para mudanças. Como fruto do nosso trabalho, somos a empresa mais premiada do mercado brasileiro de equipamentos para diagnóstico automotivo, sendo que, nos últimos anos, vencemos as mais importantes premiações do setor, culminando com o Prêmio Melhores do Ano em 2013, na Categoria Ouro, como a Melhor Empresa de Equipamentos para Diagnóstico Automotivo, outorgado pelo Sindirepa-SP.

JOB: Existe o fornecimento de equipamentos para as redes de concessionárias e grandes grupos de redes de oficinas? Se sim, quais?

Clóvis: A empresa fornece produtos para todos os segmentos do mercado de reparação automotiva, abrangendo oficinas independentes, redes de oficinas, centros automotivos, concessionárias autorizadas, entre outras. Temos produtos homologados, recomendados ou comercializados por diversas marcas, tais como Marcopolo, Mercedes Benz, Delphi, Wurth, Volkswagen, etc. 

JOB: Qual sua avaliação sobre o atual momento do mercado de reparação automotiva e a necessidade de equipamentos de diagnóstico?

Clóvis: Há vários anos o mercado de reparação automotiva passa por um processo contínuo e crescente de sofisticação. A cada ano as montadoras inovam em seus veículos, acrescentando tecnologias, novas prestações e mais eletrônica embarcada. No mundo, encontramos veículos com mais de 50 unidades eletrônicas de controle de injeção eletrônica, airbag, freios ABS, transmissão, tração, estabilidade, painel, imobilizador, climatização, central multimídia, suspensão ativa, auxílio para estacionamento, monitoramento contra colisões, entre outros. Este panorama reflete diretamente nos negócios das empresas de reparação, pois, com o crescimento contínuo da eletrônica embarcada e de novas tecnologias, a demanda por conhecimento, informações técnicas, equipamentos e softwares de diagnóstico é crescente. Nesse sentido, a Alfatest procura sempre se manter atualizada, oferecendo aos clientes produtos e serviços de última geração e de alta qualidade. Hoje o nosso portfólio de produtos atende a praticamente todo tipo de veículo: automóveis, pick-ups, comerciais leves, caminhões, ônibus, tratores e veículos agrícolas, embarcações, motos e jet sky, escavadeiras e veículos industriais, etc. Temos as melhores ferramentas de diagnóstico, mas o mercado necessita de profissionais capacitados para atender a todas essas demandas.

JOB: Quais as ações que a ALFATEST realiza com foco na oficina e no reparador automotivo?

Clóvis: Trabalhamos constantemente na busca de soluções inovadoras para que o reparador extraia o melhor de seu negócio. Acreditamos que o diagnóstico de injeção e eletrônica embarcada é apenas a porta de entrada para uma vasta gama de possibilidades de serviços que podem ser ofertados pelo reparador. Os nossos altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento e as parcerias que temos com as melhores empresas do setor têm como objetivo agregar valor e gerar receita para as oficinas mecânicas.

A Alfatest sempre procurou atuar de forma muito próxima ao mercado de reparação, oferecendo plataformas e equipamentos que maximizam os resultados dos serviços no dia a dia do reparador.

Nosso serviço de suporte técnico telefônico para apoio aos usuários dos equipamentos da empresa atende cerca de 5.000 ligações mensais. Atuamos em vários países levando informação através de palestras técnicas e treinamentos dos nossos produtos e também estabelecemos parcerias com escolas.

Dispomos de uma rede de vendas capacitada e presente em todos os estados brasileiros e um excelente centro de assistência técnica em nossa fábrica. Estabelecemos para o cliente Alfatest a opção de trade-in com venda de novos scanners envolvendo a troca de scanners antigos, tanto de fabricação da Alfatest como de outros fabricantes, para que o reparador mantenha sempre seus equipamentos atualizados.

JOB: Quais as tendências que ALFATEST enxerga para este mercado em termos de diagnóstico?

