Oficina Brasil


Toyota Corolla Cross automático com 1ª marcha mecânica desperta curiosidade dos reparadores

É um novo carro que herdou apenas o nome Corolla, foi o que revelaram os reparadores que conheceram este carro nas suas oficinas e a manutenção continua no padrão Toyota, fácil e confiável

Compartilhe
Por Antônio Gaspar de Oliveira


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O Toyota Corolla Cross está na categoria de SUV compacto e foi lançado inicialmente na Tailândia, com a estratégia de ser um carro global da marca, para ser fabricado e comercializado em todos os continentes.

Carros japoneses possuem tradição e a história do Corolla teve início no Japão em 1966, atingindo números de vendas impressionantes, já acumula cerca de quase 50 milhões de unidades comercializadas em mais de 150 países e é o carro mais vendido pela Toyota. 

Admirado pelos consumidores e respeitado pelos reparadores, o carro transmite segurança e confiança, que são percebidos também no novo SUV Corolla Cross. 

Toyota New Global Architecture (TNGA), esta é a plataforma utilizada pela Toyota para construir o Corolla Cross, além de outros modelos como o Prius de 4ª geração (lançado no Japão no final de 2015), Lexus, o compacto Yaris. 

O sistema TNGA é aplicado em 41 modelos da marca e mesmo que todos esses modelos compartilhem componentes TNGA, os carros acabados são totalmente diferentes, sendo somente a estrutura semelhante entre os modelos fabricados.

O sistema TNGA permite o desenvolvimento de novos conjuntos de força (motor e câmbio), que compõem a parte principal do carro, possibilitando a obtenção de um centro de gravidade mais baixo, promovendo mais estabilidade e melhor dirigibilidade. O SUV compacto Toyota Corolla Cross é baseado na plataforma TNGA (GA-C).

O que mais chamou a atenção dos três reparadores que receberam o Corolla Cross em suas oficinas foi a transmissão CVT com a primeira marcha mecânica. Na avaliação deles, isso faz o carro ter um comportamento de saída, semelhante à de um carro com câmbio mecânico. Já que estamos falando das oficinas, vamos para a primeira que nos recebeu lá na cidade de Itaquaquecetuba, pertinho de São Paulo, apenas 50 km, indo pela rodovia Ayrton Senna.

Quem nos recebeu logo pela manhã foi o Chiquinho, que é proprietário da Oficina Mecânica Chiquinho e ficou surpreso ao abrir as portas e ver o Toyota Corolla Cross parado em frente à sua oficina. Foi uma surpresa muito boa receber um representante do Jornal Oficina Brasil trazendo um carro novo para toda a equipe da oficina conhecer.

O Chiquinho não perdeu tempo e convocou todos os funcionários para ver os detalhes do carro e aproveitar bem a oportunidade de ter um carro novo na oficina para aprender um pouco mais sobre a mecânica e a eletrônica.

O Chiquinho é um exemplo de profissional que investe em treinamentos técnicos para poder reparar os carros com conhecimento e competência que são percebidos pelos clientes que ficam satisfeitos com a qualidade dos serviços realizados. 

Outra qualidade do Chiquinho está no cuidado da administração da oficina junto com a sua esposa e para isso, investiu muitas horas de treinamentos utilizando os cursos do Sebrae SP, que apoia as iniciativas dos pequenos e médios empresários.

Como ele mesmo disse, não basta apenas ser bom no serviço executado, é preciso saber também cuidar das contas da oficina e administrar como uma empresa e muitas vezes a porta está fechada no final do dia, mas o serviço de controle administrativo tem que ser feito para manter a empresa em ordem.

Quando tem cursos e palestras, sempre participa e aproveita para levar a equipe para dar a oportunidade aos funcionários de crescer tecnicamente para que no futuro, eles também consigam montar suas oficinas. 

Quando algum funcionário sai daqui para montar uma oficina, ele conta com o meu apoio e continuamos como amigos de profissão, pois existem oportunidades para todos, esta é a visão do Chiquinho e toda equipe e ex-funcionários tem muito respeito por ele.

Pertinho da oficina dele está a segunda oficina que recebeu a oportunidade de conhecer o SUV compacto da Toyota, Nippon Car Service, que é especializada em câmbio automático, também na cidade de Itaquaquecetuba.

O Fábio Nagai é o proprietário da oficina e aproveitou ao máximo da nossa visita com o carro da Toyota. A curiosidade para saber mais sobre a mecânica fez o Fábio colocar o carro no elevador para ver tudo por baixo, inclusive a transmissão CVT híbrida.

