Oficina Brasil


Volkswagen Gol I-motion 2011 dando trancos

O compacto alemão foi encaminhado à oficina para a substituição do kit de embreagem. O reparador efetuou a substituição da embreagem por um kit de embreagem original VW, bem como efetuou todo processo de calibração e configuração através do scanner, porém o veículo apresenta trancos em momentos de arrancada

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO

O técnico, após confirmar que o procedimento de calibração não resolveu o inconveniente, decidiu sem perda de tempo pedir ajuda aos colegas reparadores do fFórum Oficina Brasil, o maior e mais ativo fórum do setor de reparação automotiva do país, como troca de informações diárias entre técnicos automotivos do norte a sul do Brasil, que vem sendo uma verdadeira ferramenta auxiliando os reparadores a solucionar situações complexas que ocorrem no dia a dia da oficina.

Apresentou, detalhadamente, a problemática do veículo e tudo que já havia feito para tentar solucionar a falha do veículo.

Após pouco tempo da postagem, já começaram a aparecer as primeiras dicas e sugestões dos colegas. 

A primeiro reparador sugeriu que o técnico conseguisse outro scanner para tentar fazer uma nova calibração, pois tinha certeza que o problema foi a falta da correta calibração.

Um outro colega do fórum chamou atenção para o fato que os conectores das eletroválvulas EV0 e EV3 possuem uma fita de identificação amarela. Esses conectores não podem ser invertidos ligando em outras eletroválvulas.

Já a terceira dica chamava atenção ao cuidado especial que o técnico deveria ter no momento da programação via scanner, especificamente no que diz respeito a temperatura do líquido de arrefecimento abaixo de 60ºC assim como e a tensão mínima da bateria em torno de 12,4 Volts.

O quarto reparador deu sua contribuição destacando que era fundamental a limpeza do sistema e substituição do cilindro atuador do sistema de embreagem. Pois segundo ele caso não seja realizado esse procedimento as informações dos sensores ao módulo de controle do I-MOTION serão incoerentes e acarretarão falhas no funcionamento do conjunto.

Continuando com as dicas, outro reparador utilizando-se de sua experiência salientou que o estado da bateria é de suma importância no momento da programação, assim, sugeriu que o técnico desligasse a bateria de um dia para o outro, fizesse o teste da mesma e caso fosse reprovada, utilizasse uma em perfeito estado para realizar novamente o procedimento de calibração.

SOLUÇÃO

Após ler com atenção e anotando todas as dicas e sugestões, partiu para a elaboração do plano de ação contendo o passo a passo com os serviços que seriam realizados seguindo a sequência dos itens mais simples ao mais complexos, desta forma, o reparador observou os itens mais relevantes no que diz respeito aos procedimentos que não devem ser negligenciados neste tipo de serviço.

Dentre os quais, o referente à limpeza do sistema e troca do cilindro atuador lhe chamou atenção. Assim, decidiu desmontar o sistema e ao invés de somente fazer a limpeza dos componentes partiu logo para o reparo do conjunto mecatrônico do sistema também conhecido como “robô” bem como seu kit, o que garantiu o perfeito funcionamento do câmbio do veículo.

 

 

Comentários