Oficina Brasil


Volkswagen Jetta TSI com dificuldade de partida

O veículo da Volkswagen, modelo Jetta equipado com motor TSI, deu entrada na oficina com dificuldade na partida

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Na realidade o motor só funcionava quando se pisava no acelerador.

Diagnóstico

No momento do diagnóstico, alguns pontos chamaram atenção do reparador. A primeira análise identificou um excesso de combustível sendo injetado, o que fez com o óleo lubrificante fosse contaminado. Outros pontos foram inspecionados como respiro do motor, bicos injetores, bomba de combustível e códigos de falhas. 

No diagnóstico dos bicos injetores observou-se que apesar deles estarem com a pressão dentro dos padrões estabelecidos pela montadora, um dos injetores estava vazando / “gotejando”, o qual foi rapidamente substituído, entretanto para surpresa do reparador o defeito permaneceu.

Após a postagem, os colegas do FORUM OFICINA BRASIL se mobilizaram e algumas recomendações foram feitas. 

A primeira recomendação dada foi que se fizesse uma verificação na válvula antichama, pois a contaminação pode gerar excesso de gases na admissão e o veículo tem dificuldade na partida.

Em seguida o reparador retornou ao FORUM, informando que o defeito somente é apresentado quando motor está quente. Reparador complementa indicando que  com o respiro desligado o carro funciona normalmente (marcha lenta estável), já quando o respiro é ligado o integrador se fixa em -25%, o que significa mistura rica.

Outros reparadores solidários participaram enviando sugestões para decifrar o problema, Um deles sugeriu ao colega que retirasse as velas de ignição quando motor estivesse quente para observar se há gotejamento de combustível no pistão, pois há indícios de excesso quando óleo lubrificante exala forte odor de combustível. Os reparadores também solicitaram que o companheiro verificasse a pressão da bomba e os sensores de temperatura, uma vez que o problema somente ocorre quando motor está quente, podendo haver uma leitura incorreta da temperatura, dificultando a partida. 

Solução

Após alguns dias o reparador retornou ao Fórum para dar uma resposta aos amigos que o ajudaram a decifrar esse mistério e relatou que havia uma passagem de gasolina pelo eixo da bomba de alta. Sendo assim ele promoveu a substituição da bomba e o problema foi resolvido.

Comentários