Oficina Brasil


Renault Kwid com visual renovado e muita tecnologia, mas continua com a manutenção fácil

Olhando por fora é natural dizer que o carro é pequeno, mas ao entrar é possível descobrir o bom espaço interno, além de oferecer fácil acesso aos componentes que exigem as manutenções mais frequentes

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Fabricado em São José dos Pinhais no estado do Paraná, o Kwid utiliza a moderna plataforma mundial da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, CMF-A.

Com visual moderno, o interior do Kwid mantém o ótimo espaço interno com 2.423 mm de entre-eixos, quem senta no banco traseiro tem o maior espaço para os joelhos do segmento. O mesmo ocorre com o compartimento de bagagem, que acomoda 290 litros e é o maior da categoria. Com banco rebatível chega até 1.100 litros.

O Kwid é o carro com o menor consumo de combustível do segmento tanto em uso urbano como rodoviário. Na cidade, faz 15,3 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol. Na estrada, 15,7 km/l com gasolina e 11 km/l com etanol, segundo dados do Inmetro.

Uma das tecnologias aplicadas para a redução do consumo de combustível é o sistema Start & Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano.

Outra tecnologia aliada ao consumo de combustível foi a adoção do sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração, que tem funcionamento simples e eficiente, durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração. Esse sistema garante um consumo até 2% menor.

As inclusões do sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), por meio de um sinal luminoso no painel, e dos pneus verdes, que têm 20% a menos de resistência de rolagem, também contribuem para a redução do consumo de combustível e da emissão de CO2.

Para a Renault, o Kwid é um carro compacto com desenho de SUV, que oferece o maior porta-malas da categoria, único com quatro airbags de série em todas as versões. Oferece também controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampas (HSA) e aviso de cintos de segurança não afivelados para todos os ocupantes do banco traseiro.

A dianteira traz novo para-choque mais imponente, luzes de circulação diurna (DRL) em LED em todas as versões, inéditas na categoria, faróis de parábola dupla na parte inferior, grade frontal esculpida com inserções cromadas ou cinza, dependendo da versão, e parte inferior do para-choque na cor preta reforçando as características SUV.

No interior, o painel de instrumentos agora tem mostradores em LED. Todo o painel central tem novo acabamento, com detalhes cromados e na cor preta brilhante ou cinza, dependendo da versão, 

Lançado em julho de 2017, o Kwid atingiu números de vendas próximos de 300 mil unidades e seguindo com a inovação e responsabilidade ambiental, o Kwid terá ainda em 2022 a versão E-TECH, 100% elétrica.

A eletrificação dos carros é uma das prioridades para a Renault e o próximo carro 100% elétrico que será lançado no Brasil é o Kwid E-TECH, que terá um motor elétrico específico e desenvolvido para as condições brasileiras.

Além de pioneira na comercialização de carro elétrico no mundo, a Renault é líder na venda de veículos de passeio 100% elétricos no Brasil. Desde 2013 a Renault comercializa veículos elétricos para empresas e projetos de mobilidade com os modelos: Zoe, Twizy e Kangoo. Além disso, o Zoe é comercializado ao cliente final desde 2018. 

Oficinas

Ericar é uma oficina especializada em carros franceses, onde fomos recebidos pelo Erivaldo e o Herbert, que logo foram verificar as novidades do novo Kwid.

Só olhar o carro por fora não satisfaz qualquer pessoa da reparação automotiva, é preciso abrir o capô para ver qual é o motor e câmbio e também analisar se é fácil fazer as manutenções.

Para completar, o Erivaldo e o Hebert colocaram o Kwid no elevador e aí sim foi possível observar com mais detalhes cada componente da suspensão, freios e escapamento.

Para eles é importante receber um carro novo na oficina para conhecer, porque vai facilitar o atendimento do cliente quando chegar com um carro do mesmo modelo, mesmo que a oficina seja especializada em carros franceses, é preciso estar sempre atualizado.

A outra oficina visitada foi a Ophicina Pit Stop do Wellington, que já foi justificando o nome da oficina com “ph”, que foi apenas para diferenciar de outra que tem o nome Pit Stop.

Foi até uma surpresa descobrir que o Wellington tem um carinho pelos carros franceses e para ele também foi muito bom receber um carro novo para conhecer a mecânica e também andar com o carro.

Ela faz manutenções em todos os tipos de carros, mas já se dedicou bastante aos carros franceses e por isso tem facilidade em lidar com estes carros como o Kwid.

Para o Wellington, antes de fazer qualquer manutenção, é preciso ter o conhecimento, peças e equipamentos, com estes ingredientes, basta acrescentar a mão de obra capacitada e o serviço será bem feito.

Indo para a terceira oficina, onde fomos recebidos pelo Guilherme da JGL Auto Mecânica, que logo foi ver o carro junto com um amigo e fornecedor de baterias.

Ao abrir o capô, os dois foram direto ver a marca da bateria e por coincidência, era a marca representada pelo fornecedor dele, que já aproveitou para reforçar a importância da marca comercializada por ele, sendo aplicada nos veículos novos saídos de fábrica.

