Oficina Brasil


Merecida Homenagem

No dia 20 de dezembro comemora-se o “Dia do Reparador”. Um reconhecimento merecido a uma comunidade de profissionais que são responsáveis pela manutenção de 80% da frota circulante em nosso país

Compartilhe
Por Cassio Hervé


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

 

Não bastasse esta grande responsabilidade, ainda pesa nos ombros destes valorosos profissionais  o permanente desafio tecnológico que a eletrônica embarcada imprimiu no processo de reparo dos veículos modernos. Os carros estão extremamente complexos e nossos técnicos foram obrigados a uma incrível evolução. Digo incrível, pois fui testemunho do inacreditável salto de conhecimento que os reparadores automotivos foram obrigados a dar em função das tecnologias embarcadas nos automóveis a partir dos anos 90.

Quando me formei no curso técnico automotivo da Escola Técnica Parobé, em Porto Alegre,  no início dos anos 70, a mecânica era 100% mecânica! Naquela época costumava-se dizer que “fio era coisa de eletricista”, mecânico que era mecânico não tocava em fio e se orgulhava disso.

Pois é... Como os tempos mudaram! E hoje um reparador lida no seu dia a dia com muito fio, sem falar em sensores, atuadores, unidades de comando. Ou seja, não só a eletricidade, mas a eletrônica invadiu o dia a dia destes profissionais. Prova disso é que, navegando estes dias em nosso FÓRUM, descobri que o post mais popular envolve o assunto “osciloscópio”!  Com mais de 608 mensagens e 173 mil visualizações!

Nestes 25 anos de atuação, nós do Oficina Brasil fomos  testemunhas da competência do reparador brasileiro que, de “mecânico”, cresceu à condição de um técnico altamente especializado. A tecnologia automotiva evoluiu, forjada nos laboratórios de pesquisa das montadoras, e nossos profissionais automotivos responderam à altura, amparados na força da paixão por uma profissão fascinante.

Parabéns reparadores do Brasil!

Cassio Hervé

Diretor

 

Comentários