Clóvis: A inovação e sofisticação dos veículos são constantes e contínuas. Isso exige que as empresas de reparação se mantenham sempre atualizadas e preparadas para o trabalho de diagnóstico, tanto em relação à qualificação dos reparadores, como em relação a equipamentos, softwares, processos, infraestrutura. Neste contexto, é fundamental que os reparadores estejam treinados e qualificados para trabalhar com as novas tecnologias embarcadas e com os novos equipamentos e softwares de diagnóstico. A engenharia automotiva é uma das mais dinâmicas do mundo em termos de lançamentos de sistemas embarcados e aqui no Brasil o projeto Inovar-Auto, sinaliza com a necessidade do aperfeiçoamento dos veículos em termos de eficiência energética e níveis mais rígidos de emissões. Todo esse dinâmico cenário se traduz na necessidade de equipamentos de diagnóstico que realizem funções cada vez mais avançadas. E a Alfatest já está preparada para atender às novas necessidades do diagnóstico através da sua ampla linha de scanners Kaptor e Navigator. Ter um único scanner já se tornou ineficiente para a maioria das oficinas mecânicas e a demanda por equipamentos como segunda ou terceira opção de scanners será a tônica dos próximos anos.  Mas todo esse processo irá gerar, cada vez mais, novas oportunidades para as boas empresas de reparação, que irão ganhar mercado. Todos nós como consumidores almejamos e desejamos ter bons fornecedores, seja de um produto eletrônico, um restaurante ou o conserto do carro. A chave do sucesso passa pela qualificação, qualidade e produtividade, que ainda é muito baixa no Brasil.

JOB: Com a entrada dos carros híbridos (elétrico e com motor a explosão) o que deve mudar na formação do reparador automotivo?

Clóvis: Com o advento de novos meios de propulsão ou a mistura deles, como os carros híbridos e os carros elétricos, o universo da reparação se expande também para o diagnóstico de motores elétricos, baterias, etc. Com certeza isso irá exigir mais qualificação e preparo do reparador automotivo, que passará a ter a necessidade de possuir mais conhecimentos de sistemas elétricos e eletrônicos. É um processo onde já temos passado rapidamente do universo da mecânica para o universo da mecatrônica, que é a junção da mecânica com a eletrônica, e, com a entrada dos veículos elétricos e híbridos, esse universo irá expandir ainda mais para a mecatrônica com novos sistemas elétricos específicos e mais sofisticados - novos motores elétricos, novos sistemas de geração e armazenamento de energia, novos desafios.

JOB: Existem ações de relacionamento com os reparadores independentes (treinamento, seminários, palestras, visitas a fábrica, etc)?

Clóvis: O nosso relacionamento com os reparadores independentes é constante, seja através do nosso serviço de suporte técnico por telefone, seja com treinamentos, palestras técnicas, participação nas principais feiras e eventos do setor, recepção de clientes em nossa fábrica, além de parceria com empresas que disseminam conhecimento e informação técnica.

Desde a entrada da Alfatest no mercado de reparação automotiva, em 1991, sempre procuramos oferecer produtos e serviços totalmente integrados com as necessidades dos reparadores, em especial os reparadores independentes, que sempre tiveram mais dificuldades em obter informações e treinamentos. Nesse sentido, ao longo dos 22 anos de atuação no mercado de reparação automotiva, a Alfatest já apresentou treinamentos, cursos e palestras técnicas sobre tecnologia e eletrônica embarcada, em todo o Brasil, para mais de 30.000 profissionais.

TEXA

JOB: Como aconteceu a negociação com a TEXA para a representação pela ALFATEST no Brasil?

Clóvis: Nós sempre mantivemos um bom contato com a TEXA, que trabalha dentro dos mesmos princípios da Alfatest: inovação, qualidade, serviços de alto nível e respeito ao cliente. Ao longo dos últimos meses, passamos a conversar com a TEXA sobre a oportunidade de trabalharmos juntos no mercado brasileiro e latino-americano, visto que temos os mesmos objetivos e produtos complementares. Assim, em março de 2013, fechamos uma parceria com a TEXA onde nos tornamos distribuidores dos seus produtos no Brasil, com exclusividade, e na América Latina. Com essa parceria, a Alfatest passa a oferecer aos clientes uma linha muito completa e abrangente de produtos, que inclui scanners para carros brasileiros, europeus, asiáticos, americanos, motos, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, náutica, recicladoras de ar condicionado de última geração, enfim, uma extensa linha de produtos para atender às necessidades desse mercado.

