Oficina Brasil


Castrol mostra otimismo com 2021 e pontua a importância do reparador para a marca

Em mais uma entrevista exclusiva, falamos com Renato Mendes, Presidente da Castrol, ele ressalta que haverá uma ampliação no portfólio da marca este ano!

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Conte um pouco de sua trajetória profissional até ocupar o cargo atual na Castrol? 

Sou formado em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto. Comecei minha trajetória profissional em 1994 na Unilever, onde trabalhei durante 18 anos nas áreas Comercial e de Vendas. Depois, fui para a rede Magazine Luiza, onde fiquei por sete anos como Diretor Administrativo. Na Castrol, eu cheguei em 2015 para trabalhar em Operações de Vendas e Desenvolvimento do Negócio e, em maio de 2020, aceitei o desafio para assumir a presidência da Castrol Brasil. Esta tem sido uma experiência muito gratificante. 

A Castrol atua forte no mercado de aftermarket com uma linha de produtos “premium”. Qual o segredo para manter esta estratégia num mercado tão competitivo?

Como líder do mercado de lubrificantes premium, a Castrol atua com disciplina e foco para manter essa posição. Por isso, investimos pesado em inovação, alta tecnologia e desenvolvimento contínuo nas formulações de nossos produtos. O cliente espera da Castrol superioridade em tecnologia e performance. Além disso, estamos focados em reduzir a emissão de poluentes em linha com a ambição da bp, grupo do qual a Castrol faz parte, de ser uma empresa neutra em carbono até 2050 ou antes, e ajudar o mundo a atingir essa meta. 

Com avanço tecnológico dos motores, o lubrificante tornou-se uma “peça” essencial para o bom desempenho do propulsor. Como a Castrol atua para se manter atualizada, e assim atender às novas especificações cada vez mais exigentes dos motores modernos? 

A Castrol tem nove centros globais de desenvolvimento de produtos que funcionam como laboratórios tecnológicos. Neles, nossos engenheiros elaboram as fórmulas exclusivas de cada lubrificante Castrol  que chega ao mercado. Trabalhamos em Coengenharia junto a montadoras como Ford, Honda, Jaguar, Land Rover, MAN, Seat, Skoda, Triumph, Tata, Volvo, entre outras, para que nossos produtos atendam e superem às necessidades dos motores mais modernos. 

Os lubrificantes automotivos possuem vários segmentos para os consumidores, considerando especificamente o aftermarket automotivo. Temos observado diversas ações da Castrol junto aos profissionais da reparação. A empresa considera este público estratégico? Por quê?

Os profissionais da reparação são essenciais para que a marca Castrol possa chegar ao cliente, já que eles conhecem a qualidade de nossos produtos e são referência para oferecer o lubrificante adequado para cada tipo de motor. Uma de nossas prioridades é trazer informação, conhecimento e características de nosso portfólio para este público. A plataforma de treinamento “Rota do Reparador” é um exemplo de programa destinado a esse público. Ele é um treinamento virtual contínuo, por meio do qual buscamos reforçar dados de mercado, informação técnica dos motores e atributos da Castrol e detalhar cada um de nossos lubrificantes. Há também conteú­do virtual massivo para os reparadores do mercado aberto em rotadoreparador.com.br

Além disso, temos nossos engenheiros de suporte técnico aplicando inúmeros treinamentos virtuais, clínicas para as lojas e um número de fale conosco que tira todo tipo de dúvida técnica por email, telefone ou WhatsApp. Disponibilizamos também materiais de suporte como tabelas de lubrificação, manuais técnicos, entre outros.  

Serviço de atendimento Castrol® : 0800-70 40 720 - Whatsapp: (11) 95520-0359 - fale.conosco@bp.com

Em relação à estrutura de comercialização dos produtos na cadeia de reposição, como a Castrol se organiza neste sentido para fazer seus produtos chegarem na oficina?

Nossos produtos chegam por meio de distribuidores. Temos um representante Castrol em cada estado do país, além de atacados estratégicos em regiões necessárias e grandes centros automotivos, lojas e grandes varejistas de autopeças e grupos de empresas. Lembramos ainda que, em 2020, a Castrol chegou ao e-commerce. Hoje, por meio da compra online, o cliente e distribuidor podem encontrar nossos produtos e ter mais uma opção de compra em um ambiente seguro, com eficiência logística na entrega e garantia de procedência. E os reparadores também podem acessar o site:  hipervarejo.com.br/castrol

O PULSO DO AFTERMARKET, indicador de mercado da Cinau (Central de Inteligência Automotiva), apontou que o ano de 2020, apesar da crise, não afetou a demanda por serviços nas oficinas, que experimentaram leve crescimento (0,35%). Diante deste cenário, como foi o desempenho da Castrol em 2020 neste segmento? 

Realmente, na história recente, não tivemos uma crise que afetasse todo o mundo ao mesmo tempo. Fazemos parte de uma empresa global, o grupo bp, que durante a pandemia tem atuado para manter as operações rodando com segurança, já que a saúde de nossos colaboradores é prioridade. Diversas medidas de proteção e segurança foram implementadas, como programas de assistência ao funcionário, intensificação da comunicação interna, afastamento de funcionários de risco, intensificação dos cuidados da saúde física e mental, entre outros.

Nossa preocupação foi além dos colaboradores, pois distribuímos massivamente máscaras de proteção, álcool gel para nossos clientes e para consumidor final. Foram mais de 60 mil máscaras distribuídas no Brasil. No que se refere ao desempenho financeiro, a saúde dos negócios e a continuidade das operações foram nossas prioridades e, para isso, adotamos uma disciplina financeira rigorosa.

Com relação à Castrol no Brasil, a pandemia trouxe o aumento da demanda por lubrificantes para motos, máquinas agrícolas e caminhões. Estivemos e permanecemos prontos para atender às necessidades do consumidor. Para ter uma ideia, 2020 marcou a entrada da Castrol no segmento de lubrificantes para caminhões, com o lançamento da linha Castrol CRB, que carrega o DNA da marca com tecnologia de ponta, alta performance e proteção do motor e que tem mostrado ótimo desempenho. Era a linha que faltava para atendermos todos os segmentos automotivos no Brasil.

Quais as expectativas para 2021?

Esperamos que seja um ano melhor para todos, além de acreditarmos na recuperação gradual da economia. Nosso objetivo é continuar avançando nos segmentos nos quais a Castrol atua. Por isso, em 2021, teremos um calendário com lançamentos em nosso portfólio, cujos produtos seguirão o pioneirismo em engenharia líquida da marca para manter nosso compromisso de estar sempre à frente das tendências do mercado. 

Esta última não é uma pergunta, mas um espaço para que possa transmitir sua mensagem às nossas 53 mil oficinas e quase 200 mil profissionais da mecânica que trabalham nesses estabelecimentos e representam 70% do mercado de reposição. Fique à vontade para expressar o que quiser!

Agradeço à Oficina Brasil pela oportunidade de participar dessa entrevista. Espero que possamos manter a parceria com este canal de comunicação tão importante para informar o reparador automotivo sobre o setor. Valorizamos e entendemos que esses profissionais são fundamentais para realizar a manutenção correta em carros, motos e caminhões. Expressamos nosso reconhecimento e gratidão a estes profissionais ao instituir o Dia do Trocador de Óleo, em 30 de outubro. Assim, a Castrol reservou a data para homenagear este público e trazer reflexões pertinentes sobre o setor de reparação automotiva. 

Comentários