O Guilherme agradeceu pela oportunidade de contribuir com o Jornal Oficina Brasil e complementou dizendo que para ele é um reconhecimento pelo trabalho que tem feito por tantos anos na reparação automotiva e pela primeira vez a sua oficina estará nas páginas do jornal. 

Primeiras impressões

Na Ericar, depois de analisar o carro por cima, por baixo e por dentro, as impressões foram boas pela mecânica melhorada, principalmente no sistema de freios. O carro é pequeno, mas o espaço interno é adequado para muitos usos como locadoras, em que as pessoas precisam de um meio de locomoção e na maioria das vezes estão sozinhas e o Kwid oferece as condições ideais para este uso.

Para a oficina que sempre está visando a manutenção, o carro oferece facilidades de acesso aos componentes e assim é possível fazer os serviços sem perda de tempo na remoção de outras peças.

Ophicina Pit Stop, o Kwid causou boa impressão justamente por ser compacto e oferecer bom espaço interno e conforto com tecnologia, principalmente para quem for utilizar no trânsito urbano, facilitando as manobras nas ruas e inclusive para estacionar.

Para o Wellington, a Renault acertou na proposta do carro, que é pequeno, mas é adequado para vários usos, é econômico, tem tecnologia que inclui a conectividade, tão importante para atender às exigências dos consumidores.

O Guilherme da JGL Auto Mecânica ficou surpreso com o Kwid, que mesmo sendo um carro pequeno, consegue atender às necessidades de uso com conforto e tecnologia, quer seja para trabalhar com o carro o dia todo ou apenas para se deslocar diariamente para local de trabalho.

Tudo no carro é compacto, mas o espaço interno é adequado e pensando no espaço das oficinas, que estão cada vez mais apertadas, o Kwid vai ter sempre um espaço para ele receber toda atenção durante as manutenções

Ao volante

Este foi o momento mais esperado na Ericar depois de ver as particularidades do carro, chegou a hora de entrar e andar com o novo Kwid, que mostrou um detalhe muito importante, a relação peso/potência. O peso do Kwid é de 750 kg e a potência do motor é de 71 cavalos, assim temos um desempenho muito justo para este carro, que não decepciona ao trafegar pelas ruas, mesmo em trechos de subida.

Foi possível notar o sistema de recuperação de energia quando se tira o pé do acelerador e o alternador utiliza este momento para carregar a bateria. Para quem está dirigindo, dá para perceber o motor segurando o carro, mas quem está atuando é o alternador, pois durante as acelerações ele não carrega a bateria, isso direciona toda a potência do motor para as rodas.

Na Ophicina Pit Stop não foi diferente, pois todo mecânico, quando senta no banco do motorista, ele deixa de ser mecânico e passa a apreciar cada detalhe do carro, principalmente quando o carro é novo.

O carro oferece todas as condições para ser utilizado nas cidades e ainda com conforto, segurança e economia. A economia do  motor bem ajustado e o sistema Start & Stop ativado garantem boa autonomia. Ainda tem o conforto e segurança com o sistema de auxílio em rampas, pode parar em qualquer subida e o carro fica parado até o momento que o acelerador é acionado. 

Na JGL Auto Mecânica também foi o momento de dirigir, que permite mais proximidade e ter a noção exata do que o carro é capaz de fazer com um motor de três cilindros, que tem um câmbio ajustado para ele.

Os trechos de retomadas e subidas é que tornam mais evidentes cada comportamento do conjunto do motor e câmbio do Kwid e não dá para se queixar, ele pode ser pequeno, mas tem bom desempenho.

Além de se comportar bem nas ruas, que é muito bom para os clientes, este carro vai ser bom também nas oficinas durante as manutenções por ser fácil e rápida.

Motor e transmissão

O conjunto composto pelo motor e câmbio está bem equilibrado para o Renault Kwid e os 71 cavalos de potência oferecem bom desempenho na cidade e nas estradas.

Na opinião dos nossos reparadores que conheceram o novo Kwid, a manutenção do motor é facilitada pelo acesso sem obstáculos aos componentes como o filtro de óleo, que está na parte inferior do cárter.

O Kwid é equipado com o moderno motor 1.0 SCe (Smart Control Eficiency) com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio, que agora rende 71 cv com etanol e 68 cv com gasolina a 5.500 rpm. O torque também teve melhoria, passando a 10,0 kfgm com etanol, e 9,4 kgfm a 4.250 rpm com gasolina, garantindo uma dirigibilidade ágil com ótimas respostas.

Além de mais econômico, o motor tem um desempenho ainda melhor, com a adoção de sensor de fase do comando de válvulas, nova central eletrônica e nova calibração. 

Suspensão, freios e direção

O Kwid continua se destacando pela boa altura do solo com 185 mm e os ângulos de entrada de 24,1° e de saída com 41,7.