Como o Fábio é especialista em transmissão automática, ele foi direto para ver o câmbio CVT e ele já sabia da novidade da instalação da 1ª marcha mecânica, porque tinha acabado de fazer um curso sobre esta transmissão. Aproveitando a chegada do Corolla Cross na oficina, o Fábio já divulgou a novidade nas redes sociais.

A Nippon Car Service atende a todos os serviços automotivos de mecânica e eletrônica, com maior dedicação na linha VW e Audi. O interesse pela transmissão automática surgiu como necessidade de ampliar mais serviços na oficina e a justificativa é que a maioria dos carros está saindo de fábrica com esta transmissão.

O Fábio disse que é um serviço que exige conhecimento técnico específico, equipamentos e ferramentas adequadas para esta atividade, além de cursos de atualização para acompanhar as evoluções tecnológicas que chegam no mercado todos os anos.

Quem trabalha com dedicação e competência tem que valorizar o seu serviço e por isso é preciso ficar atento ao valor cobrado pela mão de obra, cobrando um preço justo pelo resultado do serviço bem executado, qualidade e garantia tem um custo, mas o maior benefício é para o cliente, que recebe o carro em perfeitas condições de uso para trabalhar ou viajar, conclui o Fábio.

A terceira oficina visitada foi uma sugestão do Chiquinho, que indicou a Up Auto Mecânica na cidade de Mogi das Cruzes e chegando lá, fomos recebidos pelo Marcelo e pela equipe toda.

A oficina do Marcelo executa serviços de mecânica, elétrica, eletrônica, alinhamento e balanceamento. Para fazer tudo isso é preciso ter uma equipe bem preparada e esta capacitação tem origem nos treinamentos e cursos, seguindo o mesmo exemplo do Chiquinho na cidade de Itaquaquecetuba. Para o Marcelo a ideia é simples, não adianta só eu fazer cursos porque quem vai executar os serviços são os funcionários e quanto mais eles conhecerem as novas técnicas de reparação automotiva, mais a oficina vai ganhar em competência e satisfação dos clientes ao receber os carros com os serviços realizados de forma adequada.

Um exemplo disso é que a oficina funciona mesmo sem a minha presença, que infelizmente tive um problema na coluna e foi necessária uma intervenção cirúrgica e nem por isso a oficina parou. 

A equipe tem liderança e competência para atender os clientes sem afetar a produção de serviços com a minha ausência e os cursos contribuem muito para o crescimento individual de cada membro da equipe e também a oficina se consolida no mercado. 

Na opinião do Marcelo, a maior virtude não está em você ter o domínio do conhecimento técnico, mas quando você compartilha o conhecimento, todos recebem a oportunidade de crescimento.

Primeiras impressões

Para o Chiquinho, o carro só herdou o nome porque é outro carro, que não dá para querer comparar com o sedan Corolla, bem conhecido por todas as oficinas por ser um carro de mecânica confiável e duradoura. 

Como é um carro alto, já vai agradar a maioria dos clientes que gostam deste modelo, que passa a sensação de mais segurança pela melhor visão ao dirigir. Para quem já conviveu tanto tempo com o Corolla sedan, agora vamos começar uma nova fase de convívio com este novo Toyota, que chama a atenção por fora e por dentro, só falta descobrir se vai ter a mesma robustez mecânica que é uma característica do sedan.

Na Oficina Nippon Car Service, foi uma alegria receber o novo Toyota Cross para conhecer as particularidades do carro e o Fábio até agradeceu pela oportunidade que o Jornal Oficina Brasil disponibilizou ao levar o carro até a oficina para ser avaliado do ponto de vista do reparador. 

A aparência do carro agrada pelo porte mais elevado e a marca Toyota reforça a tradição de carros confiáveis e o Corolla Cross tem tudo para ser um sucesso para os clientes e certamente para as oficinas que já conhecem o histórico da marca.

Nas palavras do Fábio, apenas falar que o carro é bonito não revela o que a gente sente ao receber uma oportunidade dessas na oficina, na verdade a vontade é de entrar no carro para testar e depois abrir o capô, porque este é o desejo de todo reparador quando recebe um carro diferente na oficina.

Em Mogi das Cruzes, na oficina do Marcelo, não foi diferente e assim que chegamos na oficina, já foram abrindo o capô para ver as novidades que a Toyota tinha colocado no carro. A curiosidade não foi apenas do Marcelo, logo o carro ficou cercado pela equipe querendo saber tudo sobre o carro novo da Toyota. 

Enquanto alguns observavam o compartimento do motor, outros foram entrando no carro, abrindo porta-malas e enfim a oficina parou de trabalhar só para conhecer as novidades do Corolla Cross.

