Oficina Brasil


Oficinas do GOE comemoram mais de 10.000 atendimentos em 2018

Os constantes investimentos em profissionalização e equipamentos fazem as nove oficinas integrantes do GOE – Grupo de Oficinas Especializadas – atenderem mais clientes e realizarem mais serviços

Compartilhe
Por Da redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Com o final do ano de 2018, as nove oficinas integrantes do GOE – Grupo de Oficinas Especializadas - só possuem motivos para comemorar. O movimento nas oficinas no último ano foi acima do esperado, atingindo um total de 10.787 veículos reparados. A expectativa é que esse resultado seja ainda melhor em 2019, com um crescimento no movimento em torno de 13%, motivado principalmente pelos reparos adiados nos últimos anos e que não podem mais ser postergados. “Sai ano, entra ano, independentemente das crises pelas quais passa o país, a reparação automotiva tem sempre contribuído para o crescimento do setor. E, em 2019, não será diferente”, garante Pedro Luiz Scopino, da Auto Mecânica Scopino. 

Atualmente, nove oficinas compõem o Grupo – Auto Check-up, Auto Mecânica Scopino, Foxcar Oficina Técnica, High Tech Centro Automotivo, Mega Car - Centro Técnico Automotivo, Peghasus Powered Motors, SerCar Auto Mecânica, Takushi Serviços Automotivos e Tecnicar Reparos Automotivos. Juntas, elas empregam 62 profissionais e acumulam 270 anos de experiência em reparação. 

GOE 

A eletrônica embarcada mudou definitivamente a vida nas oficinas de todo o mundo. Se antes o reparador literalmente descobria problemas ao escutar ruídos no carro, com a vinda dos diferentes sensores e centrais de controle embarcados nos veículos era preciso entender não apenas de mecânica, mas de eletrônica. Assim, o que se diagnosticava com ouvido não podia mais ser feito sem equipamentos e programas específicos. Isso aconteceu no início da década de 1990. Mas o que parecia, então, o fim de milhares de oficinas independentes do país, se tornou mais uma montanha superada por eles neste mercado tão competitivo que é o de reparação.  

Não significa que o caminho foi fácil. Todas as conquistas foram frutos de muita luta. E foi para tornar algumas delas mais fáceis, que um grupo de, até então, amigos donos de oficinas mecânicas se uniu em 2002. Assim, nascia o GOE – GRUPO DE OFICINAS ESPECIALIZADAS. “Quando os primeiros carros com centrais de controle eletrônicas começaram a chegar às oficinas era um sufoco. Tínhamos poucas ou quase nenhuma informação sobre seus códigos de falhas e precisávamos correr muito atrás de informações com os amigos. A união nasceu desta necessidade”, relembra José Natal, da Mega Car – Centro Técnico Automotivo. 

Juntos, acreditavam, seria mais fácil conseguir as informações que precisavam para continuar tocando seus negócios. E eles estavam certos. A princípio, vieram mais informações e convites para participar de treinamentos e eventos do setor realizados por fabricantes de peças. Tanto eles quanto seus funcionários começaram a seguir programas mais frequentes de atualizações.  

Depois, como parte do reconhecimento do trabalho que realizavam, essas oficinas passaram a também ser ouvidas e assim ganharam mais espaço para ajudar a construir essas quase duas décadas seguintes da reparação independente de veículos, seja na formulação de cursos e eventos, no teste e desenvolvimento de novos produtos para esse mercado ou na formulação de estratégias de marketing que envolva o cliente final. A criação do Selo do Sindirepa de Sustentabilidade é fruto deste trabalho. O projeto, desenvolvido em parceria pelo Sindirepa Nacional e Sebrae-SP, tem como objetivo oferecer recursos para que as empresas sejam mais produtivas e competitivas, e que adotem práticas ambientalmente corretas. “Quando a gente ajuda a criar regras e normas que melhoram não apenas o ambiente no trabalho, mas impactam de forma positiva também a sociedade, ficamos muitos satisfeitos”, conta Reinaldo Nadim, da Foxcar Oficina Técnica. 

Outra bandeira que conta com apoio integral do Grupo, que inclusive participou de sua formulação, é o de Manutenção Preventiva, hoje sustentada pelas campanhas nacionais Carro e Caminhão 100%. “A prevenção de acidentes é um dever de qualquer profissional que atue no setor automotivo. Não podemos continuar com índices alarmantes de mortes no trânsito. Principalmente porque sabemos que boa parte dos acidentes é ocasionada por falha mecânica”, diz Jorge Yamato, da Takushi Serviços Automotivos. 

Além das ações voltadas para a promoção do setor, o GOE ainda tem mostrado aptidão para abraçar causas que transpõem as portas das oficinas. Já se uniu em torno de campanhas sociais como as de doação de sangue e de agasalho e até de reabilitação de pessoas envolvidas com drogas.  

Também contribui, há oito anos, com a Casa de Apoio Vida Divina, em São Paulo, onde crianças de outras cidades em busca de tratamento para o câncer são acolhidas. E, há quatro anos, participa da ação Natal Solidário, que distribui presentes para crianças da região sul do Piauí. 

PARCERIAS 

Se a união foi o primeiro passo para que esses microempresários tivessem parte de suas necessidades atendidas, a parceria com algumas das mais importantes fabricantes de autopeças do setor foi fundamental para que ganhassem o reconhecimento que de fato é da categoria. Afinal, são as oficinas independentes que mantém nas ruas funcionando mais de 80% da frota de veículos do país. 

Entre as empresas parceiras do Grupo estão Dayco, Delphi Technologies, Hipper Freios, MTE-Thomson, Sabó, Viemar, ZF, entre outras. O GOE conta ainda com apoio do Grupo Germinal (Jornal Oficina Brasil), da Snap On Equipamentos, Josecar Autopeças e do Sindirepa-SP.  

Para mais informações, acesse: www.goe.etc.br

Comentários