A direção elétrica é de série em todas as versões e, além de facilitar as manobras, também ajuda a reduzir o consumo e as emissões, já que exige menos o motor do que os sistemas hidráulicos.

Para o Welington, que gosta de fazer as manutenções em carros franceses, a Renault melhorou o sistema de freios do Kwid, porque os primeiros modelos usavam discos sólidos na dianteira e a eficiência não era adequada e até assustava alguns motoristas porque o carro não parava quando o freio era acionado. 

O Erivaldo e o Herbert da Ericar concordam com o Welington, pois o novo Kwid melhorou bastante com a utilização de discos de freios ventilados e uma nova calibragem no sistema de freios.

Na opinião do Gilherme, o Kwid é fácil de dirigir por ser um carro leve e pequeno e com a instalação do sistema de assistência elétrica na direção, o carro ficou ainda mais suave para dirigir e fazer manobras.

Elétrica, eletrônica e conectividade

Seguindo as tendências dos carros mais recentes, o Renault Kwid vem com um novo pacote de sistemas que envolvem a elétrica, eletrônica e principalmente a conectividade.

A nova central multimídia Media Evolution traz mais tecnologia e conectividade ao condutor, a tela ficou maior, agora é de 8 polegadas, com interface simples e intuitiva, a central oferece espelhamento para celular por meio do Android Auto e Apple CarPlay e botão “push to talk”, que facilita a vida a bordo com segurança, além de sistema Driving eco2, que detecta o modo de condução do motorista e fornece dicas facilmente aplicáveis que podem resultar em uma economia de combustível de até 20%. Outras novidades da central multimídia ficam por conta do indicador de temperatura externa e do comando de áudio satélite na coluna de direção.

O conjunto óptico separado com luzes de circulação diurna (DRL) em LED na parte superior, de série para todas as versões, e os inéditos faróis de dupla parábola garantem mais eficiência luminosa e segurança.

Conta ainda com 4 airbags (2 frontais e 2 laterais), controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (HSA), alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança de todos os ocupantes, sistema Start & Stop, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), painel de instrumentos com mostradores em LED, indicador de temperatura externa, computador de bordo, tacômetro, direção elétrica, ar-condicionado, rádio Continental 2DIN (Bluetooth, USB, AUX) com dois alto-falantes, travas elétricas das portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.

Na opinião dos três reparadores que conheceram o novo Kwid, realmente o carro recebeu melhorias mecânicas, no visual e principalmente na eletrônica.

Peças de reposição

Tirando os componentes externos que deram um novo visual para o Kwid, a Ericar, a Ophicina Pit Stop e a JGL Auto Mecânica compartilham da mesma opinião, o Kwid não vai ficar parado na oficina por falta de peça ou conhecimento técnico para fazer os serviços. Isso se deve ao fato do carro ter alguns anos de mercado e as peças podem ser encontradas nas concessionárias e nas autopeças, principalmente as mais usadas por desgastes naturais de uso frequente.

Mesmo sendo especializada em atender carros franceses, a Ericar lembra que pode ocorrer a falta de algumas peças no mercado de reposição, mas mesmo assim o Kwid será consertado assim que as peças novas forem chegando na oficina e junto com a mão de obra especializada, garantem o bom funcionamento do carro.

Recomendações

Ericar: Cada carro tem um projeto para atender um determinado público ou atividades compatíveis com o modelo do carro. O Renault Kwid mesmo sendo um carro pequeno, é forte o suficiente para resistir ao uso nas ruas e trânsitos mais intensos das cidades como São Paulo, basta respeitar as capacidades que o carro oferece. Por ser ágil nas ruas, econômico e confortável, o Kwid só precisa de manutenções adequadas, que muitas oficinas podem oferecer.

Ophicina Pit Stop: Trabalhar com marcas de carros já conhecidas facilita muito os trabalhos nas oficinas e sem correr o risco de o carro voltar para refazer o serviço. Para o Welington o ideal é fazer o serviço correto na primeira vez, isso faz a oficina ganhar tempo e o cliente sempre fica satisfeito com o serviço. Para isso acontecer é muito importante aplicar peças corretas e de qualidade comprovada, porque se ocorrer uma falha devido às peças de má qualidade, o cliente vai apenas ver que o mecânico não fez o serviço direito, por isso não vale o risco de usar peças duvidosas.

JGL: Sempre é gratificante atender um cliente com um carro que já é conhecido da oficina, mesmo sendo o novo Kwid, dá para ver que muitos componentes são do modelo anterior e isso facilita muito na compra de peças e nos serviços executados na oficina.

O serviço bem feito é a garantia de um cliente feliz e seguro ao utilizar o carro que saiu da oficina, depois de serem realizadas as manutenções corretas. Aqui na JGL a alegria é a mesma, pois sabemos que o cliente está satisfeito, a oficina não vai ter retrabalhos nos carros que poderiam retornar por algum defeito na peça ou falha no serviço, como sempre falamos, devemos acertar no diagnóstico para o serviço ser bem feito. 

Comentários