Oficina Brasil


ZF lança freio de estacionamento elétrico dianteiro (Front EPB) e garante mais espaço interno para carros compactos

A peça é ideal para veículos menores, maximiza a economia e segurança do veículo

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

A ZF apresentou o seu primeiro freio de estacionamento elétrico dianteiro, o Front EPB. Com esta solução, as montadoras podem equipar veículos menores com sistemas avançados de freio e com maior liberdade de design interior, sem a necessidade da clássica alavanca de freio de mão ou pedal de freio de estacionamento.

A eliminação da alavanca do freio de mão no cockpit, hoje comum em veículos de maior porte ou em carros premium equipados com freio de estacionamento elétrico (EPB), era considerada muito difícil para os projetistas de carros compactos. Com a produção em série do primeiro Front EPB do setor, a ZF agora permite que essa tecnologia seja instalada em carros menores. Por exemplo, a alavanca do freio manual pode ser substituída por um interruptor compacto, criando maior espaço no interior do veículo. O início da produção em série ocorre na Coréia e na China.

Manfred Meyer, vice-presidente sênior da divisão de engenharia de segurança ativa da ZF, ressaltou: “Com esta introdução no mercado, a ZF traz a tecnologia EPB e todos os seus benefícios para as montadoras de carros compactos e populares, que normalmente usam freios a tambor no eixo traseiro. A novidade aumenta o conforto e a segurança para os clientes finais”.

Segundo a ZF, além da finalidade clássica do componente, o EPB também facilita o arranque em subidas, por exemplo, com uma função que impede que o carro se desloque acidentalmente. No trânsito da cidade ou no engarrafamento, o sistema de freios aumenta significativamente o conforto na condução, graças à função de parar e estacionar. Além disso, a maior distribuição de carga estática no eixo dianteiro proporciona maior segurança para estacionar o veículo em terrenos escorregadios.

Comentários