O carro foi elogiado por ser um Corolla diferente, mas sem perder a identidade de um carro confiável por sua mecânica tradicional, que o cliente sabe quando compra. 

Na opinião do Marcelo, a marca Toyota traz tranquilidade também para a oficina, que sabe que os serviços são fáceis de fazer e o cliente não é explorado com valores elevados pelo tipo de serviço que geralmente são simples e rápidos.

Ao volante

Como já percebemos, todo mecânico que vai dirigir um carro novo até esquece a sua profissão e se transforma em um motorista para aproveitar cada aceleração ou troca de marchas e com o Chiquinho não foi diferente. Logo que saiu com o carro, percebeu que a reação que a transmissão híbrida passa não é nada parecida com o câmbio CVT comum. O carro é firme e rápido nas saídas, pois o motor transfere toda potência e sem perdas para as rodas, através da primeira marcha mecânica. 

O Chiquinho disse que este Corolla é outro carro com uma nova proposta para agradar os clientes e com novidades que nem todos conhecem, mas graças ao Jornal Oficina Brasil, que nos deu esta oportunidade, acabou sabendo primeiro, como este carro automático é ágil nas saídas, agora dá prazer dirigir um carro com câmbio CVT, desde que seja um Toyota Corolla Cross, finalizou o Chiquinho.

Com o carro estacionado na frente da Nippon Car Service, o Fábio estava ansioso para saber na prática como o câmbio CVT iria se comportar, porque só fazendo um curso sobre o câmbio não é o suficiente para entender como ele funciona. 

A novidade do câmbio já foi percebida logo na primeira aceleração para sair com o carro, que literalmente transformou aquela saída lenta e sem graça em uma saída ágil, que é capaz de mudar o prazer de dirigir um carro automático com câmbio CVT. 

O Fábio comentou que esta ideia de colocar uma marcha mecânica em um câmbio CVT reforça mais ainda o nome Toyota no mercado automotivo. Dirigir o Corolla Cross ficou prazeroso pelo conforto que o carro oferece, a mecânica que é padrão da marca, com a altura mais elevada e espaço interno bem amplo, vai atender aos desejos dos clientes que já gostam da marca Toyota. 

Em Mogi das Cruzes, na oficina do Marcelo, o Corolla Cross foi capaz de fazer a oficina parar e toda equipe queria conhecer o carro novo, só isso já responde que foi uma boa impressão causada pelo carro.

Só que o privilégio de pilotar ficou apenas para Marcelo, que saiu pelas ruas e avenidas da cidade, elogiando o conforto do carro e a combinação do motor e do câmbio que passa a sensação de desempenho, mas mantendo a suavidade de um carro automático.

O Marcelo gostou mesmo foi da mecânica no compartimento do motor, que tem acesso fácil, peças que dá para trocar sem uso de ferramentas, que não é o caso de outros que precisa remover uma dúzia de parafusos só para trocar o filtro de ar. 

Motor e transmissão

Sabendo da tradição da marca Toyota, o Chiquinho falou de forma segura que o conjunto motor e câmbio do Corolla Cross tem um equilíbrio adequado para o porte do carro. 

Como será usado na maior parte do tempo em ambientes urbanos, este equilíbrio do conjunto gera desempenho suficiente para agradar quem estiver dirigindo. 

Pensando no anda e para das cidades, o câmbio também vai atender de forma ágil, principalmente nas saídas, que é a proposta da Toyota ao desenvolver uma transmissão hibrida (CVT + 1ª marcha mecânica).

Para as manutenções, é recomendável observar as informações do manual do carro para saber os períodos de verificações e substituição de componentes do motor e do câmbio. 

Quando falo que é recomendável olhar o manual, é porque cada carro tem os períodos de manutenções sugeridos pela fábrica, isso reforça o argumento de venda de serviços na oficina, porque o cliente vai perceber que o que está sendo dito é com base nas informações do próprio fabricante do carro, concluiu o Chiquinho.

A alegria do Fábio ficou evidente ao descobrir que a Toyota colocou no manual do carro a informação da necessidade da troca do óleo do câmbio a cada 80.000 km, isso não é comum nos manuais e a Toyota está de parabéns pelo carro e pelo manual bem elaborado, que vai ajudar inclusive os mecânicos a informar os clientes sobre a importância da troca do óleo da transmissão de forma preventiva, garantindo o uso do câmbio por muito mais tempo.

Com o carro no elevador, o Fábio pode ver que as manutenções básicas do Corolla Cross são tranquilas porque tem acesso fácil, como as trocas de filtros e de óleo do motor e também do câmbio. 

