Oficina Brasil


VW Gol 2013 com falha no sensor ABS

O hatch da montadora alemã, equipado com motor EA111 1.0 8v de 76cv, quando abastecido com etanol, chegou à oficina com a reclamação de estar com a luz de ABS acesa no painel

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO: Diante da situação o reparador, inicialmente, elaborou seu plano de ação com o passo a passo dos testes que iria realizar a fim de identificar a origem do problema. O primeiro item que constava em seu planejamento consistia na realização de um teste de rodagem com o veículo.

Desta forma, o reparador saiu com o veículo para um test-drive, a fim de verificar se além da luz de advertência, o sistema de ABS também apresentava mau funcionamento, constatando que operava perfeitamente, apesar do alerta no painel.

O próximo passo seria a verificação do sistema via scanner, assim, o profissional acessou a ECU do veículo com o scanner, deparando-se com a DTC c101c01, referente a falha elétrica no sensor de velocidade da roda traseira esquerda.

Como o veículo apresentava funcionamento normal do sistema ABS, mesmo estando com a falha gravada na memória da ECU, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil para pedir ajuda aos colegas.

Tomando o cuidado de passar o máximo de informações acerca do caso, quanto aos sintomas e testes já realizados, o reparador em pouco tempo começou a receber as primeiras dicas e sugestões, que o ajudariam na resolução deste caso.  

O primeiro colega a responder chamou a atenção para a possibilidade de terem realizado algum tipo de erro neste veículo em uma manutenção anterior e terem feito algum serviço mal feito que estaria originando essa falha. 

O segundo colega do fórum sugeriu a verificação da presença de sujeira onde o sensor fica alojado bem como o estado da roda fônica.

Já o terceiro a contribuir salientou que era possível essa falha estar relacionada a defeito no próprio sensor, destacou ainda que era bem comum na linha Volkswagen dar problemas em sensores do ABS, principalmente os traseiros.

O quarto colega do setor sugeriu que o reparador utilizasse um sensor de rotação de uma marca específica para garantir que o problema não era o sensor. 

SOLUÇÃO

Após ler todas as dicas e sugestões, o reparador informou que foi realizado teste somente com o scanner no modo monitor de dados, afirmou ainda que o carro apesar de ser do ano de 2013 está com apenas 26.000km

Informou que verificou a fiação embaixo do veículo e estava tudo dentro dos parâmetros, disse ainda que utilizou um limpa-contato no conector, a partir desse momento o veículo não apresentou a falha novamente, fez alguns testes de rodagem junto com o cliente constatando que o veículo estava com seu funcionamento perfeito. 

Comentários