Oficina Brasil


DRiV promete ampliar seu portfólio em 2021 e promete mais investimentos em tecnologia

Em uma conversa exclusiva, Edison Vieira, Head of Sales & Marketing da DRiV, destaca sobre os desafios de atuar em um mercado cada vez mais diversificado e as novidades para o setor automotivo!

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Conte um pouco de sua trajetória profissional até os dias atuais à frente da áreas de vendas e marketing da DRiV?

Comecei minha carreira profissional na Goodyear na divisão Engineered Products, sempre na área comercial, onde alcancei a liderança na área de vendas e marketing para linha automotiva no mercado de equipamento original e aftermarket. Na DRiV cheguei em fevereiro de 2017, com a missão de reestruturar a área comercial da empresa, definindo estratégias de aproximação com toda a cadeia de aftermarket.

O mercado de  amortecedores e sistema de suspensão é bem concorrido, o que gera uma oferta abundante de produtos. Como a DRiV se diferencia neste ambiente e qual a estratégia para se destacar no mercado Aftermarket? 

Estamos focados em gerar valor ao mercado, nossos investimentos em tecnologia, produtos com desempenho superior e proximidade com os aplicadores, lojistas e distribuidores é a nossa estratégia de crescimento. Somos reconhecidos pela qualidade de nossos produtos e serviços, este atributo faz parte do nosso dia a dia para crescimento contínuo.

Já que nossos leitores são técnicos, como a DRiV trabalha a inovação e tecnologia dos seus produtos?

Sendo reconhecida mundialmente por investir em produtos inovadores e tecnológicos, a DRiV constantemente busca a inovação e novas tecnologias de seus produtos, através do alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, além dos projetos realizados em parceria com as montadoras. Nossos centros de tecnologia estão continuamente conectados globalmente, assegurando que todas as unidades fabris da Tenneco estejam no mesmo nível tecnológico.

Profissionais altamente capacitados e softwares específicos dão início aos novos projetos, e na sequência, simuladores virtuais avaliam o desempenho das novas tecnologias. Após essa fase inicial, um lote piloto é fabricado para os testes em laboratório, com o uso de equipamentos específicos para essa avaliação. Aprovado na fase anterior, o lote agora será testado no próprio veículo, para os ajustes finais e a validação do projeto.

A produção em escala é iniciada somente depois de todas essas etapas, garantindo a máxima qualidade e tecnologia das peças.   

Pesquisa da CINAU (Pulso do Aftermarket), de forma surpreendente,  está indicando que o seguimento de linha leve e comercial leve deve apresentar um crescimento de aproximadamente 1% em 2020 em relação a 2019. A DRiV confirma esta recuperação do mercado? 

Sim, o mercado apresentou recuperação em V a partir de agosto, os indicadores são distintos para algumas fábricas devido à dificuldade encontrada no fornecimento de matéria-prima, lembro que devemos considerar que tivemos alta de preços acima de 10% nos últimos meses, portanto no acumulado do ano em peças ainda encontraremos queda no mercado de reposição.

Pesquisas da CINAU na oficina também apontam um aumento significativo de “falta de peças” (em geral) na percepção dos reparadores, neste sentido as equipes comerciais da DRiV têm identificado este problema no segmento de amortecedores?

Estabelecemos reuniões semanais com a área produtiva, suprimentos e engenharia para buscar soluções para a falta de matéria-prima, principalmente aço, embalagem e alguns componentes de menor volume, mas fundamentais no processo produtivo, enviamos previsões de consumo para os fornecedores com até 120 dias de antecedência, assim acreditamos no equalização da produção até o final do primeiro trimestre.

Com a diversificação da frota circulante é cada vez mais difícil atender às aplicações no mercado de reposição neste sentido gostaríamos de saber se a linha de produtos direcionados à reposição transcende as aplicações oferecidas na linha de montagem das montadoras? 

O desafio para toda indústria é ter a melhor oferta para o mercado de reposição, atendemos cerca de 98% da frota circulante, a oferta de produtos é maior para a reposição, pois temos os carros que não são mais fabricados, mas continuam com demanda de peças.

A DRiV tem uma forte presença nas montadoras e ao mesmo tempo uma destacada atuação no aftermarket. Com desafios tão diversos qual a fórmula para se destacar nestes dois segmentos?

A fórmula para se destacar está no foco em cada segmento, quando atuamos no equipamento original de forma efetiva, estamos construindo um aftermarket forte, pois ofertamos os mesmos produtos para ambos os mercados, isto contribui na otimização de recursos e tempo.

Já que falamos em montadoras, esta condição da DRiV junto aos principais fabricantes de veículos contribui para a atualização tecnologia? O mercado de reposição também se beneficia desta situação? 

O desenvolvimento dos projetos com as montadoras são fundamentais para o avanço da tecnologia no mercado da reposição, hoje disponibilizamos amortecedores eletrônicos nas quais foram desenvolvidos no início dos projetos do carros, temos engenheiros que se dedicam exclusivamente à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para carros que ainda não foram lançados.

Quais as expectativas para 2021?

Tudo vai depender da pandemia, se a vacina vai chegar para imunizar a maioria da população, mas acreditamos num mercado nos patamares do ano de 2019.

Quais os principais lançamentos e novidades para este novo ano que se inicia?

Nosso plano de investimentos para 2021 em lançamento de novos produtos e novas linhas são os maiores da história da empresa no Brasil, além de novas aplicações de amortecedores e peças para suspensão, vamos lançar pastilhas de freio, nas quais temos grande experiência no mercado internacional.

Esta última não é uma pergunta, mas um espaço para o senhor transmitir sua mensagem aos nossos 200 mil leitores (todos profissionais da mecânica e alocados em 53 mil oficinas como atesta o Instituto Verificador de Circulação). Fique à vontade para expressar o que quiser.

Desejo que todos possam recuperar a liberdade de locomoção, do contato com as pessoas de forma espontânea e que possamos concretizar nossos sonhos em 2021. 

Comentários