Oficina Brasil


S10 2012 sem potência após revisão da bomba de alta

O modelo da Chevrolet, equipado com motor 2.8 de 180cv, foi levado à oficina por um colega do reparador para que fosse removida a bomba de alta pressão e os bicos injetores para que o colega realizasse a revisão e limpeza dos componentes, após a revisão, foram instalados em seus devidos lugares seguindo o procedimento padrão

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Após quase um mês, o cliente retornou à oficina do colega alegando que o veículo apresentava falta de potência, ao iniciar o diagnóstico, o reparador e seu colega efetuaram a troca do jogo de bicos injetores várias vezes, fizeram a substituição da bomba de alta pressão, realizaram testes na bomba de combustível, isolaram a válvula EGR e também verificaram o filtro de combustível, mas nenhum dos procedimentos sanou a falha.

Diagnóstico: Sem muita de ideia de como proceder, decidiu recorrer a seus companheiros de profissão cadastrados no Fórum Oficina Brasil, onde relatou o ocorrido e os procedimentos adotados até o momento.

Ao ler o relato do reparador, um companheiro de profissão respondeu que todos os bicos injetores e bombas de alta pressão que forem colocados nesse veículo deveriam ser de preferência novos, para evitar que troque uma falha por outra.

Outro colega de Fórum questionou se havia sido verificada a turbina do motor enquanto um terceiro companheiro recomendou verificar se o atuador elétrico da turbina está funcionando direito, pois nesse modelo é muito comum ocorrer falha nesse componente.

Ainda no tópico, outro colega de profissão fez algumas perguntas ao reparador para entender melhor a situação, questionou qual havia sido o laudo do bombista ao realizar a revisão dos bicos injetores e bomba de alta, o que levou os componentes ao desgaste, também questionou se o bombista era um profissional da confiança do reparador, se haviam sido observadas as leituras em modo contínuo e por fim se havia algum código de falha no sistema do veículo e como se encontravam a pressão do turbo e o volume de injeção do motor.

Diante de tais respostas, o reparador relatou já ter verificado a turbina do motor, que estava funcionando perfeitamente, reforçou que o defeito não era nos bicos injetores ou na bomba de alta, pois já haviam sido trocados três vezes e a bomba duas vezes, mas o problema ainda persistiu.

Ele ainda respondeu que o bombista é de sua extrema confiança e ainda que os filtros de ar e de combustível, assim como os demais parâmetros questionados, estavam dentro do especificado e funcionando normalmente, mas a falha continuava a ocorrer.

Algumas horas depois, o reparador retornou ao tópico e comentou com seus companheiros de Fórum que conversando com alguns reparadores da região que são especializados em caminhonetes, todos haviam recomendado remover o cabeçote e substituir as molas das válvulas do cabeçote pelas molas da S10 de 200cv, pois informaram ser um defeito crônico desse cabeçote e que essa troca iria sanar o defeito.

O reparador ainda respondeu que estava, junto de seu colega, removendo o cabeçote do veículo, pois iriam realizar a troca das molas como havia sido instruído pelos companheiros da região e que ao final do procedimento retornaria ao tópico para informar o resultado aos companheiros de Fórum.

Solução: Passados alguns dias, o reparador retornou ao Fórum como havia dito, e respondeu em seu tópico que o problema havia sido resolvido realizando a troca das molas das válvulas do cabeçote, e que após o procedimento, o veículo voltou a funcionar normalmente, sendo então liberado ao cliente.

Mangueira de arrefecimento da Tiguan não esquenta
 
Defeito: O veículo da Volkswagen, modelo Tiguan 2.0 TSI, chegou à oficina apresentando vazamento de água na carcaça da bomba de água.

Iniciando os procedimentos, o reparador realizou a troca completa da carcaça junto da bomba de água, substituiu também a válvula termostática e a correia dentada que comanda a bomba de água, mas após a manutenção, o reparador notou que a mangueira inferior do radiador não esquentava mais quando em marcha lenta, esquentando apenas quando acelerava o veículo.

Diagnóstico

Sem saber o que fazer, decidiu pedir ajuda de seus colegas do Fórum de Reparadores, onde abriu um tópico e relatou todo o caso e os procedimentos adotados.

Ao ler o relato do reparador, um companheiro de profissão disse já ter enfrentado esse problema em outros modelos da marca, e o defeito era causado pela válvula termostática, que mesmo nova apresentava falha e questionou se o componente utilizado na troca era modelo original do veículo mas logo em seguida o reparador respondeu que só utilizou componentes originais e que já havia realizado a troca duas vezes para eliminar a possibilidade de ser a peça nova com defeito.

Outro colega de Fórum questionou se a válvula termostática que vai no bloco do motor estava funcionando corretamente, também perguntou a respeito de entupimento no radiador e até de possível ar no sistema de refrigeração.

Após ler o comentário, o reparador respondeu que trocou a válvula que fica localizada na carcaça da bomba de água e questionou a existência de uma outra válvula termostática no motor desse veículo, e logo em seguida o colega tornou a responder que esses veículos costumam ter uma válvula para o cabeçote do motor e outra para o bloco.

Ainda com o assunto rolando, um terceiro companheiro de profissão recomendou verificar com o scanner se não existem falhas, pois a ECU poderia estar inibindo a circulação do fluido de arrefecimento e comentou também que em marcha lenta é normal que esse veículo diminua a circulação do fluido de arrefecimento e que a ventoinha fique acionada constantemente.

Em seguida, o reparador questionou se era realmente normal esse procedimento do veículo, pois ao acelerar o motor a mangueira inferior esquentava normalmente e a ventoinha acionava e desacionava enquanto em marcha lenta não havia alteração de temperatura na mangueira e a ventoinha ficava acionada o tempo todo.

Alguns dias depois um outro colega relatou que já pegou dois veículos desse modelo nos quais a mangueira inferior só esquentava ao acelerar o veículo e em marcha lenta, quando o motor atingia a temperatura de trabalho acionava a ventoinha em modo de emergência, visto que a válvula termostática não abria.

O colega concluiu dizendo que o problema só foi resolvido após remover o conjunto de ventoinhas para poder acessar o espaço próximo ao radiador, então ligou o motor até que atingisse a temperatura ideal de trabalho, quando constatou que o radiador possuía pontos quentes e pontos frios devido a algumas obstruções nas galerias devido a cristalização do aditivo, após a limpeza o defeito havia sido sanado.

Solução

Logo após, o reparador retornou ao tópico e respondeu que havia removido o radiador e enviado a um especialista para conferir entupimentos e o radiador estava funcionando perfeitamente.

O reparador também relatou que depois de muita luta, conseguiu falar com o chefe de oficina de uma das concessionárias da marca e ele relatou que essa situação é realmente normal, não sendo um defeito de fato. Após essa conversa o reparador liberou o carro para o cliente que não teve mais problemas.

 

Comentários