JOB: Com a entrada da linha TEXA no portifólio da empresa, como ficam os clientes que já possuem os equipamentos?

Clóvis:  A Alfatest está preparada para dar todo o suporte e atendimento aos clientes que já possuem equipamentos TEXA. Agora, além de contar com os produtos de alta qualidade de fabricação da TEXA, os clientes passam a contar com os serviços da Alfatest, tanto para as atualizações dos scanners TEXA que já estão no mercado, quanto para os outros equipamentos da marca que necessitarem de suporte técnico. Os clientes que já possuem equipamentos TEXA terão a tranquilidade de trabalhar com a Alfatest,  uma empresa com quase 30 anos de mercado e que tem como histórico estabelecer parcerias de longa duração.

JOB: Como será a comercialização da linha TEXA?

Clovis: Os produtos da linha TEXA serão comercializados no Brasil como produtos Alfatest by TEXA  e terão o mesmo tratamento e serviços dos produtos desenvolvidos e fabricados por nós. Isso inclui a comercialização dos equipamentos, que é realizada através do nosso departamento de vendas e da nossa rede nacional e internacional de distribuidores e revendedores. O cliente de um produto Alfatest by TEXA é, antes de mais nada, um cliente nosso e conta com a tranquilidade e a segurança de trabalhar com uma empresa líder de mercado. Temos a certeza de que, com o lançamento dos novos produtos, ampliaremos ainda mais a nossa liderança de mercado no Brasil e no restante da América Latina.

JOB: Complete com outras informações que julgue relevantes para o aftermarket independente.

Clovis: O Brasil está assistindo a um período muito interessante do aftermarket automotivo. Com a estagnação econômica dos países europeus, EUA e Japão, o mercado interno se mantém relativamente aquecido e alvo de novos fabricantes de veículos. Isso provoca nas montadoras aqui instaladas a necessidade de oferecer veículos mais equipados e com mais conforto, como é caso do ar condicionado. Estima-se que hoje, no Brasil, 30% da frota de veículos tenha ar condicionado. Seguindo as estimativas, esse número deverá chegar a 70% da frota circulante em 2017, algo em torno de 35 milhões de veículos com ar condicionado, levando em consideração que os preços estão mais baixos e o mercado tem se tornado mais exigente nas questões de conforto, frente à concorrência dos importados. Essa é uma fantástica oportunidade para os reparadores automotivos oferecerem mais serviços aos seus clientes e aumentarem o ticket médio das oficinas. E por acreditar nesse mercado é que a ALFATEST está comercializando uma linha Premium de recicladoras de ar condicionado da TEXA , o que há de mais moderno neste setor quando se fala em manutenção de sistemas de refrigeração, e uma linha mais econômica de recicladoras, para atender a todos os níveis de necessidade de investimento dos reparadores. Sem dúvida, a necessidade desses serviços crescerá muito nos próximos anos.

JOB: Por fim, deixe um recado ALFATEST para o reparador independente.

Clóvis: A Alfatest trabalhou arduamente para agregar tudo o que há de melhor e oportuno para os centros de reparação do Brasil e América Latina. Em 2013, conseguimos reunir as melhores marcas e as maiores empresas mundiais do segmento automotivo para que o reparador brasileiro possa vivenciar uma expansão e aperfeiçoamento de seus negócios. Temos soluções em equipamentos de diagnóstico de motor para todos os tipos de oficinas, da mais simples a mais sofisticada, e para vários tipos de veículos, como por exemplo, um Monza 1992 a uma Ferrari 2012, uma moto com motor de 125 cc a uma sofisticada Ducati power sport, ou um caminhão com motor Euro V. Temos também soluções de diagnóstico para injetores Common Rail, gasolina, Álcool, GNV, GLP, Tetrafuel, ar condicionado, analisadores de gases, opacímetros, osciloscópios e software de gerenciamento de oficinas. Rapidamente virão novas tecnologias, e com elas novos equipamentos que estaremos aptos a ofertar, como estamos hoje, pois trabalhamos duramente para que o reparador automotivo tenha tudo o que necessita de uma única empresa, que respeita a cultura de preços competitivos e produtos de alta qualidade para o mercado brasileiro e internacional.

Comentários