Oficina Brasil


Peugeot 206 com falha no motor acima dos 1.500 RPM

Este veículo ano 2004 deu entrada à oficina mecânica apresentando uma falha no motor a partir de 1.500 RPM. Mesmo pressionando totalmente o pedal do acelerador o carro não corresponde à aceleração desejada, não ultrapassando essa faixa de rotação do motor

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Diagnóstico

Após o início do diagnóstico, o reparador realizou diversos testes para tentar descobrir qual era o empecilho que não estava deixando o veículo funcionar de maneira perfeita. Logo, o profissional efetivou a troca do TBI e ao testar o problema persistia, o carro acelerava e a rotação subia até parar em 1.500 RPM. 

Em seguida realizou diagnóstico e constatou falha no 2º cilindro devido uma anomalia no cabeçote, seguindo o procedimento ligou para o cliente que de imediato pedindo a autorização para a retirada e manutenção do componente. Depois de feita retífica foi realizada instalação do cabeçote e regulagem das válvulas de acordo com a especificação da montadora. 

Foi então que os problemas começaram, o veículo funcionou por aproximadamente 2 minutos, até que começou a subir óleo para o coletor de admissão e o motor apagou, tendo agora mais uma missão para tentar entender o que estava acontecendo com o carro da montadora francesa.

Com esse problema nas mãos o reparador fez a drenagem do óleo, removeu o cabeçote e o enviou novamente à retífica a fim de verificar alguma anomalia nas válvulas, porém tudo se encontrava em perfeitas condições, o que era de se entranhar.
Após tentar várias vezes localizar e corrigir o problema, o reparador decidiu pedir ajuda a seus colegas de profissão através do Fórum Oficina Brasil, onde eles lhe forneceram algumas dicas e possíveis diagnósticos a serem analisados. 
Com a ajuda de outros reparadores do Fórum, foi notado que ao tampar-se o suspiro o óleo subia relativamente menos que nas tentativas anteriores, mas não havia qualquer obstrução que pudesse ocasionar essa anormalidade.

Solução

Intrigado com o problema, e ainda sem sucesso na reparação deste veículo, o profissional decidiu retornar ao início do problema, pois foi após a retirada do cabeçote que essa situação se iniciou.

Retirou novamente o cabeçote e começou então a verificar item por item, observando ao máximo todos os componentes que havia sido removido e enviado à retífica.

Diante dessa inspeção minuciosa e criteriosa, foi constatada a montagem invertida dos mancais, com muito receio de ter problemas com a retífica posteriormente, decidiu então retirar os mancais e invertê-los. 
Depois da inversão e ajuste do comando, o veículo foi testado e não apresentou mais problemas, sendo mais um veículo saindo da oficina mecânica com o caso resolvido 

Comentários