Oficina Brasil


Toyota Etios 2019 superaquecendo

O hatchback da montadora Japonesa, equipado com o motor 1NR-FBE 1.3 16v Flex de 98cv quanto abastecido com etanol, chegou à oficina com a reclamação de esporadicamente apresentar temperatura elevada

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

 

DIAGNÓSTICO: O reparador sabia que estava diante de um problema complexo já que se tratava de uma falha esporádica, ou seja, que ocorria de forma intermitente. Sendo assim, antes de iniciar os testes no veículo, elaborou seu plano de ação com o passo a passo que iria realizar, para não deixar de testar nenhum componente ou sistema que poderia ser a causa do mau funcionamento do veículo. 

Após a realização dessa importante etapa o reparador partiu para os testes e verificações.

Seguindo rigorosamente seu planejamento, como primeira providência saiu para um teste com o veículo, e constatou que o medidor de temperatura marcava acima do meio na escala, confirmando a reclamação do proprietário.

Dando sequência aos testes pré-determinados, verificou o sistema de arrefecimento, analisou o sensor de temperatura e a válvula termostática, constatando que estavam em perfeito funcionamento.

Durante os testes, o profissional percebeu que o eletroventilador não estava acionando ao entrar na temperatura de trabalho, funcionando apenas ao ser impulsionado com a mão. Desconfiado desta característica, acessou o Fórum Oficina Brasil.

Ao pedir ajuda aos colegas, o reparador fez questão de informar todos os detalhes referente ao caso, tomando cuidado para não esquecer nenhuma informação que poderia ajudá-los a compreender a situação e auxiliá-lo da melhor forma possível.

Em pouco tempo as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir.

O primeiro colega a deixar sua contribuição afirmou que com toda certeza o reparador deveria substituir o eletroventilador. 

Um outro colega do fórum chamou atenção para a necessidade de se verificar o funcionamento do eletroventilador utilizando-se de um osciloscópio e pinça amperimétrica para confirmar seu mau funcionamento. 

O terceiro colega do fórum a contribuir com sua experiência disse que era defeito no motor do eletroventilador e que esse problema é bem recorrente nesse modelo.

Aconselhou ainda que o reparador substituísse por peça nova genuína atualizada.

O quarto reparador informou que pelo relato só estava faltando a substituição do eletroventilador ou sua resistência, e finalizou perguntando se o reparador havia ligado o ar- condicionado para ver se o eletroventilador entrava em funcionamento. 

Completou salientando que se o eletroventilador entrasse ao ligar o ar-condicionado o problema estava em sua resistência.

O quinto colega do fórum utilizando-se de sua experiência afirmou que o motor do ventilador estava com suas escovas gastas e concluiu informando que a solução seria a substituição do motor elétrico.

Outro colega do fórum deixou sua contribuição sugerindo ao reparador que colocasse um consumidor (uma lâmpada de farol alto) no lugar do ventilador para ver a intensidade da corrente, desta forma, saberia se o problema era o próprio eletroventilador ou uma deficiência em seu aterramento.

SOLUÇÃO: Ao ler todas as dicas e sugestões dos colegas o reparador retornou informando que seguiu o conselho dos colegas em substituir o eletroventilador, após instalar a peça nova o veículo ficou em perfeito funcionamento. Agradeceu a todos e finalizou o tópico como resolvido.

Comentários