Oficina Brasil


SENAI-SP lança programa INDÚSTRIA PAULISTA MAIS COMPETITIVA

Projeto promove o aumento da competitividade das indústrias por meio de assessoria tecnológica em áreas estratégicas

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O programa recém-lançado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) possui o objetivo de aumentar a produtividade da indústria paulista com a implementação de ações que otimizarão o processo produtivo por meio de intervenções nos setores produtivos das empresas, executando assessoria tecnológica em três áreas estratégicas. São elas:  

  • Manufatura Enxuta – Mudança no chão de fábrica para obter ganhos significativos de produtividade usando técnicas de Manufatura Enxuta. 

  • Eficiência Energética – Ações especializadas com foco em eficiência energética para redução de consumo e de despesas com energia. 

  • Indústria 4.0 – Melhoria da produtividade por meio de ganhos tecnológicos com o monitoramento e possibilidade de intervenção no processo em tempo real. 

A metodologia prevê, além do aumento de produtividade, a redução de custos e ganhos em qualidade e melhoria do ambiente de trabalho. O presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Senai-SP, José Ricardo Roriz Coelho, pontua que a indústria passa por um momento de transformação no Brasil e no mundo e as transformações na linha de produção são inevitáveis. “Os robôs, a inteligência artificial e a internet das coisas já são realidade em países como Alemanha, China e Estados Unidos. Quem não entrar neste novo mundo está fora do ‘jogo’. As indústrias não possuem outra decisão a não ser investir na Indústria 4.0”, afirma Roriz. As assessorias tecnológicas oferecidas nas três áreas estratégicas são independentes, porém complementares. Podem ser executadas conforme a necessidade ou prioridade de cada indústria.  

O programa começa com visitas dos consultores do SENAI-SP até as empresas para diagnóstico prévio identificando exatamente o estágio atual das mesmas quanto às condições de trabalho e organização do chão de fábrica. Os consultores auxiliam as indústrias a escolher a assessoria que melhor se adapta a necessidade do negócio. 

Segundo o Diretor Regional em exercício do Senai-SP, Ricardo Terra, os empresários precisam conhecer as novas tecnologias, os impactos que elas trazem para os seus negócios e os caminhos para se preparar para este novo desafio. “Conhecendo as novas oportunidades trazidas pela Indústria 4.0, com a ajuda de especialistas, é possível identificar a trajetória mais adequada para aumentar a eficiência do processo de produção e melhorar a gestão dos negócios”, destaca. Podem participar do programa empresas de todos os segmentos industriais do estado de São Paulo, sem limitação de porte. 

Mais informações e inscrições: www.industriamaiscompetitiva.sp.senai.br

 

Comentários