Falando em troca do óleo, a Toyota colocou uma janela no protetor do cárter, que dá acesso ao bujão, isso evita a remoção do protetor e já adianta o tempo de serviço.

Como o Fábio gostou tanto das informações do manual, ele já deixou umas orientações extraídas do plano de manutenção para facilitar a vida dos colegas reparadores:

Óleo do motor: 0W-20 ou 5W-30 e se possível colocar o óleo original Toyota e é recomendável fazer uma pesquisa nas concessionárias, que podem ter ofertas interessantes. A quantidade de óleo para o motor 2.0 é de 4,6 litros.

Fluido da transmissão CVT modelo k120: Genuíno Toyota (CVT FE) e a quantidade é de 8,5 litros, que é um volume de referência.

O Marcelo tem vários clientes que são proprietários de carros Toyota e quando eles trazem seus carros para alguma manutenção, já sabem que o serviço feito na oficina tem a garantia e confiabilidade que é seu padrão de bom atendimento. 

Para garantir o serviço, é muito importante colocar peças de total confiança, porque o cliente de carro Toyota já sabe que o carro dificilmente vai quebrar e não é colocando peça de marca duvidosa que vamos garantir a fidelidade desses clientes. 

Dentro das possibilidades e aprovação do cliente, o ideal é colocar peças originais e o cliente pode até reclamar do preço, mas não vai retornar por causa de uma peça de má qualidade.

Abrindo o capô do Corolla Cross, já agrada porque está tudo à vista e dá para chegar nos componentes sem ter que remover metade do carro, isso levaria mais tempo fazendo as remoções do que fazendo a troca da peça. 

Para retirar o filtro de ar, basta liberar as travas, que o filtro já está na mão, isso é bom para as oficinas que podem acelerar os serviços e o cliente fica menos tempo sem o seu carro.

Testar um carro novo e da marca Toyota é natural que os mecânicos gostem, mas a gente fica mesmo de olho nos futuros serviços que vamos fazer neste tipo de carro, por isso que é bom o jornal lembrar das oficinas e sempre trazer mais carros para as oficinas conhecerem com antecedência, esta é uma solicitação do Marcelo para o Jornal Oficina Brasil mandar mais carros novos para as oficinas de Mogi das Cruzes.

Suspensão, freio e direção

Para os nossos três reparadores de Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes, que puderam andar pelas ruas de suas cidades, o Corolla Cross agradou pelo conforto e segurança, inclusive nas curvas e tudo isso é o resultado da atuação do conjunto que envolve a suspensão, o sistema de freio e a direção elétrica. 

A facilidade de manobra foi percebida por eles com a direção leve, é um dos itens que mais agrada os motoristas. O Marcelo até lembrou que a gente já está acostumado com o conforto de uma direção assistida, que seja hidráulica ou elétrica e só lembramos e valorizamos quando pegamos um carro com direção totalmente mecânica, no qual o trabalho de manobra parece atividade de academia.

Na visão de mecânico, que quer fazer o serviço bem feito e no menor tempo possível, é importante descobrir como remover e instalar os componentes, que no caso do Corolla Cross vai ajudar bastante pela facilidade de acesso e remoção de peças como o amortecedor traseiro, que o Fábio elogiou porque é possível retirar a peça soltando dois parafusos na parte superior e mais um na parte inferior, sendo que não será necessária a remoção de banco ou revestimento interno do carro, concluiu o Fábio.

Para o Marcelo, o sistema de freio a disco nas quatro rodas segue no padrão Toyota, que a maioria dos mecânicos já sabem fazer os serviços, só lembrando que a eletrônica no sistema de freios exige mais cuidados quando for fazer os serviços. O sistema ABS é confiável, mas as peças são delicadas, por isso é importante manter os sensores de rodas limpos e na distância certa e principalmente no caso de troca de pastilhas de freio, sempre abrir o sangrador para sair o fluido, durante o movimento de afastamento das pastilhas para liberar a pinça de freios.

O Marcelo foi insistente em recomendar para não afastar as pastilhas sem abrir o sangrador, porque desta forma toda sujeira será empurrada para dentro do sistema de controle do ABS. 

O Chiquinho fica sempre atento aos períodos de verificação e trocas de fluidos como exemplo o fluido de freio, que é um item importante para o funcionamento correto do sistema de freio e toda eletrônica que envolve este sistema.

Elétrica, eletrônica e conectividade

Nossos reparadores perceberam que a cada carro novo que é lançado, este trio está cada vez mais presente. As montadoras perceberam que isso se tornou o grande atrativo nos carros, fazendo os clientes comprarem mais.

