Oficina Brasil


MTE-Thomson recomenda revisão no sistema de arrefecimento antes de viagens

Sistema de arrefecimento é responsável pela temperatura de funcionamento do motor. É através de alguns componentes que o motor se mantém de forma ideal, rodando sem maiores problemas.

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Uma das principais causas das paradas dos carros na estrada pode ser sanada com a reparação, por um reparador de confiançaAno novo, férias, hora de pegar o carro, por o pé na estrada com a família e curtir o verão, mas um ponto que não pode ser deixado de lado é a manutenção preventiva do veículo e principalmente a revisão no sistema de arrefecimento.

Aqueles carros que ficam parados na estrada, complicando o trânsito, com o capô aberto e um monte de fumaça saindo deles, estão com problema no sistema de arrefecimento. Uma das maiores causas de parada de veículos e um dos problemas mais baratos e fáceis de se resolver com uma simples revisão no seu reparador de confiança antes de viajar.

O sistema de arrefecimento é responsável pela temperatura de funcionamento do motor. É através de alguns componentes que o motor se mantém de forma ideal, rodando sem maiores problemas.

O que deve ser verificado em uma revisão do sistema de arrefecimento:
- Líquido de arrefecimento: é o que circula pelo sistema, mantendo, através da troca de calor, a temperatura ideal de funcionamento no motor.

- Radiador: responsável pelo resfriamento do líquido de arrefecimento que circula pelo bloco do motor, mantendo a temperatura correta.

- Válvula termostática: é o que controla a temperatura do líquido de arrefecimento. Quando o motor atinge a temperatura ideal, a válvula se abre e o líquido vai ao radiador para se resfriar e fecha quando este se resfria, mantendo o motor funcionando corretamente.

- Bomba d´água: responsável pela pressão que faz o líquido circular pelo sistema do motor, passando pela válvula termostática e retornando ao radiador.

- Reservatório de expansão: é onde o líquido de arrefecimento fica armazenado. Deve ser verificado a cada 30 mil km e reabastecido adequadamente sempre que a marca estiver abaixo do nível indicado ou conforme recomendado no manual de proprietário do veículo. 

- Mangueiras: responsáveis pela circulação do liquido. Devem ser verificadas a procura de ranhuras ou rachaduras que ocasionam vazamentos e a consequente perda do correto funcionamento do sistema.

- Sensor de Temperatura: envia um sinal eletrônico da temperatura do motor ao painel ou ao computador do veículo.

- Interruptor Térmico: é o que aciona a ventoinha localizada junto ao radiador para resfriar o líquido dentro do radiador quando o veiculo está em congestionamentos.

Para maiores informações sobre o diagnóstico e manutenção de todo o sistema de arrefecimento, vejam o vídeo no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=CEGz22TamlM

Na manutenção preventiva, o que mais deve-se cuidar é do líquido de arrefecimento. Um veículo sem o correto funcionamento do sistema de arrefecimento poderá “ferver” e consequentemente, o motor irá parar.

Para dúvidas de produtos e aplicação, entre em contato com o SIM - Serviço de Informações MTE, através do 0800 704 7277 ou ainda pelo WhatsApp da empresa pelo número (11) 9-5559-7775.

Comentários