Oficina Brasil


Peugeot 207 Não funciona após enchente

O Hatchback da montadora francesa, equipado com motor TU3JP 1.4 8v Flex de 82cv, chegou à oficina sem funcionar após trafegar por uma zona de alagamento

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

DIAGNÓSTICO: O reparador, sabendo que os veículos que passam por esse tipo de incidente têm grandes chances de apresentar diversos defeitos, iniciou seu planejamento com a sequência dos testes que iria realizar a fim de descobrir de forma rápida e assertiva a causa do defeito deste veículo. Desta forma, utilizando-se de um scanner acessou a ECU do motor para detectar possíveis códigos de falha gravados na memória, porém, o scanner não conseguiu comunicação com a central do veículo.

Sem sucesso na utilização do equipamento de diagnose, o profissional partiu para o uso de testes manuais e assim verificou se os componentes do motor estavam funcionando adequadamente, constatando que o TBI não acionava ao ligar a ignição, e que o módulo de injeção continha água, assim, resolveu substituir o módulo, porém o defeito persistiu.

Dando prosseguimento aos testes de componentes eletroeletrônicos, constatou que a alimentação da unidade do relé principal e relé de atuadores da BSM não estava funcionando, fazendo com que bobinas, bicos, bomba de combustível dentre outros atuadores não funcionassem mesmo com o novo módulo instalado.

Visto que este modelo de veículo dispõe de alta tecnologia, e sem mais ideias como proceder, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil, no qual descreveu de forma detalhada todos os testes realizados.

Após um breve momento as dicas e sugestões começaram a surgir para ajudá-lo a descobrir a origem da falha.

O primeiro colega do setor a deixar sua contribuição afirmou que nesses casos em que o veículo passou por enchentes tem que começar a inspeção pelas caixas de fusíveis e centrais.

Já o segundo profissional perguntou ao reparador se o veículo não sofreu calço hidráulico.

O terceiro reparador sugeriu que o técnico verificasse a presença de água no habitáculo do veículo, pois se isso ocorreu, deve verificar se entrou água na BSI.

O quarto técnico a deixar sua contribuição indagou se o novo módulo instalado foi apresentado à rede de comunicação do veículo. 

Destacou também que o reparador iria precisar de um bom diagrama elétrico para testar todos os sinais vitais do funcionamento do motor. E finalizou afirmando que diante da situação era bem provável que o técnico teria que substituir a BSI.

O reparador, ao ler as perguntas dos colegas do Fórum, retornou explicando que progrediu no diagnóstico pois conseguiu funcionar o veículo com outro módulo, entretanto o mesmo ainda estava dando falhas no corpo de borboleta e não acelerava. 

Complementou informando que não conseguiu fazer a adaptação do corpo de borboleta, substituiu o componente, mas sem sucesso.

SOLUÇÃO: O técnico, após ler todas as dicas e sugestões, retornou para os colegas do fórum informando que o problema foi resolvido e que era mesmo o módulo de injeção, após a configuração correta o veículo funcionou perfeitamente. Agradeceu a colaboração de todos e finalizou o tópico. 

Comentários