Oficina Brasil


Informação e sustentabilidade

Quem imaginaria que o aftermarket automotivo terminaria 2020 no azul? Claro que esta notícia é velha para quem acompanhou o PULSO DO AFTERMARKET desde março de 2020 e pode vivenciar semana após semana a recuperação da nossa indústria de reposição de autopeças

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Quem imaginaria que o aftermarket automotivo terminaria 2020 no azul? Claro que esta notícia é velha para quem acompanhou o PULSO DO AFTERMARKET desde março de 2020 e pode vivenciar semana após semana a recuperação da nossa indústria de reposição de autopeças.

Mas sempre vale a pena recordar o surgimento deste indicador e o protagonismo da CINAU neste momento difícil, que com seu “PULSO” e outras avaliações periódicas resultado das pesquisas com as oficinas, pode compor um cenário completo deste ambiente onde nasce o mercado de reposição. 

No final das contas e pelo fechamento do ano, imaginamos que todos tiveram a chance de realizar um bom 2020, mas alguns certamente tiveram melhor desempenho e como o crescimento foi discreto, em torno de 0,35% em relação a 2019, aqueles que cresceram mais do que isso, certamente avançaram sobre o share da concorrência. 

Também apostamos que aqueles que cresceram mais que o mercado tirando uma fatia da concorrência foram as empresas conduzidas por executivos ou proprietários mais arrojados, mas principalmente bem informados.

Nestes momentos de crise alguns valores gerenciais ficam mais evidentes e um deles é que a informação é a base dos negócios sustentáveis. 

Neste sentido, mais uma vez a CINAU está contribuindo com o mercado oferecendo um painel geral do que foi o início de 2021 em matéria publicada na página 10 desta edição. 

Já que o assunto é informação, a equipe da CINAU esclarece que os dados publicados compõem apenas uma parcela do acervo de informações disponíveis sobre a situação da demanda nas oficinas, porém, estas informações podem ser personalizadas por linha de produtos. Por exemplo, sua empresa fabrica ou vende bombas de óleo, o crescimento deste segmento de produto pode ter sido maior do que os 0,35% registrados pela CINAU como o resultado de “todo” o mercado.

Acontece que cada produto tem um ciclo de troca diferenciado que pode ter sido mais ou menos afetado pelas condições do mercado. Estes estudos personalizados podem ser estendido até 46 linhas de produtos.

Bom, não vamos nos alongar no detalhamento do que a CINAU é capaz de informar sobre o processo de geração de demanda de autopeças e lubrificantes a partir da oficina mecânica independente de linha leve e comercial leve, mas uma coisa é certa, podemos informar muito mais do que publicamos, mas estes dados dependem de solicitações diretas.  Nosso objetivo é registrar nosso entendimento de que informação é a base dos negócios sustentáveis.

Não há crise que resista a um bom “painel de controle” composto por informações vitais ao negócio. O desafio é como obter estas informações e antes disso, a conscientização de que informação tem valor inestimável para a sustentabilidade de uma empresa. 

Por outro lado, é comum as pessoas falarem uma coisa e apresentarem atitudes diversas do discurso, porém esta dissociação causa prejuízos e certamente neste desafiador ano de 2020 os “dissociados” perderam mercado para os “integrados” ou seja com discurso alinhado com as atitudes avançaram.

O mercado é soberano e assim como diz o ditado que o “dinheiro não aceita desaforo” o mercado costuma penalizar os gestores quem dizem uma coisa e praticam outra.

Grupo Oficina Brasil

Comentários