Oficina Brasil


Tecnologia Tupera serviço do meio ambiente para atender às normas do setor

Produção robotizada e equipe de engenharia qualificada garantem à Tuper a liderança no mercado de sistemas de exaustão, com novo componente para reduzir a poluição

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

ARLA 32 é capaz de converter óxido de nitrogênio (NOx) em nitrogênioComponente capaz de reduzir os efeitos da poluição, o Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo, conhecido como ARLA 32, é a solução mais comum a ser usada no Brasil em ônibus e caminhões fabricados a partir de 2012 e que atendem o Proconve 7 (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores) com base nas normas do Euro V. Apesar da exigência de uso, fiscalizações da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama têm flagrado tentativas de fraude.

Além de provocar a perda de potência dos veículos, a ausência do ARLA 32 é considerada crime ambiental. Injetado eletronicamente no sistema de escape de ônibus e caminhões com a tecnologia SCR (sigla em inglês para redução catalítica seletiva), o ARLA 32 é capaz de converter o óxido de nitrogênio (NOx), um dos poluentes mais nocivos, em nitrogênio, praticamente inofensivo.

De acordo com um relatório divulgado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo), os caminhões são os principais responsáveis pela poluição do ar na região metropolitana de São Paulo e respondem pela emissão da metade de um dos poluentes mais prejudiciais à saúde, o óxido de nitrogênio.

Fornecedora para as principais montadoras do país, a Tuper é atualmente uma das líderes no mercado de sistemas de exaustão. Seus produtos atendem às normas ambientais mais rígidas, incluindo o Proconve P7 (Euro V). Para auxiliar as montadoras no cumprimento de exigências e normas, a Tuper fabrica sistemas de pós-tratamento SCR para veículos diesel; maniverter (coletor de escape integrado ao conversor catalítico), conversores catalíticos (produtos com tecnologia para transformar componentes nocivos do sistema de escapamento em gases inofensivos), tubos de exaustão para os mais variados modelos e que seguem as normas brasileiras; silenciosos, ponteiras e canning (aplicado em veículos de passeio e comerciais).

De acordo com o diretor da Unidade de Negócio Exhaust Systems, Alessandro Besen Barbosa, os produtos da Tuper contam com alta tecnologia e são certificados pelos principais órgãos do setor, elevando a empresa a um patamar diferenciado. “Nossa produção é automatizada e utilizamos robôs de excelência tecnológica. Além disso, temos uma equipe de engenharia qualificada e aprovada entre as grandes montadoras”, diz.

SOBRE A TUPER

Com mais de 40 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores processadoras de aço do Brasil, segundo o INDA (Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço). A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais.

Com quatro unidades industriais e capacidade produtiva de 550 mil toneladas de aço/ano, fornece para diversos segmentos como: Construção Civil, Automotivo, Implementos Agrícolas e Rodoviários, Industrial, Óleo e Gás, entre outros. Seu portfólio de produtos contempla soluções tubulares para aplicações industriais, estruturais e de condução, tubos para óleo e gás, soluções automotivas e sistemas construtivos.

Instalada em Santa Catarina, a Tuper é uma das 500 maiores empresas do Brasil, segundo o Anuário Exame 2013. Atualmente, emprega 2.500 profissionais.

 

Comentários