O Chiquinho, o Marcelo e o Fábio deixaram bem claro que a atualização através de treinamentos e cursos específicos se tornou vital para os reparadores continuarem atendendo bem os seus clientes que estão comprando estes carros novos.

Vejam o que o Corolla Cross oferece:

-Freios ABS

-Alarme antifurto perimétrico

-Câmera traseira 

-Controle de tração

-Faróis com refletores duplos

-Faróis de neblina

-Luz traseira de neblina

-Travamento central das portas

-Desembaçador do vidro traseiro

-Assistente de partida em rampa

-Direção assistida (elétrica)

-Ajuste elétrico dos retrovisores

-Controle elétrico dos vidros traseiros

-Limpador de para-brisa automático

-Comando interno do porta-malas

-Comando interno da tampa do tanque

-Retrovisores rebatíveis eletricamente

-Rádio

-Conexão Bluetooth

-Computador de bordo

-Espelhamento da tela do celular

-Airbags frontais

-Airbags de cortina

-Alarme antifurto volumétrico

-Controle de estabilidade

-Faróis de LED

-Faróis com regulagem de altura

-Limpador e lavador do vidro traseiro

-Repetidores laterais das luzes de direção

-Luzes de condução diurna

-Sensores de estacionamento traseiro

-Ar-condicionado automático

-Câmbio automático

-Controle automático de velocidade

-Controle elétrico dos vidros dianteiros

-Faróis com acendimento automático

-Retrovisor interno fotocrômico

-Troca de marchas no volante

-Luz no porta-malas

-Chave presencial

-Conexão USB

-Volante multifuncional

-Conta-giros

-Indicador de temperatura externa

Depois de ver esta lista, devemos ficar mais atentos aos nossos três reparadores disseram sobre a necessidade de atualizações para manter a oficina com atendimento à altura do nível tecnológico dos carros. 

Peças de reposição

O Corolla Cross é um carro novo e é natural que neste período inicial, só será possível encontrar peças na rede de concessionárias da marca, cabendo aqui o que o Chiquinho sempre recomenda que é conversar de forma clara com o cliente sobre o serviço e onde encontrar as peças. Havendo o entendimento, o serviço será feito com tranquilidade porque a equipe da oficina está sempre disposta a oferecer o melhor serviço. O Marcelo compartilha o mesmo pensamento do Chiquinho porque o cliente deve entender que o mercado precisa de um período para se abastecer de peças de reposição.

O Fábio disse que não vai deixar de atender um cliente por ter peça somente na concessionária, porque o carro é recém-chegado no mercado e esta limitação é apenas por um período, nada como um bom diálogo para garantir a aprovação de um orçamento, é o que afirma o Fábio.

Recomendações 

Auto Mecânica Chiquinho: Atender bem agrada o cliente e faz a oficina estar sempre com fluxo de trabalhos, inclusive com agendamento para evitar o acúmulo de carros, que atrapalham a produção de serviços.

Com a quantidade adequada de carros dentro da oficina, é possível programar a compra de peças, ainda merece mais cuidados quando o carro é novo como o caso do Corolla Cross, mas quando a oficina tem uma boa organização, o serviço vai ser distribuído para a equipe e com as peças compradas e já entregues na oficina, o serviço flui de maneira tranquila, garantindo a qualidade do serviço bem feito.

Nippon Car Service: Cada carro que chega na oficina representa um desafio porque raramente será o mesmo tipo de serviço, como nas concessionárias que basicamente só fazem a troca de óleo e filtro do motor. Por isso que devemos estar preparados com conhecimento e equipamentos adequados para cada tipo e serviço. 

Para quem tem oficina sabe que é importante ter giro e com serviços bem feitos para evitar possíveis retornos que não aagradam os clientes e trazem prejuízo para a oficina.

Up Auto Mecânica: Não dá para ficar escolhendo qual serviço é mais fácil de fazer na oficina, quando o cliente chega, ele acredita na nossa competência de consertar o carro ou no mínimo indicar outra oficina que seja especialista como ar-condicionado ou câmbio automático.

Respeitando os limites que cada oficina tem, devemos passar confiança para o cliente que acredita na nossa capacidade de arrumar o carro, mas não tem nenhum problema de indicar outra que já é conhecida e que vai atender bem o cliente.

Sempre que chega um carro novo que ninguém da oficina já fez serviço, é bom ligar para os colegas de outras oficinas ou até um colega que trabalha em concessionária e perguntar sobre os possíveis defeitos e até pedir orientações sobre as dificuldades de remover alguma peça.

Comentários