Oficina Brasil


Peugeot 206 não funciona após instalar o rádio

O veículo da Peugeot, modelo 2007, foi levado para que fosse feita a instalação do aparelho de rádio, mas após a instalação do acessório o veículo não funcionou mais

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

O reparador que recebeu o veículo em sua oficina relatou que, ao ligar a chave, o veículo liga os faróis, mas ao dar a partida o veículo não entra em funcionamento.

Diagnóstico

Ao iniciar o diagnóstico, o reparador conectou o scanner ao sistema do veículo, mas o scanner não acusou nenhuma falha. Utilizou o injetor de sinal e constatou que apesar de acionar a bomba, o módulo não envia sinal de pulso para os bicos injetores ou corrente para a bobina de ignição.

Sem saber como proceder, decidiu recorrer ao Fórum de Reparadores. Ao relatar o ocorrido informou que não existiam fusíveis queimados e questionou se poderia ser uma falha causada pela BSI.

Um companheiro de profissão respondeu que o reparador teria de verificar se não foram cortados os fios de encaixe do som original e que para isso teria de retirar o som instalado e verificar.

Outro colega reparador informou que esse modelo de veículo utiliza rede can em série, e recomendou fazer uma ligação entre os fios da rede can. Ainda no Fórum, um terceiro companheiro comentou para que o reparar voltasse à instalação original, pois o rádio faz parte do sistema que libera a partida, e recomendou instalar um adaptador que use a instalação original do veículo, para que não haja falhas no sistema.

Mais tarde, o reparador respondeu que o veículo ainda se encontrava em sua oficina e que ao verificar os fios do veículo, constatou que os fios da rede can estavam soltos, mas ao encostá-los, o módulo bloqueava todo o sistema do veículo.

Solução

Insistindo no problema, o reparador relatou que estava achando estranho o fato de que não funcionava nada no veículo, ao ligar a chave apenas a lanterna funcionava, mas os demais itens não ligavam.

Algum tempo depois, o reparador retornou ao Fórum e concluiu o tópico dizendo que estava desconfiado de que haviam cortado algum fio que não deveria, e ao verificar o chicote do veículo e do rádio, constatou que havia dois fios rompidos, mas ao refazer a ligação o veículo voltou a funcionar normalmente.

Comentários